Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ALQUIMIA E QUÍMICA: SERÁ QUE SÃO PARENTES?

Palavra-chaves: ALQUIMIA, QUÍMICA MODERNA, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, LETRAMENTO CIENTÍFICO, Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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      \tPARTINDO DA VISÃO ARISTOTÉLICA PARA A FORMAÇÃO DA MATÉRIA, PASSANDO PELAS CONTROVÉRSIAS NA MEDICINA DE GALENO E PARACELSO E CHEGANDO AO SURGIMENTO DA QUÍMICA MODERNA, A OFICINA SEGUIU UM MODELO INTERATIVO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, BUSCANDO INICIALMENTE UMA ABORDAGEM DIALÓGICA PARTINDO DAS PERCEPÇÕES EXISTENTES SOBRE ALQUIMIA E EVOLUINDO AOS POUCOS PARA UMA ABORDAGEM DE AUTORIDADE, CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM ESPIRAL E SEMPRE TRAZENDO EXEMPLOS CONCRETOS E BOAS REFERÊNCIAS SEM PERDER DE VISTA UM AMBIENTE CONFORTÁVEL PARA OS ALUNOS EXPOREM SUAS OPINIÕES E DÚVIDAS. \r\n
      \tDE MANEIRA GERAL, A OFICINA PERMITIU, A PARTIR DO CONTRASTE TEÓRICO ENTRE A ALQUIMIA E A QUÍMICA MODERNA, QUE OS ESTUDANTES COMPREENDESSEM AS DIFERENÇAS EPISTEMOLÓGICAS E ONTOLÓGICAS ENTRE AS DUAS FORMAS DE CONHECIMENTO E PERCEBESSEM AS RELAÇÕES QUE CARREGAM, SENDO UM FORMATO DE AULA BEM RECEBIDO PELOS ALUNOS.
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A OFICINA “ALQUIMIA E QUÍMICA: SERÁ QUE SÃO PARENTES?” FOI MINISTRADA POR UM GRUPO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA AOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL BUENOS AIRES PARA TRAZER UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E REFORÇAR O PAPEL DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE VISANDO AO LETRAMENTO CIENTÍFICO DOS ESTUDANTES. PARTINDO DA VISÃO ARISTOTÉLICA PARA A FORMAÇÃO DA MATÉRIA, PASSANDO PELAS CONTROVÉRSIAS NA MEDICINA DE GALENO E PARACELSO E CHEGANDO AO SURGIMENTO DA QUÍMICA MODERNA, A OFICINA SEGUIU UM MODELO INTERATIVO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, BUSCANDO INICIALMENTE UMA ABORDAGEM DIALÓGICA PARTINDO DAS PERCEPÇÕES EXISTENTES SOBRE ALQUIMIA E EVOLUINDO AOS POUCOS PARA UMA ABORDAGEM DE AUTORIDADE, CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM ESPIRAL E SEMPRE TRAZENDO EXEMPLOS CONCRETOS E BOAS REFERÊNCIAS SEM PERDER DE VISTA UM AMBIENTE CONFORTÁVEL PARA OS ALUNOS EXPOREM SUAS OPINIÕES E DÚVIDAS. DE MANEIRA GERAL, A OFICINA PERMITIU, A PARTIR DO CONTRASTE TEÓRICO ENTRE A ALQUIMIA E A QUÍMICA MODERNA, QUE OS ESTUDANTES COMPREENDESSEM AS DIFERENÇAS EPISTEMOLÓGICAS E ONTOLÓGICAS ENTRE AS DUAS FORMAS DE CONHECIMENTO E PERCEBESSEM AS RELAÇÕES QUE CARREGAM, SENDO UM FORMATO DE AULA BEM RECEBIDO PELOS ALUNOS.

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