Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRÁTICAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS NO PIBID GEOGRAFIA NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXIII

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INDICAÇÃO À DOCÊNCIA, PRÁTICAS DE ENSINO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIO Pôster (PO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84957
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 364
    "inscrito_id" => 1466
    "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS NO PIBID GEOGRAFIA NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXIII"
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO SERÁ PAUTADO NA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO ABORDANDO A \r\n
      IMPORTÂNCIA E AS ADVERSIDADES ENCONTRADAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL, POIS O FAZER DOCENTE VAI MUITO \r\n
      ALÉM DE UMA ÚNICA FORMAÇÃO, TENDO O PROFESSOR QUE SE ATUALIZAR SEMPRE, JÁ QUE TUDO NO MUNDO É \r\n
      PASSÍVEL DE MODIFICAÇÕES E NA EDUCAÇÃO NÃO É DIFERENTE. NESSE VIÉS, ALGUNS PROFESSORES NA \r\n
      ATUALIDADE DEMONSTRAM AINDA ESTAREM PRESOS A METODOLOGIASTRADICIONAIS DE ENSINO, ISSO SE DANDO, \r\n
      PRINCIPALMENTE, PELA FALTA DE RECURSOS E FORMAÇÕES CONTINUADAS SUBSIDIADAS PELOS ÓRGÃOS \r\n
      COMPETENTES, DEIXANDO AS AULAS ENFADONHAS E NÃO TENDO UMA DIDÁTICA SIMPLES E CRÍTICA. NESSE \r\n
      ASPECTO, PODE-SE CONSTATAR QUE MUITOS PROFESSORES, MESMO TENDO A DISPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS \r\n
      VOLTADAS PARA O ENSINO, ÀS VEZES NÃO SABEM UTILIZAR TAIS RECURSOS POR NÃO TEREM FORMAÇÃO \r\n
      CONTINUADA PARA UTILIZAREM ESSAS TECNOLOGIAS. NESSE INTERIM, O PIBID DE GEOGRAFIA ( PROGRAMA \r\n
      INSTITUCIONAL BRASILEIRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (CAMPUS \r\n
      ITABAIANA) O QUAL AS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXIII, MOSTRA QUE É \r\n
      POSSÍVEL DESENVOLVER A PARTIR DE TECNOLOGIAS RECURSOS DIDÁTICOS DE FÁCIL ACESSO, INSTIGANDO O ALUNO \r\n
      A PENSAR/REFLETIR OS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA E FORA DELA, MOSTRANDO A EFICÁCIA DE TER UMA \r\n
      EDUCAÇÃO COM PROFISSIONAIS ADEPTO AS TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE A \r\n
      UM PERÍODO DE GRANDE DIFUSÃO DO MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL. LOGO, ESTAMOS \r\n
      DESENVOLVENDO VÁRIAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO MAPAS MENTAIS, PARÓDIAS, JOGOS ETC... VISANDO \r\n
      DEMOCRATIZAR O CONHECIMENTO E TORNAR A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, FUGINDO DAS AMARRAS DE UMA \r\n
      EDUCAÇÃO TRADICIONAL E ULTRAPASSADA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INDICAÇÃO À DOCÊNCIA, PRÁTICAS DE ENSINO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA108_ID1466_26102021182827.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINÍCIUS HENRIQUE BARRETO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NENHUM"
    "autor_email" => "viniciushenrique1999@acad"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84957
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 364
    "inscrito_id" => 1466
    "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS NO PIBID GEOGRAFIA NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXIII"
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO SERÁ PAUTADO NA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO ABORDANDO A \r\n
      IMPORTÂNCIA E AS ADVERSIDADES ENCONTRADAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL, POIS O FAZER DOCENTE VAI MUITO \r\n
      ALÉM DE UMA ÚNICA FORMAÇÃO, TENDO O PROFESSOR QUE SE ATUALIZAR SEMPRE, JÁ QUE TUDO NO MUNDO É \r\n
      PASSÍVEL DE MODIFICAÇÕES E NA EDUCAÇÃO NÃO É DIFERENTE. NESSE VIÉS, ALGUNS PROFESSORES NA \r\n
      ATUALIDADE DEMONSTRAM AINDA ESTAREM PRESOS A METODOLOGIASTRADICIONAIS DE ENSINO, ISSO SE DANDO, \r\n
      PRINCIPALMENTE, PELA FALTA DE RECURSOS E FORMAÇÕES CONTINUADAS SUBSIDIADAS PELOS ÓRGÃOS \r\n
      COMPETENTES, DEIXANDO AS AULAS ENFADONHAS E NÃO TENDO UMA DIDÁTICA SIMPLES E CRÍTICA. NESSE \r\n
      ASPECTO, PODE-SE CONSTATAR QUE MUITOS PROFESSORES, MESMO TENDO A DISPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS \r\n
      VOLTADAS PARA O ENSINO, ÀS VEZES NÃO SABEM UTILIZAR TAIS RECURSOS POR NÃO TEREM FORMAÇÃO \r\n
      CONTINUADA PARA UTILIZAREM ESSAS TECNOLOGIAS. NESSE INTERIM, O PIBID DE GEOGRAFIA ( PROGRAMA \r\n
      INSTITUCIONAL BRASILEIRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (CAMPUS \r\n
      ITABAIANA) O QUAL AS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXIII, MOSTRA QUE É \r\n
      POSSÍVEL DESENVOLVER A PARTIR DE TECNOLOGIAS RECURSOS DIDÁTICOS DE FÁCIL ACESSO, INSTIGANDO O ALUNO \r\n
      A PENSAR/REFLETIR OS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA E FORA DELA, MOSTRANDO A EFICÁCIA DE TER UMA \r\n
      EDUCAÇÃO COM PROFISSIONAIS ADEPTO AS TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE A \r\n
      UM PERÍODO DE GRANDE DIFUSÃO DO MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL. LOGO, ESTAMOS \r\n
      DESENVOLVENDO VÁRIAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO MAPAS MENTAIS, PARÓDIAS, JOGOS ETC... VISANDO \r\n
      DEMOCRATIZAR O CONHECIMENTO E TORNAR A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, FUGINDO DAS AMARRAS DE UMA \r\n
      EDUCAÇÃO TRADICIONAL E ULTRAPASSADA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INDICAÇÃO À DOCÊNCIA, PRÁTICAS DE ENSINO, RECURSOS TECNOLÓGICOS, ENSINO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA108_ID1466_26102021182827.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINÍCIUS HENRIQUE BARRETO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NENHUM"
    "autor_email" => "viniciushenrique1999@acad"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO SERÁ PAUTADO NA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO ABORDANDO A IMPORTÂNCIA E AS ADVERSIDADES ENCONTRADAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL, POIS O FAZER DOCENTE VAI MUITO ALÉM DE UMA ÚNICA FORMAÇÃO, TENDO O PROFESSOR QUE SE ATUALIZAR SEMPRE, JÁ QUE TUDO NO MUNDO É PASSÍVEL DE MODIFICAÇÕES E NA EDUCAÇÃO NÃO É DIFERENTE. NESSE VIÉS, ALGUNS PROFESSORES NA ATUALIDADE DEMONSTRAM AINDA ESTAREM PRESOS A METODOLOGIASTRADICIONAIS DE ENSINO, ISSO SE DANDO, PRINCIPALMENTE, PELA FALTA DE RECURSOS E FORMAÇÕES CONTINUADAS SUBSIDIADAS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES, DEIXANDO AS AULAS ENFADONHAS E NÃO TENDO UMA DIDÁTICA SIMPLES E CRÍTICA. NESSE ASPECTO, PODE-SE CONSTATAR QUE MUITOS PROFESSORES, MESMO TENDO A DISPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS VOLTADAS PARA O ENSINO, ÀS VEZES NÃO SABEM UTILIZAR TAIS RECURSOS POR NÃO TEREM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA UTILIZAREM ESSAS TECNOLOGIAS. NESSE INTERIM, O PIBID DE GEOGRAFIA ( PROGRAMA INSTITUCIONAL BRASILEIRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (CAMPUS ITABAIANA) O QUAL AS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXIII, MOSTRA QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER A PARTIR DE TECNOLOGIAS RECURSOS DIDÁTICOS DE FÁCIL ACESSO, INSTIGANDO O ALUNO A PENSAR/REFLETIR OS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA E FORA DELA, MOSTRANDO A EFICÁCIA DE TER UMA EDUCAÇÃO COM PROFISSIONAIS ADEPTO AS TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE A UM PERÍODO DE GRANDE DIFUSÃO DO MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL. LOGO, ESTAMOS DESENVOLVENDO VÁRIAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO MAPAS MENTAIS, PARÓDIAS, JOGOS ETC... VISANDO DEMOCRATIZAR O CONHECIMENTO E TORNAR A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, FUGINDO DAS AMARRAS DE UMA EDUCAÇÃO TRADICIONAL E ULTRAPASSADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.