Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, TICS, CITOLOGIA, METODOLOGIA ATIVA, Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85068
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 369
    "inscrito_id" => 1168
    "titulo" => """
      UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E \r\n
      COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE \r\n
      EXPERIÊNCIA NO PIBID
      """
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO OBJETIVA RELATAR EXPERIÊNCIAS VIVIDAS COM ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO\r\n
      MÉDIO, DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANA PONTES FRANCEZ, SITUADA NO MUNICÍPIO\r\n
      DE TUCURUÍ/PA. O FOCO DO TRABALHO FOI A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E\r\n
      COMUNICAÇÃO (TICS), PARA MELHORAR O ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS.\r\n
      ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA\r\n
      (PIBID), PÔDE-SE PERCEBER QUE O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DAS TICS SÃO BEM\r\n
      ACEITAS ENTRE OS JOVENS, ELAS AUXILIAM NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO E PROMOVEM UM\r\n
      APRENDIZADO MAIS DINÂMICO E EFICIENTE. COM ISSO, ATRAVÉS DE AULAS DINÂMICAS E\r\n
      LÚDICAS, REALIZOU-SE TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE ALUNOS, PROFESSORES E FUTUROS\r\n
      PROFESSORES, RESPEITANDO SEMPRE O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS EDUCANDOS. OBSERVOU-SE\r\n
      TAMBÉM QUE, APESAR DE ALGUMAS DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, OS\r\n
      RESULTADOS ENCONTRADOS FORAM POSITIVOS, VISTO QUE OS ESTUDANTES PUDERAM ASSOCIAR O\r\n
      CONHECIMENTO ATUAL COM CONTEÚDOS JÁ ABORDADOS EM AULAS ANTERIORES, E TAMBÉM AO\r\n
      SEU COTIDIANO, PROMOVENDO ASSIM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, TICS, CITOLOGIA, METODOLOGIA ATIVA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1168_26102021183720.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA LOPES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MILENA"
    "autor_email" => "milenalopes1718@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85068
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 369
    "inscrito_id" => 1168
    "titulo" => """
      UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E \r\n
      COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE \r\n
      EXPERIÊNCIA NO PIBID
      """
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO OBJETIVA RELATAR EXPERIÊNCIAS VIVIDAS COM ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO\r\n
      MÉDIO, DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANA PONTES FRANCEZ, SITUADA NO MUNICÍPIO\r\n
      DE TUCURUÍ/PA. O FOCO DO TRABALHO FOI A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E\r\n
      COMUNICAÇÃO (TICS), PARA MELHORAR O ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS.\r\n
      ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA\r\n
      (PIBID), PÔDE-SE PERCEBER QUE O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DAS TICS SÃO BEM\r\n
      ACEITAS ENTRE OS JOVENS, ELAS AUXILIAM NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO E PROMOVEM UM\r\n
      APRENDIZADO MAIS DINÂMICO E EFICIENTE. COM ISSO, ATRAVÉS DE AULAS DINÂMICAS E\r\n
      LÚDICAS, REALIZOU-SE TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE ALUNOS, PROFESSORES E FUTUROS\r\n
      PROFESSORES, RESPEITANDO SEMPRE O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS EDUCANDOS. OBSERVOU-SE\r\n
      TAMBÉM QUE, APESAR DE ALGUMAS DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, OS\r\n
      RESULTADOS ENCONTRADOS FORAM POSITIVOS, VISTO QUE OS ESTUDANTES PUDERAM ASSOCIAR O\r\n
      CONHECIMENTO ATUAL COM CONTEÚDOS JÁ ABORDADOS EM AULAS ANTERIORES, E TAMBÉM AO\r\n
      SEU COTIDIANO, PROMOVENDO ASSIM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, TICS, CITOLOGIA, METODOLOGIA ATIVA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1168_26102021183720.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA LOPES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MILENA"
    "autor_email" => "milenalopes1718@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESTE ESTUDO OBJETIVA RELATAR EXPERIÊNCIAS VIVIDAS COM ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANA PONTES FRANCEZ, SITUADA NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ/PA. O FOCO DO TRABALHO FOI A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), PARA MELHORAR O ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS. ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), PÔDE-SE PERCEBER QUE O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DAS TICS SÃO BEM ACEITAS ENTRE OS JOVENS, ELAS AUXILIAM NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO E PROMOVEM UM APRENDIZADO MAIS DINÂMICO E EFICIENTE. COM ISSO, ATRAVÉS DE AULAS DINÂMICAS E LÚDICAS, REALIZOU-SE TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE ALUNOS, PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES, RESPEITANDO SEMPRE O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS EDUCANDOS. OBSERVOU-SE TAMBÉM QUE, APESAR DE ALGUMAS DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, OS RESULTADOS ENCONTRADOS FORAM POSITIVOS, VISTO QUE OS ESTUDANTES PUDERAM ASSOCIAR O CONHECIMENTO ATUAL COM CONTEÚDOS JÁ ABORDADOS EM AULAS ANTERIORES, E TAMBÉM AO SEU COTIDIANO, PROMOVENDO ASSIM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.