Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

(BIO)DOCÊNCIA NO GRUPO DE PESQUISA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES).

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

A escrita em andamento visa analisar as ações do grupo de pesquisa: Gênero e Política: Debates contemporâneos em educação da UEMG, unidade de Barbacena-MG. O intuito é entender como tais ações podem ser consideradas (bio)docências, uma vez que, conseguem proporcionar a desconstrução de práticas conservadoras sobre o corpo, o gênero e a sexualidade dentro de uma instituição de ensino, contribuindo para uma convergência com os direitos humanos, inclusão social e cidadania plena de quem participa do grupo e de quem é beneficiado com suas ações. Ou seja, um grupo de pesquisa tem o potencial para proporcionar práticas pedagógicas que problematizam as relações de poderes e abarca um currículo da educação sexual, algo que, na maioria das vezes, não está contemplado no currículo da graduação. A pesquisa de caráter qualitativo apresenta uma abordagem bibliográfica e participante, uma vez que, somos participantes do grupo que iremos descrever as ações, analisando-as no viés da (bio)docências, com o aporte teórico de Louro, Furlani, Foucault e Larrosa, entre outros autores que pudermos dialogar. Todo grupo de pesquisa é importante, pois, fomentam a pesquisa dentro da Universidade, e, sobretudo os que conseguem estender suas ações oferecendo minicursos, oficinas, palestras, monitoria, entre tantas oportunidades que levem o corpo discente a alcançar uma cidadania plena para além de sala de aula. Portanto, entendemos que se trata de uma política pública universitária que, oferecem práticas de significação e de identidades, além da crítica aos modelos de dominação contidos, por exemplo, no determinismo biológico, a contribuição para a formação das estudantes é singular para a responsabilidade de atuar no combate as discriminações e a favor da construção de uma pedagogia da sexualidade.

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