Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PIBID NO CE NEWTON FERREIRA DA COSTA: RECURSOS DIDÁTICOS E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM BIOQUÍMICA

Palavra-chaves: AULAS, ENSINO REMOTO, BIOQUÍMICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, Pôster (PO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84935
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 604
    "titulo" => "PIBID NO CE NEWTON FERREIRA DA COSTA: RECURSOS DIDÁTICOS E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM BIOQUÍMICA"
    "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) É UMA PROPOSTA QUE OBJETIVA VALORIZAR A APROXIMAÇÃO ENTRE FUTUROS(AS) PROFESSORES E AS SALAS DE AULA DA REDE PÚBLICA. DEVIDO AO ATUAL CONTEXTO DE PANDEMIA PELO VÍRUS SARS-COV-2, HOUVE A NECESSIDADE DE ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS PRESENCIAIS QUE FORAM INVIABILIZADAS, CRIANDO NOVAS ESTRATÉGIAS A SEREM ADOTADAS NAS AULAS DO ENSINO REMOTO. O COMEÇO DO PROJETO FOI MARCADO POR CICLOS FORMATIVOS COM ENFOQUE EM AUTORES DO PENSAMENTO SISTÊMICO, COMO FRITJOF CAPRA, H. MATURANA, EDGAR MORIN, ENTRE OUTROS. NOS MOMENTOS FORMATIVOS COM O PROFESSOR SUPERVISOR OCORRERAM OBSERVAÇÕES DAS AULAS E O ESTUDO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO NEWTON, SUCEDIDA PELA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM BIOQUÍMICA, COMPOSTA POR AULAS QUE ABORDARAM AS BASES BIOQUÍMICAS E METABOLISMO ENERGÉTICO. O MATERIAL REALIZADO PELOS(AS) PIBIDIANOS(AS) FOI MINISTRADO AOS(ÀS) ESTUDANTES ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET, CONSTITUÍDO DE AULAS EXPOSITIVAS E LÚDICAS ATRAVÉS DO PROGRAMA POWER POINT. TAMBÉM FORAM APLICADOS MATERIAIS EDUCACIONAIS POR MEIO DE OUTRAS PLATAFORMAS, COMO KAHOOT E QUIZUR, PROMOVENDO DIÁLOGO E FIXAÇÃO DA MATÉRIA. AO FIM DA ETAPA FICOU EVIDENTE QUE O ENSINO DE FORMA REMOTA APRESENTA SUAS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES. SENDO ASSIM, PODE-SE EVIDENCIAR A PROBLEMÁTICA DAS INIQUIDADES SOCIAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS, ONDE O ENSINO REMOTO ATUOU COMO UMA ESPÉCIE DE AFASTAMENTO, AUMENTANDO A EVASÃO ESCOLAR. PARA TANTO, NECESSITA-SE DE ANÁLISE, ATRAVÉS DE DIÁLOGOS E PLANEJAMENTO COM A COMUNIDADE BUSCANDO MELHORIAS SOCIAIS E ESSAS EM PROL DA EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "AULAS, ENSINO REMOTO, BIOQUÍMICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA_ID604_28102021130618.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIZ DALL AGNOL"
    "autor_nome_curto" => "LIZ"
    "autor_email" => "lizdallagnol@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84935
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 604
    "titulo" => "PIBID NO CE NEWTON FERREIRA DA COSTA: RECURSOS DIDÁTICOS E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM BIOQUÍMICA"
    "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) É UMA PROPOSTA QUE OBJETIVA VALORIZAR A APROXIMAÇÃO ENTRE FUTUROS(AS) PROFESSORES E AS SALAS DE AULA DA REDE PÚBLICA. DEVIDO AO ATUAL CONTEXTO DE PANDEMIA PELO VÍRUS SARS-COV-2, HOUVE A NECESSIDADE DE ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS PRESENCIAIS QUE FORAM INVIABILIZADAS, CRIANDO NOVAS ESTRATÉGIAS A SEREM ADOTADAS NAS AULAS DO ENSINO REMOTO. O COMEÇO DO PROJETO FOI MARCADO POR CICLOS FORMATIVOS COM ENFOQUE EM AUTORES DO PENSAMENTO SISTÊMICO, COMO FRITJOF CAPRA, H. MATURANA, EDGAR MORIN, ENTRE OUTROS. NOS MOMENTOS FORMATIVOS COM O PROFESSOR SUPERVISOR OCORRERAM OBSERVAÇÕES DAS AULAS E O ESTUDO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO NEWTON, SUCEDIDA PELA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM BIOQUÍMICA, COMPOSTA POR AULAS QUE ABORDARAM AS BASES BIOQUÍMICAS E METABOLISMO ENERGÉTICO. O MATERIAL REALIZADO PELOS(AS) PIBIDIANOS(AS) FOI MINISTRADO AOS(ÀS) ESTUDANTES ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET, CONSTITUÍDO DE AULAS EXPOSITIVAS E LÚDICAS ATRAVÉS DO PROGRAMA POWER POINT. TAMBÉM FORAM APLICADOS MATERIAIS EDUCACIONAIS POR MEIO DE OUTRAS PLATAFORMAS, COMO KAHOOT E QUIZUR, PROMOVENDO DIÁLOGO E FIXAÇÃO DA MATÉRIA. AO FIM DA ETAPA FICOU EVIDENTE QUE O ENSINO DE FORMA REMOTA APRESENTA SUAS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES. SENDO ASSIM, PODE-SE EVIDENCIAR A PROBLEMÁTICA DAS INIQUIDADES SOCIAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS, ONDE O ENSINO REMOTO ATUOU COMO UMA ESPÉCIE DE AFASTAMENTO, AUMENTANDO A EVASÃO ESCOLAR. PARA TANTO, NECESSITA-SE DE ANÁLISE, ATRAVÉS DE DIÁLOGOS E PLANEJAMENTO COM A COMUNIDADE BUSCANDO MELHORIAS SOCIAIS E ESSAS EM PROL DA EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "AULAS, ENSINO REMOTO, BIOQUÍMICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA_ID604_28102021130618.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIZ DALL AGNOL"
    "autor_nome_curto" => "LIZ"
    "autor_email" => "lizdallagnol@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) É UMA PROPOSTA QUE OBJETIVA VALORIZAR A APROXIMAÇÃO ENTRE FUTUROS(AS) PROFESSORES E AS SALAS DE AULA DA REDE PÚBLICA. DEVIDO AO ATUAL CONTEXTO DE PANDEMIA PELO VÍRUS SARS-COV-2, HOUVE A NECESSIDADE DE ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS PRESENCIAIS QUE FORAM INVIABILIZADAS, CRIANDO NOVAS ESTRATÉGIAS A SEREM ADOTADAS NAS AULAS DO ENSINO REMOTO. O COMEÇO DO PROJETO FOI MARCADO POR CICLOS FORMATIVOS COM ENFOQUE EM AUTORES DO PENSAMENTO SISTÊMICO, COMO FRITJOF CAPRA, H. MATURANA, EDGAR MORIN, ENTRE OUTROS. NOS MOMENTOS FORMATIVOS COM O PROFESSOR SUPERVISOR OCORRERAM OBSERVAÇÕES DAS AULAS E O ESTUDO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO NEWTON, SUCEDIDA PELA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM BIOQUÍMICA, COMPOSTA POR AULAS QUE ABORDARAM AS BASES BIOQUÍMICAS E METABOLISMO ENERGÉTICO. O MATERIAL REALIZADO PELOS(AS) PIBIDIANOS(AS) FOI MINISTRADO AOS(ÀS) ESTUDANTES ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET, CONSTITUÍDO DE AULAS EXPOSITIVAS E LÚDICAS ATRAVÉS DO PROGRAMA POWER POINT. TAMBÉM FORAM APLICADOS MATERIAIS EDUCACIONAIS POR MEIO DE OUTRAS PLATAFORMAS, COMO KAHOOT E QUIZUR, PROMOVENDO DIÁLOGO E FIXAÇÃO DA MATÉRIA. AO FIM DA ETAPA FICOU EVIDENTE QUE O ENSINO DE FORMA REMOTA APRESENTA SUAS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES. SENDO ASSIM, PODE-SE EVIDENCIAR A PROBLEMÁTICA DAS INIQUIDADES SOCIAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS, ONDE O ENSINO REMOTO ATUOU COMO UMA ESPÉCIE DE AFASTAMENTO, AUMENTANDO A EVASÃO ESCOLAR. PARA TANTO, NECESSITA-SE DE ANÁLISE, ATRAVÉS DE DIÁLOGOS E PLANEJAMENTO COM A COMUNIDADE BUSCANDO MELHORIAS SOCIAIS E ESSAS EM PROL DA EDUCAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.