(BIO)DOCÊNCIA NO GRUPO DE PESQUISA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES).
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121462 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 461 "titulo" => "(BIO)DOCÊNCIA NO GRUPO DE PESQUISA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES)." "resumo" => "A escrita em andamento visa analisar as ações do grupo de pesquisa: Gênero e Política: Debates contemporâneos em educação da UEMG, unidade de Barbacena-MG. O intuito é entender como tais ações podem ser consideradas (bio)docências, uma vez que, conseguem proporcionar a desconstrução de práticas conservadoras sobre o corpo, o gênero e a sexualidade dentro de uma instituição de ensino, contribuindo para uma convergência com os direitos humanos, inclusão social e cidadania plena de quem participa do grupo e de quem é beneficiado com suas ações. Ou seja, um grupo de pesquisa tem o potencial para proporcionar práticas pedagógicas que problematizam as relações de poderes e abarca um currículo da educação sexual, algo que, na maioria das vezes, não está contemplado no currículo da graduação. A pesquisa de caráter qualitativo apresenta uma abordagem bibliográfica e participante, uma vez que, somos participantes do grupo que iremos descrever as ações, analisando-as no viés da (bio)docências, com o aporte teórico de Louro, Furlani, Foucault e Larrosa, entre outros autores que pudermos dialogar. Todo grupo de pesquisa é importante, pois, fomentam a pesquisa dentro da Universidade, e, sobretudo os que conseguem estender suas ações oferecendo minicursos, oficinas, palestras, monitoria, entre tantas oportunidades que levem o corpo discente a alcançar uma cidadania plena para além de sala de aula. Portanto, entendemos que se trata de uma política pública universitária que, oferecem práticas de significação e de identidades, além da crítica aos modelos de dominação contidos, por exemplo, no determinismo biológico, a contribuição para a formação das estudantes é singular para a responsabilidade de atuar no combate as discriminações e a favor da construção de uma pedagogia da sexualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID461_TB56_24042025200257.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL APARECIDA PEREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.241077058@discente.uemg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121462 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 461 "titulo" => "(BIO)DOCÊNCIA NO GRUPO DE PESQUISA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES)." "resumo" => "A escrita em andamento visa analisar as ações do grupo de pesquisa: Gênero e Política: Debates contemporâneos em educação da UEMG, unidade de Barbacena-MG. O intuito é entender como tais ações podem ser consideradas (bio)docências, uma vez que, conseguem proporcionar a desconstrução de práticas conservadoras sobre o corpo, o gênero e a sexualidade dentro de uma instituição de ensino, contribuindo para uma convergência com os direitos humanos, inclusão social e cidadania plena de quem participa do grupo e de quem é beneficiado com suas ações. Ou seja, um grupo de pesquisa tem o potencial para proporcionar práticas pedagógicas que problematizam as relações de poderes e abarca um currículo da educação sexual, algo que, na maioria das vezes, não está contemplado no currículo da graduação. A pesquisa de caráter qualitativo apresenta uma abordagem bibliográfica e participante, uma vez que, somos participantes do grupo que iremos descrever as ações, analisando-as no viés da (bio)docências, com o aporte teórico de Louro, Furlani, Foucault e Larrosa, entre outros autores que pudermos dialogar. Todo grupo de pesquisa é importante, pois, fomentam a pesquisa dentro da Universidade, e, sobretudo os que conseguem estender suas ações oferecendo minicursos, oficinas, palestras, monitoria, entre tantas oportunidades que levem o corpo discente a alcançar uma cidadania plena para além de sala de aula. Portanto, entendemos que se trata de uma política pública universitária que, oferecem práticas de significação e de identidades, além da crítica aos modelos de dominação contidos, por exemplo, no determinismo biológico, a contribuição para a formação das estudantes é singular para a responsabilidade de atuar no combate as discriminações e a favor da construção de uma pedagogia da sexualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID461_TB56_24042025200257.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL APARECIDA PEREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.241077058@discente.uemg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }