Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

MÍDIA E DIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS DISCURSIVOS E PAUTAS SOCIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 10 - CORPOS, MULTIPLICIDADES E SINGULARIDADES NOS ESTUDOS DO CAMPO DISCURSIVO / AXIS 10 - BODIES, MULTIPLICITIES, AND SINGULARITIES IN DISCURSIVE FIELD STUDIES (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121474
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 575
    "titulo" => "MÍDIA E DIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS DISCURSIVOS E PAUTAS SOCIAIS"
    "resumo" => "O presente resumo apresenta algumas discussões e resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em linguística. A pesquisa analisou anúncios publicitários brasileiros que envolvem a questão LGBTQIA+. Ao todo, 19 anúncios, de 9 diferentes marcas foram coletados e analisados, as marcas foram: Doritos, Casas Bahia, Pão de Açúcar, Burger King Brasil, Crocs, Ambev, Netflix, Riachuelo, e TIM. A escolha das marcas baseou-se em pesquisas anteriores que apontaram as marcas com o maior engajamento nas redes sociais durante o mês conhecido como Mês do Orgulho. A análise do corpus ocorreu, principalmente, por meio de dois métodos/teorias: a Análise Crítica do Discurso (ACD) e a Gramática do Design Visual (GDV). Além da ACD, proposta por Chouliaraki e Fairclough (1999), e da GDV de Kress e van Leeuwen (2006), diferentes autores e autoras contribuíram para as discussões do trabalho. As discussões abordam também temas como a diversidade sexual no Sul Global, além de explorar a conjuntura do Brasil, isso é, o passado e presente da questão LGBTQIA+ no país. Além disso, por meio de uma mobilidade acadêmica (sanduíche), o trabalho investiga aproximações e distanciamentos entre Brasil e Inglaterra em relação ao contexto LGBTQIA+. As considerações e resultados parciais da pesquisa revelam que a mídia foi uma grande influenciadora na marginalização de grupos socialmente excluídos em ambos os países. Entretanto, nos dias atuais, há um avanço que pode ser percebido na publicidade em contemplar agendas sociais, como a empregabilidade de pessoas de sexualidade diversa. Porém, as análises também revelam que os anúncios carregam diversas estratégias, como a disposição de elementos, cores e ângulos. Dessa forma, por um lado, os avanços podem existir, mas por outro lado, ainda é preciso reforçar que a inclusão via consumo ou a publicidade sem compromisso não é o bastante para alcançar pautas sociais necessárias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 10 - CORPOS, MULTIPLICIDADES E SINGULARIDADES NOS ESTUDOS DO CAMPO DISCURSIVO / AXIS 10 - BODIES, MULTIPLICITIES, AND SINGULARITIES IN DISCURSIVE FIELD STUDIES (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID575_TB71_04042025084139.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO JOSÉ MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO"
    "autor_email" => "feernando785@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121474
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 575
    "titulo" => "MÍDIA E DIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS DISCURSIVOS E PAUTAS SOCIAIS"
    "resumo" => "O presente resumo apresenta algumas discussões e resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em linguística. A pesquisa analisou anúncios publicitários brasileiros que envolvem a questão LGBTQIA+. Ao todo, 19 anúncios, de 9 diferentes marcas foram coletados e analisados, as marcas foram: Doritos, Casas Bahia, Pão de Açúcar, Burger King Brasil, Crocs, Ambev, Netflix, Riachuelo, e TIM. A escolha das marcas baseou-se em pesquisas anteriores que apontaram as marcas com o maior engajamento nas redes sociais durante o mês conhecido como Mês do Orgulho. A análise do corpus ocorreu, principalmente, por meio de dois métodos/teorias: a Análise Crítica do Discurso (ACD) e a Gramática do Design Visual (GDV). Além da ACD, proposta por Chouliaraki e Fairclough (1999), e da GDV de Kress e van Leeuwen (2006), diferentes autores e autoras contribuíram para as discussões do trabalho. As discussões abordam também temas como a diversidade sexual no Sul Global, além de explorar a conjuntura do Brasil, isso é, o passado e presente da questão LGBTQIA+ no país. Além disso, por meio de uma mobilidade acadêmica (sanduíche), o trabalho investiga aproximações e distanciamentos entre Brasil e Inglaterra em relação ao contexto LGBTQIA+. As considerações e resultados parciais da pesquisa revelam que a mídia foi uma grande influenciadora na marginalização de grupos socialmente excluídos em ambos os países. Entretanto, nos dias atuais, há um avanço que pode ser percebido na publicidade em contemplar agendas sociais, como a empregabilidade de pessoas de sexualidade diversa. Porém, as análises também revelam que os anúncios carregam diversas estratégias, como a disposição de elementos, cores e ângulos. Dessa forma, por um lado, os avanços podem existir, mas por outro lado, ainda é preciso reforçar que a inclusão via consumo ou a publicidade sem compromisso não é o bastante para alcançar pautas sociais necessárias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 10 - CORPOS, MULTIPLICIDADES E SINGULARIDADES NOS ESTUDOS DO CAMPO DISCURSIVO / AXIS 10 - BODIES, MULTIPLICITIES, AND SINGULARITIES IN DISCURSIVE FIELD STUDIES (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID575_TB71_04042025084139.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO JOSÉ MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO"
    "autor_email" => "feernando785@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O presente resumo apresenta algumas discussões e resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em linguística. A pesquisa analisou anúncios publicitários brasileiros que envolvem a questão LGBTQIA+. Ao todo, 19 anúncios, de 9 diferentes marcas foram coletados e analisados, as marcas foram: Doritos, Casas Bahia, Pão de Açúcar, Burger King Brasil, Crocs, Ambev, Netflix, Riachuelo, e TIM. A escolha das marcas baseou-se em pesquisas anteriores que apontaram as marcas com o maior engajamento nas redes sociais durante o mês conhecido como Mês do Orgulho. A análise do corpus ocorreu, principalmente, por meio de dois métodos/teorias: a Análise Crítica do Discurso (ACD) e a Gramática do Design Visual (GDV). Além da ACD, proposta por Chouliaraki e Fairclough (1999), e da GDV de Kress e van Leeuwen (2006), diferentes autores e autoras contribuíram para as discussões do trabalho. As discussões abordam também temas como a diversidade sexual no Sul Global, além de explorar a conjuntura do Brasil, isso é, o passado e presente da questão LGBTQIA+ no país. Além disso, por meio de uma mobilidade acadêmica (sanduíche), o trabalho investiga aproximações e distanciamentos entre Brasil e Inglaterra em relação ao contexto LGBTQIA+. As considerações e resultados parciais da pesquisa revelam que a mídia foi uma grande influenciadora na marginalização de grupos socialmente excluídos em ambos os países. Entretanto, nos dias atuais, há um avanço que pode ser percebido na publicidade em contemplar agendas sociais, como a empregabilidade de pessoas de sexualidade diversa. Porém, as análises também revelam que os anúncios carregam diversas estratégias, como a disposição de elementos, cores e ângulos. Dessa forma, por um lado, os avanços podem existir, mas por outro lado, ainda é preciso reforçar que a inclusão via consumo ou a publicidade sem compromisso não é o bastante para alcançar pautas sociais necessárias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.