Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

VIVÊNCIAS E DESAFIOS NO ESTÁGIO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES EM FORMATO DE ENSINO ON LINE

Palavra-chaves: MEDIAÇÃO DIDÁTICA, ABORDAGENS DE ENSINO, GEOGRAFIA ESCOLAR, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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TAL CONTEXTO FAVORECEU A IDENTIFICAÇÃO DE DESAFIOS, MUITOS DELES ASSOCIADOS AO FORMATO DE ENSINO ON LINE, DE MODO A SE BUSCAR SOLIDEZ NO TRATAMENTO TEÓRICO E METODOLÓGICO DOS TEMAS-CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO ALVOS DA AÇÃO E RIQUEZA DE INTERAÇÃO, PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES. O ESTÁGIO DEVE SER ENTENDIDO COMO CAMPO DE AÇÃO GUIADO POR PRÁTICAS REFLEXIVAS, ONDE A TEORIA EMBASA A PRÁTICA, GERANDO QUESTIONAMENTOS SOBRE A AÇÃO, ENCONTROS-CONFRONTOS DIVERSOS, CRIANDO NOVAS TEORIAS, E ASSIM SUPERANDO A VISÃO DE COMPONENTE QUE REQUER APENAS O CUMPRIMENTO DE FASES E PROCESSOS BUROCRÁTICOS, E QUE NÃO OPORTUNIZA EXPERIÊNCIAS RICAS EM PROBLEMATIZAÇÃO DAS AÇÕES, POR MEIO DE ANÁLISES E REFLEXÕES CRÍTICAS DAS VIVÊNCIAS E DESAFIOS ENFRENTADOS EM SALA DE AULA. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III POSSIBILITA A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, NUMA DIMENSÃO DE AÇÃO VOLTADA À IDENTIFICAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA E DE POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS IDENTIFICADOS, FAVORECENDO ASSIM UM ENCONTRO ENTRE CONHECIMENTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS PRÓPRIOS DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA E CONHECIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NECESSÁRIOS À EFETIVAÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLA NO ENSINO MÉDIO. NO DECORRER DO TRABALHO SERÃO EXPLORADOS OS MOMENTOS DO ESTÁGIO, O PROCESSO METODOLÓGICO DE PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DIDÁTICAS, QUE ENVOLVEU PESQUISA DE MATERIAIS, DE RECURSOS E LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PARA O TRATAMENTO DO CONTEÚDO TRABALHADO, AS PRÁTICAS REALIZADAS EM SALA DE AULA, BEM COMO SERÁ FEITA UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES OBSERVADAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA. NESSE SENTIDO, PRETENDE-SE COM ESTE TEXTO DISCORRER SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM TURMA DE INTEGRADO DO 4º ANO DO IFBA E QUE BUSCARAM CONTEMPLAR NO MOMENTO DA REGÊNCIA O TRABALHO COM O CONTEÚDO LITORAL BAIANO. A DEFINIÇÃO DA ABORDAGEM PARA O TRATAMENTO TEÓRICO E METODOLÓGICO DO REFERIDO CONTEÚDO FOI UM DESAFIO IDENTIFICADO NO ESTÁGIO, POIS GEROU INQUIETAÇÕES QUANTO À ESTRUTURAÇÃO DOS CAMINHOS PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DAS QUESTÕES PERTINENTES AO TEMA E ENTENDIMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO DOS CONTEÚDOS, TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE CONTEMPLAR AÇÕES VOLTADAS À EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO ON LINE QUE POSSIBILITASSEM A PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES NOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM VIRTUAIS UTILIZADOS. O DESAFIO ENVOLVEU A CRIAÇÃO DE UMA ATMOSFERA PARTICIPATIVA, ALINHANDO OS CONTEÚDOS DISCIPLINARES COM O ESPAÇO DE VIVÊNCIA DO ALUNO, COM OBJETIVO DE NÃO SÓ OPORTUNIZAR O ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO E CRIAR UM AMBIENTE PARTICIPATIVO EVITANDO AULAS-MONÓLOGO, MAS TAMBÉM ATENDER UMA DAS PREMISSAS DO OBJETIVO DE ENSINAR GEOGRAFIA: A COMPREENSÃO DO USO, APROPRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO, TENDO COMO TEMÁTICA ABORDADA: O LITORAL BAIANO. AS ATIVIDADES PRÁTICAS DO ESTÁGIO FORAM DIVIDIDAS EM TRÊS MOMENTOS. O PRIMEIRO MOMENTO FOI MARCADO PELO ENCONTRO ENTRE OS PROFESSORES-ESTAGIÁRIOS E A TURMA E OBJETIVOU A OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO PERFIL DA TURMA FOCO DAS REGÊNCIAS. OS DISCENTES PARTICIPARAM DA ROTINA DAS AULAS E SE DEDICARAM AO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES, SENDO INTENSIFICADO O ESTUDO DOS CONTEÚDOS QUE SERIAM MINISTRADOS MEDIANTE SELEÇÃO E PESQUISA DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA UTILIZAÇÃO NAS AULAS. HOUVE ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE AULA E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM CONSIDERAÇÃO DA LEITURA DO LUGAR DE VIVÊNCIA COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PERSEGUIDA. NO SEGUNDO MOMENTO, NA FASE DE COPARTICIPAÇÃO, OS PROFESSORES-ESTAGIÁRIOS PARTICIPARAM DE FORMA MAIS DIRETA, CONTRIBUINDO COM O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. ESSE MOMENTO COSTUMA SER MARCADO POR UM ESTREITAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR REGENTE E ESTAGIÁRIOS, ONDE OS PROFESSORES-ESTAGIÁRIOS FINALIZAM O PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES FUTURAS. NESSA ETAPA, FOI ASPECTO QUE CAUSOU INQUIETAÇÃO E OPORTUNIZOU APRENDIZADOS, A BOA ESCOLHA DE RECURSOS ATENTOS A ABORDAGEM DE DISCUSSÃO PRETENDIDA PARA A TURMA DE QUARTO ANO DO ENSINO MÉDIO-TÉCNICO DO IFBA. MUITOS ARTIGOS CIENTÍFICOS, FONTES BIBLIOGRÁFICAS, RELATÓRIOS E PESQUISAS FORAM CONSULTADOS E SERVIRAM DE MATERIAIS IMPORTANTES PARA ESTUDO E APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS E CONTEÚDOS REFERENTES AO TEMA ALVO DAS REGÊNCIAS, MAS QUE NÃO PUDERAM SER RECURSOS PARA AS AULAS, TENDO EM VISTA A NÃO ARTICULAÇÃO COM OS OBJETIVOS DE ENSINO PROPOSTOS PARA O NÍVEL/SÉRIE TRABALHADO. O TERCEIRO MOMENTO FOI DEDICADO À EXPERIMENTAÇÃO DO QUE FOI PLANEJADO. FOI ASPECTO DESAFIADOR NO MOMENTO DAS REGÊNCIAS, REALIZAR UMA BOA ARTICULAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DA GEOGRAFIA ACADÊMICA E AS NECESSIDADES E PREOCUPAÇÕES DA GEOGRAFIA ESCOLAR, SOBRETUDO, CONSIDERANDO O INTERESSE DE DESENVOLVER NAS AULAS UMA ATMOSFERA ATRATIVA AO DISCENTE, RICA EM PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES RELATIVAS AO CONTEÚDO E QUE CONTEMPLASSE NOS ESTUDANTES REFLEXÕES VOLTADAS AO ENTENDIMENTO DO QUE É O LITORAL DA BAHIA, DE SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-NATURAIS E DE DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL; DAS DINÂMICAS DE USO E OCUPAÇÃO; DOS CONFLITOS E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS GERADOS PELOS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DESENCADEADOS POR DIVERSOS AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO COSTEIRO BAIANO. NO DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO, FOI POSSÍVEL EXPERIMENTAR SONDAGEM VOLTADA AO DIAGNÓSTICO DE CONHECIMENTO PRÉVIO, EM QUE FOI FEITA INVESTIGAÇÃO DO NÍVEL DE ENTENDIMENTO EXISTENTE SOBRE O QUE COMPÕEM AS PAISAGENS DO LITORAL, O QUE OS ESTUDANTES IDENTIFICAM COMO ELEMENTOS MARCANTES DA PAISAGEM COSTEIRA, COMO SÃO OS MODOS DE VIDA DAS POPULAÇÕES QUE HABITAM O LITORAL, E SE ESSES MODOS DE VIDA TAMBÉM SÃO CARREGADOS DE ASPECTOS CULTURAIS E DE RELAÇÃO COM O LUGAR. EM UM OUTRO MOMENTO DIDÁTICO, IMAGENS PUDERAM SER UTILIZADAS PARA EXPOR AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-NATURAIS VISANDO EXPLORAR COMO SE DÃO AS OCUPAÇÕES NESSE ESPAÇO, COMO A DEGRADAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, FRUTO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS COMO A SILVICULTURA, E DA MANIFESTAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS E INDUSTRIAIS, VEM AFETANDO O MODO DE VIDA DE MUITAS COMUNIDADES TRADICIONAIS. 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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA, VISANDO VALORIZAR AS VIVÊNCIAS, OS MOMENTOS DE AÇÃO-REFLEXÃO E OS DESAFIOS DA PRÁTICA COMO CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL. PARA ISSO, BUSCA-SE CONSIDERAR AS EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, COMPONENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, NO SEMESTRE 2021.1, SEMESTRE EM QUE HOUVE REOFERTA DOS ESTÁGIOS DAS LICENCIATURAS DO CAMPUS SALVADOR, APÓS PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS, DEVIDO A SITUAÇÃO DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS - COVID-19. NO REFERIDO SEMESTRE, AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS EM TURMA DE INTEGRADO DO 4º ANO DO IFBA, MEDIANTE PROCEDIMENTOS DE ENSINO EM FORMATO REMOTO, UTILIZANDO-SE DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E USO DE PLATAFORMAS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. TAL CONTEXTO FAVORECEU A IDENTIFICAÇÃO DE DESAFIOS, MUITOS DELES ASSOCIADOS AO FORMATO DE ENSINO ON LINE, DE MODO A SE BUSCAR SOLIDEZ NO TRATAMENTO TEÓRICO E METODOLÓGICO DOS TEMAS-CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO ALVOS DA AÇÃO E RIQUEZA DE INTERAÇÃO, PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES. O ESTÁGIO DEVE SER ENTENDIDO COMO CAMPO DE AÇÃO GUIADO POR PRÁTICAS REFLEXIVAS, ONDE A TEORIA EMBASA A PRÁTICA, GERANDO QUESTIONAMENTOS SOBRE A AÇÃO, ENCONTROS-CONFRONTOS DIVERSOS, CRIANDO NOVAS TEORIAS, E ASSIM SUPERANDO A VISÃO DE COMPONENTE QUE REQUER APENAS O CUMPRIMENTO DE FASES E PROCESSOS BUROCRÁTICOS, E QUE NÃO OPORTUNIZA EXPERIÊNCIAS RICAS EM PROBLEMATIZAÇÃO DAS AÇÕES, POR MEIO DE ANÁLISES E REFLEXÕES CRÍTICAS DAS VIVÊNCIAS E DESAFIOS ENFRENTADOS EM SALA DE AULA. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III POSSIBILITA A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, NUMA DIMENSÃO DE AÇÃO VOLTADA À IDENTIFICAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA E DE POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS IDENTIFICADOS, FAVORECENDO ASSIM UM ENCONTRO ENTRE CONHECIMENTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS PRÓPRIOS DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA E CONHECIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NECESSÁRIOS À EFETIVAÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLA NO ENSINO MÉDIO. NO DECORRER DO TRABALHO SERÃO EXPLORADOS OS MOMENTOS DO ESTÁGIO, O PROCESSO METODOLÓGICO DE PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DIDÁTICAS, QUE ENVOLVEU PESQUISA DE MATERIAIS, DE RECURSOS E LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PARA O TRATAMENTO DO CONTEÚDO TRABALHADO, AS PRÁTICAS REALIZADAS EM SALA DE AULA, BEM COMO SERÁ FEITA UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES OBSERVADAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA. NESSE SENTIDO, PRETENDE-SE COM ESTE TEXTO DISCORRER SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM TURMA DE INTEGRADO DO 4º ANO DO IFBA E QUE BUSCARAM CONTEMPLAR NO MOMENTO DA REGÊNCIA O TRABALHO COM O CONTEÚDO LITORAL BAIANO. A DEFINIÇÃO DA ABORDAGEM PARA O TRATAMENTO TEÓRICO E METODOLÓGICO DO REFERIDO CONTEÚDO FOI UM DESAFIO IDENTIFICADO NO ESTÁGIO, POIS GEROU INQUIETAÇÕES QUANTO À ESTRUTURAÇÃO DOS CAMINHOS PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DAS QUESTÕES PERTINENTES AO TEMA E ENTENDIMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO DOS CONTEÚDOS, TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE CONTEMPLAR AÇÕES VOLTADAS À EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO ON LINE QUE POSSIBILITASSEM A PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES NOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM VIRTUAIS UTILIZADOS. O DESAFIO ENVOLVEU A CRIAÇÃO DE UMA ATMOSFERA PARTICIPATIVA, ALINHANDO OS CONTEÚDOS DISCIPLINARES COM O ESPAÇO DE VIVÊNCIA DO ALUNO, COM OBJETIVO DE NÃO SÓ OPORTUNIZAR O ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO E CRIAR UM AMBIENTE PARTICIPATIVO EVITANDO AULAS-MONÓLOGO, MAS TAMBÉM ATENDER UMA DAS PREMISSAS DO OBJETIVO DE ENSINAR GEOGRAFIA: A COMPREENSÃO DO USO, APROPRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO, TENDO COMO TEMÁTICA ABORDADA: O LITORAL BAIANO. AS ATIVIDADES PRÁTICAS DO ESTÁGIO FORAM DIVIDIDAS EM TRÊS MOMENTOS. O PRIMEIRO MOMENTO FOI MARCADO PELO ENCONTRO ENTRE OS PROFESSORES-ESTAGIÁRIOS E A TURMA E OBJETIVOU A OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO PERFIL DA TURMA FOCO DAS REGÊNCIAS. OS DISCENTES PARTICIPARAM DA ROTINA DAS AULAS E SE DEDICARAM AO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES, SENDO INTENSIFICADO O ESTUDO DOS CONTEÚDOS QUE SERIAM MINISTRADOS MEDIANTE SELEÇÃO E PESQUISA DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA UTILIZAÇÃO NAS AULAS. HOUVE ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE AULA E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM CONSIDERAÇÃO DA LEITURA DO LUGAR DE VIVÊNCIA COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PERSEGUIDA. NO SEGUNDO MOMENTO, NA FASE DE COPARTICIPAÇÃO, OS PROFESSORES-ESTAGIÁRIOS PARTICIPARAM DE FORMA MAIS DIRETA, CONTRIBUINDO COM O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. ESSE MOMENTO COSTUMA SER MARCADO POR UM ESTREITAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR REGENTE E ESTAGIÁRIOS, ONDE OS PROFESSORES-ESTAGIÁRIOS FINALIZAM O PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES FUTURAS. NESSA ETAPA, FOI ASPECTO QUE CAUSOU INQUIETAÇÃO E OPORTUNIZOU APRENDIZADOS, A BOA ESCOLHA DE RECURSOS ATENTOS A ABORDAGEM DE DISCUSSÃO PRETENDIDA PARA A TURMA DE QUARTO ANO DO ENSINO MÉDIO-TÉCNICO DO IFBA. MUITOS ARTIGOS CIENTÍFICOS, FONTES BIBLIOGRÁFICAS, RELATÓRIOS E PESQUISAS FORAM CONSULTADOS E SERVIRAM DE MATERIAIS IMPORTANTES PARA ESTUDO E APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS E CONTEÚDOS REFERENTES AO TEMA ALVO DAS REGÊNCIAS, MAS QUE NÃO PUDERAM SER RECURSOS PARA AS AULAS, TENDO EM VISTA A NÃO ARTICULAÇÃO COM OS OBJETIVOS DE ENSINO PROPOSTOS PARA O NÍVEL/SÉRIE TRABALHADO. O TERCEIRO MOMENTO FOI DEDICADO À EXPERIMENTAÇÃO DO QUE FOI PLANEJADO. FOI ASPECTO DESAFIADOR NO MOMENTO DAS REGÊNCIAS, REALIZAR UMA BOA ARTICULAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO DA GEOGRAFIA ACADÊMICA E AS NECESSIDADES E PREOCUPAÇÕES DA GEOGRAFIA ESCOLAR, SOBRETUDO, CONSIDERANDO O INTERESSE DE DESENVOLVER NAS AULAS UMA ATMOSFERA ATRATIVA AO DISCENTE, RICA EM PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES RELATIVAS AO CONTEÚDO E QUE CONTEMPLASSE NOS ESTUDANTES REFLEXÕES VOLTADAS AO ENTENDIMENTO DO QUE É O LITORAL DA BAHIA, DE SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-NATURAIS E DE DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL; DAS DINÂMICAS DE USO E OCUPAÇÃO; DOS CONFLITOS E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS GERADOS PELOS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DESENCADEADOS POR DIVERSOS AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO COSTEIRO BAIANO. NO DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO, FOI POSSÍVEL EXPERIMENTAR SONDAGEM VOLTADA AO DIAGNÓSTICO DE CONHECIMENTO PRÉVIO, EM QUE FOI FEITA INVESTIGAÇÃO DO NÍVEL DE ENTENDIMENTO EXISTENTE SOBRE O QUE COMPÕEM AS PAISAGENS DO LITORAL, O QUE OS ESTUDANTES IDENTIFICAM COMO ELEMENTOS MARCANTES DA PAISAGEM COSTEIRA, COMO SÃO OS MODOS DE VIDA DAS POPULAÇÕES QUE HABITAM O LITORAL, E SE ESSES MODOS DE VIDA TAMBÉM SÃO CARREGADOS DE ASPECTOS CULTURAIS E DE RELAÇÃO COM O LUGAR. EM UM OUTRO MOMENTO DIDÁTICO, IMAGENS PUDERAM SER UTILIZADAS PARA EXPOR AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-NATURAIS VISANDO EXPLORAR COMO SE DÃO AS OCUPAÇÕES NESSE ESPAÇO, COMO A DEGRADAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, FRUTO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS COMO A SILVICULTURA, E DA MANIFESTAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS E INDUSTRIAIS, VEM AFETANDO O MODO DE VIDA DE MUITAS COMUNIDADES TRADICIONAIS. FOI POSSÍVEL DESTACAR A DIVERSIDADE DE SISTEMAS NATURAIS EXISTENTES, AMBIENTES BIOFÍSICOS SINGULARES, E TRABALHAR O LITORAL COMO ESPAÇO MARCADO POR GRANDE INTENSIDADE DE USOS DISTINTOS, QUE REMONTAM A PROCESSOS HISTÓRICOS DE OCUPAÇÃO, EM QUE ATIVIDADES INDUSTRIAIS, PORTUÁRIAS E DE TURISMO E LAZER, COEXISTEM DE MANEIRA SIMULTÂNEA COM POPULAÇÕES QUE VIVEM EM MODO DE VIDA TRADICIONAL. RECURSOS COMO REPORTAGENS E VÍDEOS EXPONDO MODOS DE VIDA E SITUAÇÃO DE DIFICULDADE DE COMUNIDADE DE PESCADORES E MARISQUEIRAS LOCALIZADA NA BAIA DE TODOS OS SANTOS FORAM UTILIZADOS PARA A PROMOÇÃO DE DEBATE E TAMBÉM GERARAM O INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS POR SE TRATAR DE CONTEÚDO QUE EXPLORA A REALIDADE PRÓXIMA. TODAS AS AÇÕES BUSCARAM CONTEMPLAR POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O FORMATO DE AULA SÍNCRONA, FAZENDO PENSAR NOS MOMENTOS DA AULA, NOS RECURSOS A SEREM UTILIZADOS PARA QUE O CONTEÚDO PUDESSE SER PROBLEMATIZADO, GERANDO RACIOCÍNIOS GEOGRÁFICOS IMPORTANTES. TAIS ASPECTOS CONTRIBUÍRAM PARA O ENTENDIMENTO DE QUE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR É CADA VEZ MAIS COMPLEXA, DESAFIADORA E É, A TODO TEMPO, MARCADA POR NOVOS E RICOS APRENDIZADOS.

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