Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA ADQUIRIDA COM O PIBID – UFS EM TEMPOS DE PANDEMIA - SBPROJETO GEOGRAFIA

Palavra-chaves: PANDEMIA, ENSINO REMOTO, TECNOLOGIA ACESSÍVEL, EDUCAÇÃO DO FUNDAMENTAL, Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85000
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 621
    "inscrito_id" => 1404
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA ADQUIRIDA COM O PIBID – UFS EM TEMPOS DE PANDEMIA - SBPROJETO GEOGRAFIA"
    "resumo" => "REFLEXÃO DAS VIVÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), ESSA OPORTUNIDADE QUE O PROGRAMA NOS DÁ É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS COM ALGUNS DIAS DESSA CONVIVÊNCIA COM OS ALUNOS MESMO REMOTAMENTE PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS SE ACOSTUMAM COM A NOSSA PRESENÇA TENDO MAIS AUXÍLIO NAS AULAS E ALGUNS ENTRAM EM CONTATO COM A GENTE PARA PEDIR AUXÍLIO NAS ATIVIDADES QUE SÃO DADAS EM SALA DE AULA VIRTUAL E TAMBÉM POSTADAS NO GRUPO DE WHATSAPP, DURANTE ESSE TEMPO EM QUE ESTAMOS PARTICIPANDO DO PROJETO REALIZAMOS ALGUMAS INTERAÇÕES E OFICINAS NA SALA DE AULA VIRTUAL COM OS ALUNOS, AS INTERAÇÕES SÃO FEITAS JUNTO COM O PROFESSOR SUPERVISOR ONDE TRAZEMOS VÍDEOS, IMAGENS QUE SEJAM DIDÁTICAS PARA QUE ESTIMULE O PENSAR DO ALUNO SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, AS OFICINAS SÃO MINISTRADAS TAMBÉM COM ESSA “PEGADA” DE PROVOCAR O ALUNO E AJUDÁ-LO A ELABORAR UMA OPINIÃO CRÍTICA SOBRE O ASSUNTO, AS OFICINAS É UMA MANEIRA DE FAZER COM QUE OS ALUNOS SE DESPRENDEM MAIS DA SALA DE AULA NO SENTIDO QUE O MESMO POSSA APRENDER O CONTEÚDO DE UMA FORMA MAIS DESCONTRAÍDA MESMO QUE VIRTUALMENTE E FAZER COM QUE ELES PERCEBAM QUE A GEOGRAFIA NÃO É DECOREBA, ENFATIZAMOS QUE É IMPORTANTE QUE OS ALUNOS TENHAM ESSAS AULAS PRÁTICAS POIS MUITAS VEZES O ASSUNTO ACABA SENDO UM POUCO ENFADONHO, COM AS OFICINAS PODEMOS OBSERVAR QUE OS ALUNOS TIVERAM UMA FACILIDADE MAIOR DE APRENDIZAGEM, PORÉM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FICARAM DEFASADAS DEVIDO A PANDEMIA."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA, ENSINO REMOTO, TECNOLOGIA ACESSÍVEL, EDUCAÇÃO DO FUNDAMENTAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID1404_07122021161815"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAINE SANTANA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LAINE"
    "autor_email" => "laine12santoss@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85000
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 621
    "inscrito_id" => 1404
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA ADQUIRIDA COM O PIBID – UFS EM TEMPOS DE PANDEMIA - SBPROJETO GEOGRAFIA"
    "resumo" => "REFLEXÃO DAS VIVÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), ESSA OPORTUNIDADE QUE O PROGRAMA NOS DÁ É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS COM ALGUNS DIAS DESSA CONVIVÊNCIA COM OS ALUNOS MESMO REMOTAMENTE PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS SE ACOSTUMAM COM A NOSSA PRESENÇA TENDO MAIS AUXÍLIO NAS AULAS E ALGUNS ENTRAM EM CONTATO COM A GENTE PARA PEDIR AUXÍLIO NAS ATIVIDADES QUE SÃO DADAS EM SALA DE AULA VIRTUAL E TAMBÉM POSTADAS NO GRUPO DE WHATSAPP, DURANTE ESSE TEMPO EM QUE ESTAMOS PARTICIPANDO DO PROJETO REALIZAMOS ALGUMAS INTERAÇÕES E OFICINAS NA SALA DE AULA VIRTUAL COM OS ALUNOS, AS INTERAÇÕES SÃO FEITAS JUNTO COM O PROFESSOR SUPERVISOR ONDE TRAZEMOS VÍDEOS, IMAGENS QUE SEJAM DIDÁTICAS PARA QUE ESTIMULE O PENSAR DO ALUNO SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, AS OFICINAS SÃO MINISTRADAS TAMBÉM COM ESSA “PEGADA” DE PROVOCAR O ALUNO E AJUDÁ-LO A ELABORAR UMA OPINIÃO CRÍTICA SOBRE O ASSUNTO, AS OFICINAS É UMA MANEIRA DE FAZER COM QUE OS ALUNOS SE DESPRENDEM MAIS DA SALA DE AULA NO SENTIDO QUE O MESMO POSSA APRENDER O CONTEÚDO DE UMA FORMA MAIS DESCONTRAÍDA MESMO QUE VIRTUALMENTE E FAZER COM QUE ELES PERCEBAM QUE A GEOGRAFIA NÃO É DECOREBA, ENFATIZAMOS QUE É IMPORTANTE QUE OS ALUNOS TENHAM ESSAS AULAS PRÁTICAS POIS MUITAS VEZES O ASSUNTO ACABA SENDO UM POUCO ENFADONHO, COM AS OFICINAS PODEMOS OBSERVAR QUE OS ALUNOS TIVERAM UMA FACILIDADE MAIOR DE APRENDIZAGEM, PORÉM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FICARAM DEFASADAS DEVIDO A PANDEMIA."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA, ENSINO REMOTO, TECNOLOGIA ACESSÍVEL, EDUCAÇÃO DO FUNDAMENTAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID1404_07122021161815"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAINE SANTANA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LAINE"
    "autor_email" => "laine12santoss@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

REFLEXÃO DAS VIVÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), ESSA OPORTUNIDADE QUE O PROGRAMA NOS DÁ É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS COM ALGUNS DIAS DESSA CONVIVÊNCIA COM OS ALUNOS MESMO REMOTAMENTE PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS SE ACOSTUMAM COM A NOSSA PRESENÇA TENDO MAIS AUXÍLIO NAS AULAS E ALGUNS ENTRAM EM CONTATO COM A GENTE PARA PEDIR AUXÍLIO NAS ATIVIDADES QUE SÃO DADAS EM SALA DE AULA VIRTUAL E TAMBÉM POSTADAS NO GRUPO DE WHATSAPP, DURANTE ESSE TEMPO EM QUE ESTAMOS PARTICIPANDO DO PROJETO REALIZAMOS ALGUMAS INTERAÇÕES E OFICINAS NA SALA DE AULA VIRTUAL COM OS ALUNOS, AS INTERAÇÕES SÃO FEITAS JUNTO COM O PROFESSOR SUPERVISOR ONDE TRAZEMOS VÍDEOS, IMAGENS QUE SEJAM DIDÁTICAS PARA QUE ESTIMULE O PENSAR DO ALUNO SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, AS OFICINAS SÃO MINISTRADAS TAMBÉM COM ESSA “PEGADA” DE PROVOCAR O ALUNO E AJUDÁ-LO A ELABORAR UMA OPINIÃO CRÍTICA SOBRE O ASSUNTO, AS OFICINAS É UMA MANEIRA DE FAZER COM QUE OS ALUNOS SE DESPRENDEM MAIS DA SALA DE AULA NO SENTIDO QUE O MESMO POSSA APRENDER O CONTEÚDO DE UMA FORMA MAIS DESCONTRAÍDA MESMO QUE VIRTUALMENTE E FAZER COM QUE ELES PERCEBAM QUE A GEOGRAFIA NÃO É DECOREBA, ENFATIZAMOS QUE É IMPORTANTE QUE OS ALUNOS TENHAM ESSAS AULAS PRÁTICAS POIS MUITAS VEZES O ASSUNTO ACABA SENDO UM POUCO ENFADONHO, COM AS OFICINAS PODEMOS OBSERVAR QUE OS ALUNOS TIVERAM UMA FACILIDADE MAIOR DE APRENDIZAGEM, PORÉM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FICARAM DEFASADAS DEVIDO A PANDEMIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.