Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PIBID E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO CLUBE DE LEITURA "OS INTERADOS" NO DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA.

Palavra-chaves: CLUBE DE LEITURA, LITERATURAS NEGRAS, PRÁTICAS DE LEITURA, PIBID, Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DESDE A SUA CRIAÇÃO, VÊM CONTRIBUINDO DE FORMA POSITIVA TANTO PARA A FORMAÇÃO DAS ESCOLAS PARCEIRAS DA REDE PÚBLICA, COMO TAMBÉM DOS(AS) INTEGRANTES DA EQUIPE, PROPORCIONANDO QUE AMBOS PUDESSEM VIVENCIAR MOMENTOS ENRIQUECEDORES E DESENVOLVIMENTO CRÍTICO, COGNITIVO E SOCIAL DOS ENVOLVIDOS. NESSE VIÉS, ESTE TRABALHO TEM O INTUITO DE APRESENTAR O PROJETO CLUBE DE LEITURA E SEU IMPACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA VIVENCIADAS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DOUTOR BRUNILO JACÓ, EM REDENÇÃO-CE, A PARTIR DO PIBID DA UNILAB. A PESQUISA JUSTIFICA-SE POR CONTRIBUIR PARA A VISIBILIDADE DE OBRAS E AUTORES NEGROS E NEGRAS NO AMBIENTE ESCOLAR, UMA VEZ QUE, NA MAIORIA DAS VEZES, ESSES AUTORES NÃO SÃO INCLUÍDOS NO CÂNONE LITERÁRIO E POR ISSO, FICAM À MARGEM OU SÃO TRABALHADOS APENAS SE SOBRAR TEMPO DENTRO DO CURRÍCULO ESCOLAR. ADEMAIS, POR CONTRIBUIR PARA O CAMPO DAS PRÁTICAS DE LEITURA, POIS OBJETIVO DO PROJETO É INFLUENCIAR E DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DAS LEITURAS NEGRAS PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS, AMPLIANDO SEU UNIVERSO LITERÁRIO COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DINÂMICAS QUE ABORDAM PERSPECTIVAS DECOLONIAIS. DESSA FORMA, A PESQUISA DESTACA O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA ATRAVÉS DO CLUBE DE LEITURA, ESPECIALMENTE NO PERÍODO DE AULAS REMOTAS, DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19. DESTA FORMA, FOI NECESSÁRIO RECORRER A BIBLIOGRAFIA ESPECIALIZADA DE SIMÕES 2012, QUE ABORDA POSSÍVEIS METODOLOGIAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS DE LEITURA, COMO OS PROJETOS DE LEITURA, VISANDO INTENSIFICAR ESSAS PRÁTICAS AOS ALUNOS, FAZENDO-OS OBTÊ-LAS COM DOMÍNIO E EM HABITUALIDADE. COSSON 2006, DISCUTE A NECESSIDADE DE O EDUCADOR LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A RELAÇÃO ENTRE A REALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS ÀS PRÁTICAS DE LEITURAS EM SALA DE AULA, NA IDEIA DE APROXIMAR ESSAS LEITURAS PARA AS CONDIÇÕES DE VIDA DESSES ALUNOS, NO QUE DIZ RESPEITO AS INDIVIDUALIDADES SOCIAIS E DIFERENÇAS DE CADA UM, ALÉM DE DISCUTIR TEMÁTICAS URGENTES QUE SE TORNAM ÚTEIS NO DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DESSES INDIVÍDUOS. ADEMAIS, A PESQUISA SE FUNDAMENTA NA LEI 11.645/08, QUE FOMENTA A OBRIGATORIEDADE DE ENSINO VOLTADO PARA AS CULTURAS NEGRAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NO ENSINO BÁSICO, NO INTUITO DE TEMATIZAR AS DIFERENÇAS ÉTNICO-RACIAIS EXISTENTES NO BRASIL, PROMOVENDO METODOLOGIAS QUE VALORIZEM ESSAS DIVERSIDADES E QUE SE SUSTENTEM EM PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA E CONTRIBUAM PARA O FAZER DOCENTE A PARTIR DE PRÁTICAS DECOLONIAIS. A METODOLOGIA ADOTADA É DE CARÁTER QUALITATIVO, VISTO QUE SEU INTUITO É APRESENTAR O CLUBE DE LEITURA E SEU IMPACTO PARA COM OS ALUNOS DA ESCOLA E EM COMO SE DEU O APRENDIZADO DAS DISCUSSÕES DO CLUBE PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES. OS RESULTADOS APONTAM QUE O PROJETO AMPLIOU AS LEITURAS DOS ESTUDANTES AO INSERIR ESCRITORES QUE ERAM DESCONHECIDOS E FORTALECEU O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA, UMA VEZ QUE INCENTIVOU À LEITURA E A DISCUSSÃO DE OBRAS LITERÁRIAS. ALÉM DISSO, FEZ COM QUE OS ALUNOS CONHECESSEM LITERATURAS NEGRAS E PARTICIPASSEM, NESSE PRIMEIRO CICLO, DE DISCUSSÕES VOLTADAS PARA TEMÁTICAS RACIAIS, PERCEBENDO AS SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA SOCIAL NA QUAL O PAÍS SE INSERE NO QUE DIZ RESPEITO À ESSA TEMÁTICA. OUTROSSIM, HOUVE O DESENVOLVIMENTO DA INTELECTUALIDADE DOS ESTUDANTES E O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ESCOLARES QUE VISAM AS DIVERSIDADES, PONDO EM PRÁTICA O QUE É SUGERIDO PELA LEI 11.645/2008. DESSA FORMA, O CLUBE DE LEITURA FOI FUNDAMENTAL PARA ESTABELECER HÁBITOS DE LEITURA PARA COM OS ALUNOS, DANDO POSSIBILIDADES DE LITERATURAS QUE NÃO SÃO CONHECIDAS, MAS QUE TEM CARACTERÍSTICAS DE AUTOIDENTIFICAÇÃO QUANDO SE FALA DE UM ALUNO PERTENCENTE AO ENSINO PÚBLICO. POR FIM, PODE-SE AFIRMAR QUE O CLUBE DE LEITURA FOI CRIADO PARA POSSIBILITAR NOVAS OPORTUNIDADES DE LEITURAS, DIÁLOGOS E DE APRENDIZADO FOCADOS NOS ESCRITORES NEGROS, PERCEBENDO A IMPORTÂNCIA QUE O PROJETO TEM E TEVE PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, TANTO NO AMBIENTE ESCOLAR COMO NO DIA A DIA DE CADA UM, POIS É NOTÁVEL O TANTO QUE A LEITURA DIÁRIA FORTALECE O DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO E CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS PENSAMENTOS E CRÍTICAS, COM A FINALIDADE DE LEVAR AS DISCUSSÕES POSITIVAS PARA A SUA CONSTRUÇÃO NA EDUCAÇÃO. ASSIM, ATRAVÉS DE TODA PESQUISA FOI ANALISADO QUE O PROJETO CLUBE DE LEITURA CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO DE UMA NOVA GERAÇÃO DE LEITORES E QUE CRIARAM NOVOS PENSAMENTOS EM RELAÇÃO A LEITURAS NEGRAS VIVENCIADAS POR ELES, ATRAVÉS DAS CARACTERÍSTICAS PERTENCENTES À ESSAS LITERATURAS, COMO O FATO DO INDIVÍDUO SE IDENTIFICAR OU SE SENSIBILIZAR NESSAS ESCRITAS.

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