Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DE FILMES PARA CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO

Palavra-chaves: FILME, ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIA, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84895
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 370
    "inscrito_id" => 350
    "titulo" => "O USO DE FILMES PARA CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO"
    "resumo" => """
      A INOVA??O TECNOL?GICA ATINGE TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE, PROVOCANDO UMA ESP?CIE DE \r\n
      REVOLU??O T?CNICA QUE ATINGE, PRINCIPALMENTE, A EDUCA??O. O SISTEMA EDUCACIONAL SOFREU \r\n
      TRANSFORMA??ES, DENTRE ELAS O USO DE TECNOLOGIA EM ?MBITO ESCOLAR, QUE ATUALMENTE ? ESSENCIAL PARA O \r\n
      DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ADEQUADAS, COMO TAMB?M PARA FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM \r\n
      DOS DISCENTES. COM TAL FATO, RELATA-SE QUE OS PROFESSORES TAMB?M SOFRERAM COM O PROCESSO DE \r\n
      METAMORFOSE, POIS ESTES SE REINVENTARAM E EST?O SE ADAPTANDO ?S NOVAS DEMANDAS QUE O ENSINO EXIGE, \r\n
      COMO A NECESSIDADE DE METODOLOGIAS INOVADORAS QUE FIRMEM A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO COM OS \r\n
      ALUNOS. COM ISSO, CABE DESTACAR O PROFESSOR DE GEOGRAFIA, QUE NECESSITA INOVAR NOS M?TODOS DE ENSINO \r\n
      PELO FATO DA DISCIPLINA ABARCAR CONTE?DOS QUE DEVEM ESTAR RELACIONADOS ? REALIDADE. ENT?O COMO UMA \r\n
      DAS METODOLOGIAS ENFATIZA-SE O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS ? FILMES PARA O ENSINO DA DISCIPLINA, E ? A \r\n
      PARTIR DISSO QUE O TRABALHO MOSTRA-SE ESSENCIAL, POIS TRATA DE UMA DID?TICA QUE TEM A CAPACIDADE DE \r\n
      DESPERTAR O LADO CR?TICO E PARTICIPATIVO DO DISCENTE, AL?M DE INTENSIFICAR A RELA??O ENTRE PROFESSOR E \r\n
      ALUNO. ADEMAIS, O USO DE FILMES QUE EXALTEM OS COMPONENTES F?SICOS NATURAIS DO ESPA?O GEOGR?FICO ? \r\n
      NECESS?RIO PARA QUE OS ALUNOS TENHAM A NO??O DA ESTRUTURA??O DO PLANETA TERRA, COMO TAMB?M PARA \r\n
      ANALISAR O ESPA?O GEOGR?FICO. FUNDAMENTADO NISSO, PRETENDEMOS EXPLANAR SOBRE A IMPORT?NCIA DA \r\n
      UTILIZA??O DE FILMES PARA A CONSTRU??O DE UM CONHECIMENTO S?LIDO E PERTINENTE ATRAV?S DE TIPOS \r\n
      ESPEC?FICOS DE FILMES, OS QUE TRATAM DE DESASTRES AMBIENTAIS, QUE T?M G?NEROS DE A??O, DRAMA E FIC??O \r\n
      CIENT?FICA. PARA A EXECU??O DESTE TRABALHO O SABER TE?RICO FOI INDISPENS?VEL, ENT?O TIVEMOS COMO BASE \r\n
      AS CONCEP??ES DE CHIAPETTI E FREITAS (2019), QUE RELATAM A RESPEITO DO USO DO FILME COMO UM \r\n
      INSTRUMENTO AUXILIAR DA A??O EDUCATIVA, QUE ? ?TIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE \r\n
      APRENDIZAGEM DO ALUNO, POIS TAL DID?TICA VAI CAPACIT?-LOS PARA INTERPRETAR E COMPREENDER O COTIDIANO. \r\n
      AL?M DO MAIS, COMO AS AUTORAS DESTACA-SE QUE AO SE UTILIZAR UM FILME NA PR?TICA EDUCATIVA DE FORMA \r\n
      CONTEXTUALIZADA PODE SER ALGO INOVADOR E ENRIQUECEDOR E, JUSTAMENTE POR ISSO, OS ENVOLVIDOS NO \r\n
      PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSORES E ALUNOS, N?O PODEM PERMANECER ALHEIOS A TAL \r\n
      INSTRUMENTO, O QUAL PODE LHES AGU?AR CURIOSIDADE E IMAGINA??O, COMO TAMB?M APRIMORAR O SENSO \r\n
      CR?TICO. ADEMAIS, AS CONVIC??ES DE ROCHA; MONTOVANI E COSTA (2017) FORAM ESSENCIAIS PARA SE \r\n
      ENTENDER QUE AS DID?TICAS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS S?O EXCELENTES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, POIS SEGUNDO ESSES AUTORES, OS FILMES ASSOCIADOS ? GEOGRAFIA TENDEM A OFERECER ELEMENTOS PARA A \r\n
      COMPREENS?O DE UMA REALIDADE AMPLA, COM UMA INTERPRETA??O GLOBAL DOS FEN?MENOS RELACIONANDO-OS \r\n
      AOS FEN?MENOS LOCAIS, MAS PARA TANTO, CABE SALIENTAR QUE AO SE TRABALHAR COM FILMES NAS AULAS DE \r\n
      GEOGRAFIA, AL?M DE TODO CUIDADO E PLANEJAMENTO, O PROFESSOR DEVE TER UM SENSO CR?TICO CAPAZ DE \r\n
      IDENTIFICAR QUALQUER IRREGULARIDADE NA OBRA, ASSIM FAZENDO UMA LEITURA CR?TICA DELA. DESTE MODO, A PARTIR \r\n
      DAS CONSIDERA??ES DESSES E DE ALGUNS OUTROS AUTORES, O M?TODO A APLICA??O DE TAL DID?TICA OCORREU EM \r\n
      DOIS MOMENTOS, NO PRIMEIRO POR MEIO DE UMA AULA, NA TURMA DE OITAVO ANO DA ESCOLA MATIAS DUARTE \r\n
      ROLIM LOCALIZADA EM CAJAZEIRAS/PB, A QUAL OCORREU DE FORMA ON-LINE POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE \r\n
      MEET DEVIDO AO ATUAL PER?ODO PAND?MICO, ONDE FOI REALIZADA UMA CONVERSA INFORMAL COM OS DISCENTES A \r\n
      RESPEITO DA OPINI?O DESTES NA UTILIZA??O DE FILMES NAS AULAS DE GEOGRAFIA. O DI?LOGO SE BASEOU EM \r\n
      PERGUNTAS FEITAS AOS DISCENTES, COMO POR EXEMPLO, ?VOC?S GOSTAM DE VER FILMES RELACIONADOS AO \r\n
      CONTE?DO DE GEOGRAFIA? / ?QUAIS TIPOS DE FILMES VOC?S PREFEREM?? / ?O QUE ACHAM DE UMA AULA PARA O \r\n
      FILME E OUTRA PARA DISCUSS?O DESTE?? ENTRE OUTRAS. COM ISSO, NO SEGUNDO MOMENTO FOI ASSISTIDO UM \r\n
      FILME, ATRAV?S DE UM LINK DISPONIBILIZADO PARA ACESSO NA PLATAFORMA GOOGLE DRIVE, O QUAL TEVE COMO \r\n
      INTUITO PROVOCAR UMA DISCUSS?O NA AULA POSTERIOR. ANTES DE RELATAR OS RESULTADOS ? IMPORTANTE DESTACAR \r\n
      QUE SOMOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIA??O ? DOC?NCIA, E POR ESTE FATO \r\n
      TEMOS ACESSO ?S AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS, NA ESCOLA QUE O PROGRAMA ATUA. ENT?O, NA \r\n
      DISCUSS?O DO LONGA-METRAGEM, HOUVE UM DI?LOGO CALOROSO ENTRE OS DISCENTES E OS PIBIDIANOS, \r\n
      ASPIRANTES A PROFESSORES, ONDE FICOU EVIDENTE O INTERESSE PELO FILME, AL?M DISSO, ? IMPORTANTE RELEMBRAR \r\n
      QUE ANTERIORMENTE OS DISCENTES ESCOLHERAM O TIPO DE FILME, QUE SE BASEOU NOS FILMES DE DESASTRES \r\n
      NATURAIS. O FILME REPASSADO FOI ?TERREMOTO: A FALHA DE SAN ANDREAS? PELA DIRE??O DE BRAD PEYTON, COM \r\n
      G?NERO DE A??O, ESTE CAUSANDO REPERCUSS?O ENTRE OS ALUNOS, POIS SE TRATA DO MOVIMENTO TECT?NICO DA \r\n
      FALHA DE SAN ANDREAS EM S?O FRANCISCO, E ISSO CHAMOU A ATEN??O DOS MESMOS, APESAR DO FILME SER \r\n
      FICT?CIO. COM ISSO OBSERVAMOS QUE A METODOLOGIA PRENDEU A ATEN??O DOS ALUNOS, E PROPORCIONOU UMA \r\n
      MAIOR PARTICIPA??O NAS AULAS, POIS ESTAS OCORRENDO DE FORMA ON-LINE SEM CONTATO COM OS MESMOS POR \r\n
      MUITAS VEZES ? DESESTIMULANTE PELA AUS?NCIA DE PARTICIPA??O. POR CONSEGUINTE, CABE SALIENTAR QUE ESSA \r\n
      METODOLOGIA N?O ? UMA NOVIDADE, POIS H? MUITO TEMPO PROFESSORES USAM-NA, MAS COM UMA FREQU?NCIA \r\n
      M?NIMA, E MUITAS VEZES SEM DAR O ESPA?O DE DI?LOGO AO ALUNO. ENT?O, O PRINCIPAL INTUITO DESSE M?TODO, \r\n
      NO TRABALHO, ? DAR ?NFASE A OPINI?O DO DISCENTE, DEIXANDO-O EXPRESSAR-SE DA MANEIRA COMO ENTENDEU, \r\n
      ASSIM COMO RELACIONAR O CONTE?DO GEOGR?FICO AO FILME, SEJA NOS ASPECTOS F?SICOS OU HUMANOS. MAS \r\n
      PARA ISSO O PROFESSOR DEVE TER UM PLANEJAMENTO ADEQUADO E PREPARAR-SE PARA O MOMENTO DE DISCUSS?O \r\n
      DO FILME, POIS ESTE PODE SER DESVIADO PARA CONVERSAS PARALELAS. DESTE MODO, OS RECURSOS AUDIOVISUAIS \r\n
      MOSTRAM-SE EFICIENTES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, POIS ESTES TENDEM A PRENDER A ATEN??O DO ALUNO, O \r\n
      QUE SE TRATA DE UMA TAREFA DIF?CIL PARA UM EDUCADOR, POIS ESTE DEVE SE REINVENTAR A CADA DIA PARA QUE O \r\n
      ALUNO SINTA A ESS?NCIA DA AULA DE GEOGRAFIA, DISCIPLINA ESTA QUE TEM DEMASIADA IMPORT?NCIA NA \r\n
      FORMA??O DO DISCENTE.\r\n
      \r\n
      REFER?NCIAS BIBLIOGR?FICAS\r\n
      HEDER ROCHA; JO?O CARLOS MONTOVANI; MARLENE CHAGAS DA COSTA. ASSISTINDO A GEOGRAFIA - O USO \r\n
      DE FILMES COMO RECURSO DID?TICO PARA O ENSINO GEOGR?FICO. DISPON?VEL EM: \r\n
      HTTPS://WWW.RESEARCHGATE.NET. ACESSO EM 18 DE OUT 2021.\r\n
      RITA JAQUELINE NOGUEIRA CHIAPETTII; GLAUBER MAGALH?ES DE FREITAS. OS FILMES COMO INSTRUMENTO \r\n
      DID?TICO-PEDAG?GICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. DISPON?VEL EM: \r\n
      HTTPS://SCHOLAR.ARCHIVE.ORG/WORK/XOWCL5FQERH37NFOXOBFFA3UCI/ACCESS/WAYBACK/HTTPS://PERIODICOS.UFSM.\r\n
      BR/GEOGRAFIA/ARTICLE/DOWNLOAD/37765/PDF. ACESSO EM 20 DE OUT 2021.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "FILME, ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID350_26102021184055.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA DE LIMA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA DE LIMA"
    "autor_email" => "jl822412@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84895
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 370
    "inscrito_id" => 350
    "titulo" => "O USO DE FILMES PARA CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO"
    "resumo" => """
      A INOVA??O TECNOL?GICA ATINGE TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE, PROVOCANDO UMA ESP?CIE DE \r\n
      REVOLU??O T?CNICA QUE ATINGE, PRINCIPALMENTE, A EDUCA??O. O SISTEMA EDUCACIONAL SOFREU \r\n
      TRANSFORMA??ES, DENTRE ELAS O USO DE TECNOLOGIA EM ?MBITO ESCOLAR, QUE ATUALMENTE ? ESSENCIAL PARA O \r\n
      DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ADEQUADAS, COMO TAMB?M PARA FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM \r\n
      DOS DISCENTES. COM TAL FATO, RELATA-SE QUE OS PROFESSORES TAMB?M SOFRERAM COM O PROCESSO DE \r\n
      METAMORFOSE, POIS ESTES SE REINVENTARAM E EST?O SE ADAPTANDO ?S NOVAS DEMANDAS QUE O ENSINO EXIGE, \r\n
      COMO A NECESSIDADE DE METODOLOGIAS INOVADORAS QUE FIRMEM A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO COM OS \r\n
      ALUNOS. COM ISSO, CABE DESTACAR O PROFESSOR DE GEOGRAFIA, QUE NECESSITA INOVAR NOS M?TODOS DE ENSINO \r\n
      PELO FATO DA DISCIPLINA ABARCAR CONTE?DOS QUE DEVEM ESTAR RELACIONADOS ? REALIDADE. ENT?O COMO UMA \r\n
      DAS METODOLOGIAS ENFATIZA-SE O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS ? FILMES PARA O ENSINO DA DISCIPLINA, E ? A \r\n
      PARTIR DISSO QUE O TRABALHO MOSTRA-SE ESSENCIAL, POIS TRATA DE UMA DID?TICA QUE TEM A CAPACIDADE DE \r\n
      DESPERTAR O LADO CR?TICO E PARTICIPATIVO DO DISCENTE, AL?M DE INTENSIFICAR A RELA??O ENTRE PROFESSOR E \r\n
      ALUNO. ADEMAIS, O USO DE FILMES QUE EXALTEM OS COMPONENTES F?SICOS NATURAIS DO ESPA?O GEOGR?FICO ? \r\n
      NECESS?RIO PARA QUE OS ALUNOS TENHAM A NO??O DA ESTRUTURA??O DO PLANETA TERRA, COMO TAMB?M PARA \r\n
      ANALISAR O ESPA?O GEOGR?FICO. FUNDAMENTADO NISSO, PRETENDEMOS EXPLANAR SOBRE A IMPORT?NCIA DA \r\n
      UTILIZA??O DE FILMES PARA A CONSTRU??O DE UM CONHECIMENTO S?LIDO E PERTINENTE ATRAV?S DE TIPOS \r\n
      ESPEC?FICOS DE FILMES, OS QUE TRATAM DE DESASTRES AMBIENTAIS, QUE T?M G?NEROS DE A??O, DRAMA E FIC??O \r\n
      CIENT?FICA. PARA A EXECU??O DESTE TRABALHO O SABER TE?RICO FOI INDISPENS?VEL, ENT?O TIVEMOS COMO BASE \r\n
      AS CONCEP??ES DE CHIAPETTI E FREITAS (2019), QUE RELATAM A RESPEITO DO USO DO FILME COMO UM \r\n
      INSTRUMENTO AUXILIAR DA A??O EDUCATIVA, QUE ? ?TIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE \r\n
      APRENDIZAGEM DO ALUNO, POIS TAL DID?TICA VAI CAPACIT?-LOS PARA INTERPRETAR E COMPREENDER O COTIDIANO. \r\n
      AL?M DO MAIS, COMO AS AUTORAS DESTACA-SE QUE AO SE UTILIZAR UM FILME NA PR?TICA EDUCATIVA DE FORMA \r\n
      CONTEXTUALIZADA PODE SER ALGO INOVADOR E ENRIQUECEDOR E, JUSTAMENTE POR ISSO, OS ENVOLVIDOS NO \r\n
      PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSORES E ALUNOS, N?O PODEM PERMANECER ALHEIOS A TAL \r\n
      INSTRUMENTO, O QUAL PODE LHES AGU?AR CURIOSIDADE E IMAGINA??O, COMO TAMB?M APRIMORAR O SENSO \r\n
      CR?TICO. ADEMAIS, AS CONVIC??ES DE ROCHA; MONTOVANI E COSTA (2017) FORAM ESSENCIAIS PARA SE \r\n
      ENTENDER QUE AS DID?TICAS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS S?O EXCELENTES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, POIS SEGUNDO ESSES AUTORES, OS FILMES ASSOCIADOS ? GEOGRAFIA TENDEM A OFERECER ELEMENTOS PARA A \r\n
      COMPREENS?O DE UMA REALIDADE AMPLA, COM UMA INTERPRETA??O GLOBAL DOS FEN?MENOS RELACIONANDO-OS \r\n
      AOS FEN?MENOS LOCAIS, MAS PARA TANTO, CABE SALIENTAR QUE AO SE TRABALHAR COM FILMES NAS AULAS DE \r\n
      GEOGRAFIA, AL?M DE TODO CUIDADO E PLANEJAMENTO, O PROFESSOR DEVE TER UM SENSO CR?TICO CAPAZ DE \r\n
      IDENTIFICAR QUALQUER IRREGULARIDADE NA OBRA, ASSIM FAZENDO UMA LEITURA CR?TICA DELA. DESTE MODO, A PARTIR \r\n
      DAS CONSIDERA??ES DESSES E DE ALGUNS OUTROS AUTORES, O M?TODO A APLICA??O DE TAL DID?TICA OCORREU EM \r\n
      DOIS MOMENTOS, NO PRIMEIRO POR MEIO DE UMA AULA, NA TURMA DE OITAVO ANO DA ESCOLA MATIAS DUARTE \r\n
      ROLIM LOCALIZADA EM CAJAZEIRAS/PB, A QUAL OCORREU DE FORMA ON-LINE POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE \r\n
      MEET DEVIDO AO ATUAL PER?ODO PAND?MICO, ONDE FOI REALIZADA UMA CONVERSA INFORMAL COM OS DISCENTES A \r\n
      RESPEITO DA OPINI?O DESTES NA UTILIZA??O DE FILMES NAS AULAS DE GEOGRAFIA. O DI?LOGO SE BASEOU EM \r\n
      PERGUNTAS FEITAS AOS DISCENTES, COMO POR EXEMPLO, ?VOC?S GOSTAM DE VER FILMES RELACIONADOS AO \r\n
      CONTE?DO DE GEOGRAFIA? / ?QUAIS TIPOS DE FILMES VOC?S PREFEREM?? / ?O QUE ACHAM DE UMA AULA PARA O \r\n
      FILME E OUTRA PARA DISCUSS?O DESTE?? ENTRE OUTRAS. COM ISSO, NO SEGUNDO MOMENTO FOI ASSISTIDO UM \r\n
      FILME, ATRAV?S DE UM LINK DISPONIBILIZADO PARA ACESSO NA PLATAFORMA GOOGLE DRIVE, O QUAL TEVE COMO \r\n
      INTUITO PROVOCAR UMA DISCUSS?O NA AULA POSTERIOR. ANTES DE RELATAR OS RESULTADOS ? IMPORTANTE DESTACAR \r\n
      QUE SOMOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIA??O ? DOC?NCIA, E POR ESTE FATO \r\n
      TEMOS ACESSO ?S AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS, NA ESCOLA QUE O PROGRAMA ATUA. ENT?O, NA \r\n
      DISCUSS?O DO LONGA-METRAGEM, HOUVE UM DI?LOGO CALOROSO ENTRE OS DISCENTES E OS PIBIDIANOS, \r\n
      ASPIRANTES A PROFESSORES, ONDE FICOU EVIDENTE O INTERESSE PELO FILME, AL?M DISSO, ? IMPORTANTE RELEMBRAR \r\n
      QUE ANTERIORMENTE OS DISCENTES ESCOLHERAM O TIPO DE FILME, QUE SE BASEOU NOS FILMES DE DESASTRES \r\n
      NATURAIS. O FILME REPASSADO FOI ?TERREMOTO: A FALHA DE SAN ANDREAS? PELA DIRE??O DE BRAD PEYTON, COM \r\n
      G?NERO DE A??O, ESTE CAUSANDO REPERCUSS?O ENTRE OS ALUNOS, POIS SE TRATA DO MOVIMENTO TECT?NICO DA \r\n
      FALHA DE SAN ANDREAS EM S?O FRANCISCO, E ISSO CHAMOU A ATEN??O DOS MESMOS, APESAR DO FILME SER \r\n
      FICT?CIO. COM ISSO OBSERVAMOS QUE A METODOLOGIA PRENDEU A ATEN??O DOS ALUNOS, E PROPORCIONOU UMA \r\n
      MAIOR PARTICIPA??O NAS AULAS, POIS ESTAS OCORRENDO DE FORMA ON-LINE SEM CONTATO COM OS MESMOS POR \r\n
      MUITAS VEZES ? DESESTIMULANTE PELA AUS?NCIA DE PARTICIPA??O. POR CONSEGUINTE, CABE SALIENTAR QUE ESSA \r\n
      METODOLOGIA N?O ? UMA NOVIDADE, POIS H? MUITO TEMPO PROFESSORES USAM-NA, MAS COM UMA FREQU?NCIA \r\n
      M?NIMA, E MUITAS VEZES SEM DAR O ESPA?O DE DI?LOGO AO ALUNO. ENT?O, O PRINCIPAL INTUITO DESSE M?TODO, \r\n
      NO TRABALHO, ? DAR ?NFASE A OPINI?O DO DISCENTE, DEIXANDO-O EXPRESSAR-SE DA MANEIRA COMO ENTENDEU, \r\n
      ASSIM COMO RELACIONAR O CONTE?DO GEOGR?FICO AO FILME, SEJA NOS ASPECTOS F?SICOS OU HUMANOS. MAS \r\n
      PARA ISSO O PROFESSOR DEVE TER UM PLANEJAMENTO ADEQUADO E PREPARAR-SE PARA O MOMENTO DE DISCUSS?O \r\n
      DO FILME, POIS ESTE PODE SER DESVIADO PARA CONVERSAS PARALELAS. DESTE MODO, OS RECURSOS AUDIOVISUAIS \r\n
      MOSTRAM-SE EFICIENTES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, POIS ESTES TENDEM A PRENDER A ATEN??O DO ALUNO, O \r\n
      QUE SE TRATA DE UMA TAREFA DIF?CIL PARA UM EDUCADOR, POIS ESTE DEVE SE REINVENTAR A CADA DIA PARA QUE O \r\n
      ALUNO SINTA A ESS?NCIA DA AULA DE GEOGRAFIA, DISCIPLINA ESTA QUE TEM DEMASIADA IMPORT?NCIA NA \r\n
      FORMA??O DO DISCENTE.\r\n
      \r\n
      REFER?NCIAS BIBLIOGR?FICAS\r\n
      HEDER ROCHA; JO?O CARLOS MONTOVANI; MARLENE CHAGAS DA COSTA. ASSISTINDO A GEOGRAFIA - O USO \r\n
      DE FILMES COMO RECURSO DID?TICO PARA O ENSINO GEOGR?FICO. DISPON?VEL EM: \r\n
      HTTPS://WWW.RESEARCHGATE.NET. ACESSO EM 18 DE OUT 2021.\r\n
      RITA JAQUELINE NOGUEIRA CHIAPETTII; GLAUBER MAGALH?ES DE FREITAS. OS FILMES COMO INSTRUMENTO \r\n
      DID?TICO-PEDAG?GICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. DISPON?VEL EM: \r\n
      HTTPS://SCHOLAR.ARCHIVE.ORG/WORK/XOWCL5FQERH37NFOXOBFFA3UCI/ACCESS/WAYBACK/HTTPS://PERIODICOS.UFSM.\r\n
      BR/GEOGRAFIA/ARTICLE/DOWNLOAD/37765/PDF. ACESSO EM 20 DE OUT 2021.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "FILME, ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID350_26102021184055.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA DE LIMA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA DE LIMA"
    "autor_email" => "jl822412@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A INOVA??O TECNOL?GICA ATINGE TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE, PROVOCANDO UMA ESP?CIE DE REVOLU??O T?CNICA QUE ATINGE, PRINCIPALMENTE, A EDUCA??O. O SISTEMA EDUCACIONAL SOFREU TRANSFORMA??ES, DENTRE ELAS O USO DE TECNOLOGIA EM ?MBITO ESCOLAR, QUE ATUALMENTE ? ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ADEQUADAS, COMO TAMB?M PARA FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. COM TAL FATO, RELATA-SE QUE OS PROFESSORES TAMB?M SOFRERAM COM O PROCESSO DE METAMORFOSE, POIS ESTES SE REINVENTARAM E EST?O SE ADAPTANDO ?S NOVAS DEMANDAS QUE O ENSINO EXIGE, COMO A NECESSIDADE DE METODOLOGIAS INOVADORAS QUE FIRMEM A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO COM OS ALUNOS. COM ISSO, CABE DESTACAR O PROFESSOR DE GEOGRAFIA, QUE NECESSITA INOVAR NOS M?TODOS DE ENSINO PELO FATO DA DISCIPLINA ABARCAR CONTE?DOS QUE DEVEM ESTAR RELACIONADOS ? REALIDADE. ENT?O COMO UMA DAS METODOLOGIAS ENFATIZA-SE O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS ? FILMES PARA O ENSINO DA DISCIPLINA, E ? A PARTIR DISSO QUE O TRABALHO MOSTRA-SE ESSENCIAL, POIS TRATA DE UMA DID?TICA QUE TEM A CAPACIDADE DE DESPERTAR O LADO CR?TICO E PARTICIPATIVO DO DISCENTE, AL?M DE INTENSIFICAR A RELA??O ENTRE PROFESSOR E ALUNO. ADEMAIS, O USO DE FILMES QUE EXALTEM OS COMPONENTES F?SICOS NATURAIS DO ESPA?O GEOGR?FICO ? NECESS?RIO PARA QUE OS ALUNOS TENHAM A NO??O DA ESTRUTURA??O DO PLANETA TERRA, COMO TAMB?M PARA ANALISAR O ESPA?O GEOGR?FICO. FUNDAMENTADO NISSO, PRETENDEMOS EXPLANAR SOBRE A IMPORT?NCIA DA UTILIZA??O DE FILMES PARA A CONSTRU??O DE UM CONHECIMENTO S?LIDO E PERTINENTE ATRAV?S DE TIPOS ESPEC?FICOS DE FILMES, OS QUE TRATAM DE DESASTRES AMBIENTAIS, QUE T?M G?NEROS DE A??O, DRAMA E FIC??O CIENT?FICA. PARA A EXECU??O DESTE TRABALHO O SABER TE?RICO FOI INDISPENS?VEL, ENT?O TIVEMOS COMO BASE AS CONCEP??ES DE CHIAPETTI E FREITAS (2019), QUE RELATAM A RESPEITO DO USO DO FILME COMO UM INSTRUMENTO AUXILIAR DA A??O EDUCATIVA, QUE ? ?TIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, POIS TAL DID?TICA VAI CAPACIT?-LOS PARA INTERPRETAR E COMPREENDER O COTIDIANO. AL?M DO MAIS, COMO AS AUTORAS DESTACA-SE QUE AO SE UTILIZAR UM FILME NA PR?TICA EDUCATIVA DE FORMA CONTEXTUALIZADA PODE SER ALGO INOVADOR E ENRIQUECEDOR E, JUSTAMENTE POR ISSO, OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSORES E ALUNOS, N?O PODEM PERMANECER ALHEIOS A TAL INSTRUMENTO, O QUAL PODE LHES AGU?AR CURIOSIDADE E IMAGINA??O, COMO TAMB?M APRIMORAR O SENSO CR?TICO. ADEMAIS, AS CONVIC??ES DE ROCHA; MONTOVANI E COSTA (2017) FORAM ESSENCIAIS PARA SE ENTENDER QUE AS DID?TICAS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS S?O EXCELENTES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, POIS SEGUNDO ESSES AUTORES, OS FILMES ASSOCIADOS ? GEOGRAFIA TENDEM A OFERECER ELEMENTOS PARA A COMPREENS?O DE UMA REALIDADE AMPLA, COM UMA INTERPRETA??O GLOBAL DOS FEN?MENOS RELACIONANDO-OS AOS FEN?MENOS LOCAIS, MAS PARA TANTO, CABE SALIENTAR QUE AO SE TRABALHAR COM FILMES NAS AULAS DE GEOGRAFIA, AL?M DE TODO CUIDADO E PLANEJAMENTO, O PROFESSOR DEVE TER UM SENSO CR?TICO CAPAZ DE IDENTIFICAR QUALQUER IRREGULARIDADE NA OBRA, ASSIM FAZENDO UMA LEITURA CR?TICA DELA. DESTE MODO, A PARTIR DAS CONSIDERA??ES DESSES E DE ALGUNS OUTROS AUTORES, O M?TODO A APLICA??O DE TAL DID?TICA OCORREU EM DOIS MOMENTOS, NO PRIMEIRO POR MEIO DE UMA AULA, NA TURMA DE OITAVO ANO DA ESCOLA MATIAS DUARTE ROLIM LOCALIZADA EM CAJAZEIRAS/PB, A QUAL OCORREU DE FORMA ON-LINE POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE MEET DEVIDO AO ATUAL PER?ODO PAND?MICO, ONDE FOI REALIZADA UMA CONVERSA INFORMAL COM OS DISCENTES A RESPEITO DA OPINI?O DESTES NA UTILIZA??O DE FILMES NAS AULAS DE GEOGRAFIA. O DI?LOGO SE BASEOU EM PERGUNTAS FEITAS AOS DISCENTES, COMO POR EXEMPLO, ?VOC?S GOSTAM DE VER FILMES RELACIONADOS AO CONTE?DO DE GEOGRAFIA? / ?QUAIS TIPOS DE FILMES VOC?S PREFEREM?? / ?O QUE ACHAM DE UMA AULA PARA O FILME E OUTRA PARA DISCUSS?O DESTE?? ENTRE OUTRAS. COM ISSO, NO SEGUNDO MOMENTO FOI ASSISTIDO UM FILME, ATRAV?S DE UM LINK DISPONIBILIZADO PARA ACESSO NA PLATAFORMA GOOGLE DRIVE, O QUAL TEVE COMO INTUITO PROVOCAR UMA DISCUSS?O NA AULA POSTERIOR. ANTES DE RELATAR OS RESULTADOS ? IMPORTANTE DESTACAR QUE SOMOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIA??O ? DOC?NCIA, E POR ESTE FATO TEMOS ACESSO ?S AULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS, NA ESCOLA QUE O PROGRAMA ATUA. ENT?O, NA DISCUSS?O DO LONGA-METRAGEM, HOUVE UM DI?LOGO CALOROSO ENTRE OS DISCENTES E OS PIBIDIANOS, ASPIRANTES A PROFESSORES, ONDE FICOU EVIDENTE O INTERESSE PELO FILME, AL?M DISSO, ? IMPORTANTE RELEMBRAR QUE ANTERIORMENTE OS DISCENTES ESCOLHERAM O TIPO DE FILME, QUE SE BASEOU NOS FILMES DE DESASTRES NATURAIS. O FILME REPASSADO FOI ?TERREMOTO: A FALHA DE SAN ANDREAS? PELA DIRE??O DE BRAD PEYTON, COM G?NERO DE A??O, ESTE CAUSANDO REPERCUSS?O ENTRE OS ALUNOS, POIS SE TRATA DO MOVIMENTO TECT?NICO DA FALHA DE SAN ANDREAS EM S?O FRANCISCO, E ISSO CHAMOU A ATEN??O DOS MESMOS, APESAR DO FILME SER FICT?CIO. COM ISSO OBSERVAMOS QUE A METODOLOGIA PRENDEU A ATEN??O DOS ALUNOS, E PROPORCIONOU UMA MAIOR PARTICIPA??O NAS AULAS, POIS ESTAS OCORRENDO DE FORMA ON-LINE SEM CONTATO COM OS MESMOS POR MUITAS VEZES ? DESESTIMULANTE PELA AUS?NCIA DE PARTICIPA??O. POR CONSEGUINTE, CABE SALIENTAR QUE ESSA METODOLOGIA N?O ? UMA NOVIDADE, POIS H? MUITO TEMPO PROFESSORES USAM-NA, MAS COM UMA FREQU?NCIA M?NIMA, E MUITAS VEZES SEM DAR O ESPA?O DE DI?LOGO AO ALUNO. ENT?O, O PRINCIPAL INTUITO DESSE M?TODO, NO TRABALHO, ? DAR ?NFASE A OPINI?O DO DISCENTE, DEIXANDO-O EXPRESSAR-SE DA MANEIRA COMO ENTENDEU, ASSIM COMO RELACIONAR O CONTE?DO GEOGR?FICO AO FILME, SEJA NOS ASPECTOS F?SICOS OU HUMANOS. MAS PARA ISSO O PROFESSOR DEVE TER UM PLANEJAMENTO ADEQUADO E PREPARAR-SE PARA O MOMENTO DE DISCUSS?O DO FILME, POIS ESTE PODE SER DESVIADO PARA CONVERSAS PARALELAS. DESTE MODO, OS RECURSOS AUDIOVISUAIS MOSTRAM-SE EFICIENTES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, POIS ESTES TENDEM A PRENDER A ATEN??O DO ALUNO, O QUE SE TRATA DE UMA TAREFA DIF?CIL PARA UM EDUCADOR, POIS ESTE DEVE SE REINVENTAR A CADA DIA PARA QUE O ALUNO SINTA A ESS?NCIA DA AULA DE GEOGRAFIA, DISCIPLINA ESTA QUE TEM DEMASIADA IMPORT?NCIA NA FORMA??O DO DISCENTE. REFER?NCIAS BIBLIOGR?FICAS HEDER ROCHA; JO?O CARLOS MONTOVANI; MARLENE CHAGAS DA COSTA. ASSISTINDO A GEOGRAFIA - O USO DE FILMES COMO RECURSO DID?TICO PARA O ENSINO GEOGR?FICO. DISPON?VEL EM: HTTPS://WWW.RESEARCHGATE.NET. ACESSO EM 18 DE OUT 2021. RITA JAQUELINE NOGUEIRA CHIAPETTII; GLAUBER MAGALH?ES DE FREITAS. OS FILMES COMO INSTRUMENTO DID?TICO-PEDAG?GICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. DISPON?VEL EM: HTTPS://SCHOLAR.ARCHIVE.ORG/WORK/XOWCL5FQERH37NFOXOBFFA3UCI/ACCESS/WAYBACK/HTTPS://PERIODICOS.UFSM. BR/GEOGRAFIA/ARTICLE/DOWNLOAD/37765/PDF. ACESSO EM 20 DE OUT 2021.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.