Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO DO ESTADO DO PARANÁ, ENTRE 2003 A 2023

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121504
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 126
    "inscrito_id" => 581
    "titulo" => "ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO DO ESTADO DO PARANÁ, ENTRE 2003 A 2023"
    "resumo" => "Esta pesquisa investigou a evolução e o impacto das Formações Continuadas em Diversidade Sexual para os(as) docentes do Ensino Médio na rede estadual de ensino do Paraná, com foco no período de 2003 a 2023. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: “Como as orientações curriculares nacionais e estaduais, especialmente a BNCC, tratam dos temas de orientação sexual, educação sexual, sexualidade e gênero, e como essas abordagens se refletem nas formações continuadas oferecidas aos(as) docentes paranaenses?”. Operacionalmente, adotou-se o método qualitativo documental. Os objetivos específicos foram: 1) avaliar as concepções de sexualidade presentes nos documentos curriculares; 2) analisar a evolução das políticas públicas para a formação dos(as) docentes em diversidade sexual no Paraná; e 3) compreender o impacto das mudanças políticas nas ofertas de formação continuada. Os resultados obtidos na avaliação indicam que o arcabouço teórico e conceitual científico que fundamentam as formações, bem como os documentos curriculares nacionais e estaduais, baseia-se nos estudos de Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Michel Foucault, Stuart Hall, Vera Maria Candau e Joan Scott para ancorar as concepções de sexualidade e gênero. Em relação a análise das políticas públicas, constatou-se que as formações continuadas em diversidade sexual no Paraná sofreram um processo de descontinuidade a partir de 2013, com redução significativa das ofertas e mudança nas abordagens pedagógicas. Portanto, compreendeu-se que o impacto das políticas de direita, conservadora e neopentecostais, retiraram a diversidade sexual dos documentos nacionais, o que reverberou nos documentos curriculares estaduais. Desse modo, constatou-se que a abordagem de gênero e sexualidade nos referidos documentos, é uma abordagem cisgênero, heterossexual e branca, pois a ocultação da diversidade sexual nos referidos documentos, pressupõe a norma hegemônica da cisheteronormatividade, como se todo corpo humano ao nascer, já nascesse cisgênero e heterossexual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID581_TB126_12042025130832.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CESAR ALVES DE MEIRA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "CESAR"
    "autor_email" => "czarson@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121504
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 126
    "inscrito_id" => 581
    "titulo" => "ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO DO ESTADO DO PARANÁ, ENTRE 2003 A 2023"
    "resumo" => "Esta pesquisa investigou a evolução e o impacto das Formações Continuadas em Diversidade Sexual para os(as) docentes do Ensino Médio na rede estadual de ensino do Paraná, com foco no período de 2003 a 2023. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: “Como as orientações curriculares nacionais e estaduais, especialmente a BNCC, tratam dos temas de orientação sexual, educação sexual, sexualidade e gênero, e como essas abordagens se refletem nas formações continuadas oferecidas aos(as) docentes paranaenses?”. Operacionalmente, adotou-se o método qualitativo documental. Os objetivos específicos foram: 1) avaliar as concepções de sexualidade presentes nos documentos curriculares; 2) analisar a evolução das políticas públicas para a formação dos(as) docentes em diversidade sexual no Paraná; e 3) compreender o impacto das mudanças políticas nas ofertas de formação continuada. Os resultados obtidos na avaliação indicam que o arcabouço teórico e conceitual científico que fundamentam as formações, bem como os documentos curriculares nacionais e estaduais, baseia-se nos estudos de Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Michel Foucault, Stuart Hall, Vera Maria Candau e Joan Scott para ancorar as concepções de sexualidade e gênero. Em relação a análise das políticas públicas, constatou-se que as formações continuadas em diversidade sexual no Paraná sofreram um processo de descontinuidade a partir de 2013, com redução significativa das ofertas e mudança nas abordagens pedagógicas. Portanto, compreendeu-se que o impacto das políticas de direita, conservadora e neopentecostais, retiraram a diversidade sexual dos documentos nacionais, o que reverberou nos documentos curriculares estaduais. Desse modo, constatou-se que a abordagem de gênero e sexualidade nos referidos documentos, é uma abordagem cisgênero, heterossexual e branca, pois a ocultação da diversidade sexual nos referidos documentos, pressupõe a norma hegemônica da cisheteronormatividade, como se todo corpo humano ao nascer, já nascesse cisgênero e heterossexual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID581_TB126_12042025130832.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CESAR ALVES DE MEIRA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "CESAR"
    "autor_email" => "czarson@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Esta pesquisa investigou a evolução e o impacto das Formações Continuadas em Diversidade Sexual para os(as) docentes do Ensino Médio na rede estadual de ensino do Paraná, com foco no período de 2003 a 2023. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: “Como as orientações curriculares nacionais e estaduais, especialmente a BNCC, tratam dos temas de orientação sexual, educação sexual, sexualidade e gênero, e como essas abordagens se refletem nas formações continuadas oferecidas aos(as) docentes paranaenses?”. Operacionalmente, adotou-se o método qualitativo documental. Os objetivos específicos foram: 1) avaliar as concepções de sexualidade presentes nos documentos curriculares; 2) analisar a evolução das políticas públicas para a formação dos(as) docentes em diversidade sexual no Paraná; e 3) compreender o impacto das mudanças políticas nas ofertas de formação continuada. Os resultados obtidos na avaliação indicam que o arcabouço teórico e conceitual científico que fundamentam as formações, bem como os documentos curriculares nacionais e estaduais, baseia-se nos estudos de Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Michel Foucault, Stuart Hall, Vera Maria Candau e Joan Scott para ancorar as concepções de sexualidade e gênero. Em relação a análise das políticas públicas, constatou-se que as formações continuadas em diversidade sexual no Paraná sofreram um processo de descontinuidade a partir de 2013, com redução significativa das ofertas e mudança nas abordagens pedagógicas. Portanto, compreendeu-se que o impacto das políticas de direita, conservadora e neopentecostais, retiraram a diversidade sexual dos documentos nacionais, o que reverberou nos documentos curriculares estaduais. Desse modo, constatou-se que a abordagem de gênero e sexualidade nos referidos documentos, é uma abordagem cisgênero, heterossexual e branca, pois a ocultação da diversidade sexual nos referidos documentos, pressupõe a norma hegemônica da cisheteronormatividade, como se todo corpo humano ao nascer, já nascesse cisgênero e heterossexual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.