Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID

Palavra-chaves: GAMIFICAÇÃO, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, Relato de Experiência(RE) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84556
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 173
    "inscrito_id" => 1750
    "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID"
    "resumo" => """
      RESUMO SIMPLES\r\n
      O PRESENTE TRABALHO DESCREVE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) POR UMA EQUIPE DO PIBID. APÓS PESQUISAS REFERENTES À GAMEFICAÇÃO ATRELADA AO PROCESSO PEDAGÓGICO, FORAM SELECIONADAS PLATAFORMAS ADEQUADAS PARA A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES GAMEFICADAS, PARALELAS AO CONTEÚDO ESCOLAR. EM SEGUIDA, O MÉTODO FOI APLICADO ÀS SALAS DO NONO ANO DURANTE AS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO ROQUE/SP, COM OBJETIVO DE MOTIVAR A PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. OS RECURSOS EMPREGUES FORAM O KAHOOT! PARA O CONTEÚDO DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS; O WORDWALL PARA CONCEITOS SOBRE MISTURAS E MÉTODOS DE SEPARAÇÃO; O GARTIC PHONE PARA OS CONTEÚDOS DE ATOMÍSTICA, TABELA PERIÓDICA E NÚCLEO CELULAR E, O PAINT, PARA CONCEITOS SOBRE CROMOSSOMOS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DOS JOGOS, PÔDE-SE CONCLUIR O AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS, À MEDIDA QUE SOLUCIONAVAM OS DESAFIOS RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA105_ID1750_25102021191906.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINÁ RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "TAI"
    "autor_email" => "Ramos.taina.tr@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFSP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84556
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 173
    "inscrito_id" => 1750
    "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID"
    "resumo" => """
      RESUMO SIMPLES\r\n
      O PRESENTE TRABALHO DESCREVE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) POR UMA EQUIPE DO PIBID. APÓS PESQUISAS REFERENTES À GAMEFICAÇÃO ATRELADA AO PROCESSO PEDAGÓGICO, FORAM SELECIONADAS PLATAFORMAS ADEQUADAS PARA A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES GAMEFICADAS, PARALELAS AO CONTEÚDO ESCOLAR. EM SEGUIDA, O MÉTODO FOI APLICADO ÀS SALAS DO NONO ANO DURANTE AS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO ROQUE/SP, COM OBJETIVO DE MOTIVAR A PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. OS RECURSOS EMPREGUES FORAM O KAHOOT! PARA O CONTEÚDO DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS; O WORDWALL PARA CONCEITOS SOBRE MISTURAS E MÉTODOS DE SEPARAÇÃO; O GARTIC PHONE PARA OS CONTEÚDOS DE ATOMÍSTICA, TABELA PERIÓDICA E NÚCLEO CELULAR E, O PAINT, PARA CONCEITOS SOBRE CROMOSSOMOS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DOS JOGOS, PÔDE-SE CONCLUIR O AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS, À MEDIDA QUE SOLUCIONAVAM OS DESAFIOS RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA105_ID1750_25102021191906.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINÁ RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "TAI"
    "autor_email" => "Ramos.taina.tr@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFSP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

RESUMO SIMPLES O PRESENTE TRABALHO DESCREVE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) POR UMA EQUIPE DO PIBID. APÓS PESQUISAS REFERENTES À GAMEFICAÇÃO ATRELADA AO PROCESSO PEDAGÓGICO, FORAM SELECIONADAS PLATAFORMAS ADEQUADAS PARA A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES GAMEFICADAS, PARALELAS AO CONTEÚDO ESCOLAR. EM SEGUIDA, O MÉTODO FOI APLICADO ÀS SALAS DO NONO ANO DURANTE AS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO ROQUE/SP, COM OBJETIVO DE MOTIVAR A PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. OS RECURSOS EMPREGUES FORAM O KAHOOT! PARA O CONTEÚDO DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS; O WORDWALL PARA CONCEITOS SOBRE MISTURAS E MÉTODOS DE SEPARAÇÃO; O GARTIC PHONE PARA OS CONTEÚDOS DE ATOMÍSTICA, TABELA PERIÓDICA E NÚCLEO CELULAR E, O PAINT, PARA CONCEITOS SOBRE CROMOSSOMOS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DOS JOGOS, PÔDE-SE CONCLUIR O AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS, À MEDIDA QUE SOLUCIONAVAM OS DESAFIOS RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.