Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

NARRATIVAS (BIO)DOCENTES E EDUCAÇÃO SEXUAL NOS ESTÁGIOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS/BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121746
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 568
    "inscrito_id" => 1337
    "titulo" => "NARRATIVAS (BIO)DOCENTES E EDUCAÇÃO SEXUAL NOS ESTÁGIOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS/BIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de vivências/experiências durante os estágios curriculares em Ciências/Biologia do/a (co)autor/a em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio do Cariri cearense. Vale destacar que este trabalho constitui narrativas (auto)biográficas construídas durante os estágios, posto que, buscamos tecer problematizações e questionamentos por meio dessas experiências que nos provocam interpelações e modos de subjetivação docente. Desse modo, para tais problematizações, objetivamos descrever e analisar dois instrumentos didáticos-metodológicos utilizados durante os estágios em Ciências/Biologia aos quais reconhecemos como artefatos culturais e máquinas de ensinar Ciências/Biologia em uma perspectiva pós-crítica: um vídeo da médica ginecologista e obstetra Marcela Mc Gowan: “A virgindade é um mito” — disponível no YouTube — e a produção de quadrinhos entre os/as alunos/as do Ensino Médio. Nesse sentido, no estágio em Ciências, destacamos que a problematização do vídeo “A virgindade é um mito” possibilita uma desnaturalização de incoerências anatômicas acerca da “virgindade” feminina, ao discutirmos a relação entre corpo e cultura, questionando discursos essencialistas e normativos sobre sexualidade, além de disseminar (in)formações sobre uma Educação Sexual “além do Biológico”, visando um Ensino de Ciências/Biologia sobre/para/com vidas, pois abordamos temáticas socioculturais e questões como adolescência, puberdade e sistemas sexuais e endócrino para além do viés biologicista. Além desse artefato, sinalizamos limites e possibilidades da produção de quadrinhos que ocorreu durante o Estágio Curricular Supervisionado em Biologia II. Com base na leitura do texto “Guia para Pais: Mitos e Tabus - Educação Sexual”, estudantes do Ensino Médio realizaram a produção dos quadrinhos sobre a temática, visando destacar entendimentos e aprendizados sobre sexualidade, corpo e gênero."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1337_TB568_27052025110136.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAILSON DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAILSON SILVA"
    "autor_email" => "tailson.santos@aluno.ufca.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121746
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 568
    "inscrito_id" => 1337
    "titulo" => "NARRATIVAS (BIO)DOCENTES E EDUCAÇÃO SEXUAL NOS ESTÁGIOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS/BIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de vivências/experiências durante os estágios curriculares em Ciências/Biologia do/a (co)autor/a em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio do Cariri cearense. Vale destacar que este trabalho constitui narrativas (auto)biográficas construídas durante os estágios, posto que, buscamos tecer problematizações e questionamentos por meio dessas experiências que nos provocam interpelações e modos de subjetivação docente. Desse modo, para tais problematizações, objetivamos descrever e analisar dois instrumentos didáticos-metodológicos utilizados durante os estágios em Ciências/Biologia aos quais reconhecemos como artefatos culturais e máquinas de ensinar Ciências/Biologia em uma perspectiva pós-crítica: um vídeo da médica ginecologista e obstetra Marcela Mc Gowan: “A virgindade é um mito” — disponível no YouTube — e a produção de quadrinhos entre os/as alunos/as do Ensino Médio. Nesse sentido, no estágio em Ciências, destacamos que a problematização do vídeo “A virgindade é um mito” possibilita uma desnaturalização de incoerências anatômicas acerca da “virgindade” feminina, ao discutirmos a relação entre corpo e cultura, questionando discursos essencialistas e normativos sobre sexualidade, além de disseminar (in)formações sobre uma Educação Sexual “além do Biológico”, visando um Ensino de Ciências/Biologia sobre/para/com vidas, pois abordamos temáticas socioculturais e questões como adolescência, puberdade e sistemas sexuais e endócrino para além do viés biologicista. Além desse artefato, sinalizamos limites e possibilidades da produção de quadrinhos que ocorreu durante o Estágio Curricular Supervisionado em Biologia II. Com base na leitura do texto “Guia para Pais: Mitos e Tabus - Educação Sexual”, estudantes do Ensino Médio realizaram a produção dos quadrinhos sobre a temática, visando destacar entendimentos e aprendizados sobre sexualidade, corpo e gênero."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1337_TB568_27052025110136.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAILSON DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAILSON SILVA"
    "autor_email" => "tailson.santos@aluno.ufca.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O presente trabalho é fruto de vivências/experiências durante os estágios curriculares em Ciências/Biologia do/a (co)autor/a em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio do Cariri cearense. Vale destacar que este trabalho constitui narrativas (auto)biográficas construídas durante os estágios, posto que, buscamos tecer problematizações e questionamentos por meio dessas experiências que nos provocam interpelações e modos de subjetivação docente. Desse modo, para tais problematizações, objetivamos descrever e analisar dois instrumentos didáticos-metodológicos utilizados durante os estágios em Ciências/Biologia aos quais reconhecemos como artefatos culturais e máquinas de ensinar Ciências/Biologia em uma perspectiva pós-crítica: um vídeo da médica ginecologista e obstetra Marcela Mc Gowan: “A virgindade é um mito” — disponível no YouTube — e a produção de quadrinhos entre os/as alunos/as do Ensino Médio. Nesse sentido, no estágio em Ciências, destacamos que a problematização do vídeo “A virgindade é um mito” possibilita uma desnaturalização de incoerências anatômicas acerca da “virgindade” feminina, ao discutirmos a relação entre corpo e cultura, questionando discursos essencialistas e normativos sobre sexualidade, além de disseminar (in)formações sobre uma Educação Sexual “além do Biológico”, visando um Ensino de Ciências/Biologia sobre/para/com vidas, pois abordamos temáticas socioculturais e questões como adolescência, puberdade e sistemas sexuais e endócrino para além do viés biologicista. Além desse artefato, sinalizamos limites e possibilidades da produção de quadrinhos que ocorreu durante o Estágio Curricular Supervisionado em Biologia II. Com base na leitura do texto “Guia para Pais: Mitos e Tabus - Educação Sexual”, estudantes do Ensino Médio realizaram a produção dos quadrinhos sobre a temática, visando destacar entendimentos e aprendizados sobre sexualidade, corpo e gênero.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.