Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

A IMPORTÂNCIA DA PUBLICIZAÇÃO MIDIÁTICA DOS CASOS DE ASSÉDIO SEXUAL NA UNIVERSIDADE

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Historicamente foi atribuído às mulheres o trabalho de cuidado, desde as atividades domésticas como limpeza e alimentação, garantindo o bem-estar até a responsabilidade de saciar os desejos sexuais masculinos. Ocorre que, ainda na atualidade, frequentemente as mulheres são reduzidas a objeto sexual, vistas como responsáveis por sanar todos os impulsos sexuais masculinos, independentemente de seu próprio desejo. Essa conjuntura motiva diversas violências sexuais, desde o assédio ao estupro. Nessa toada, destaca-se que não é incomum que esses episódios ocorram no contexto universitário. Assim, o presente trabalho é direcionado por análise documental e revisão bibliográfica, com propósito de analisar os casos de assédio sexual que ocorreram no âmbito das universidades, por professores homens, para com alunos e alunas, que foram amplamente noticiados pela mídia no lapso temporal de 2024 até março de 2025, ao passo que colaciona essa notícias com os índices de denúncias feitas a ouvidoria do serviço público federal, pelos alunos e alunas em desfavor dos professores, servidores, que praticam atos de assédio. O objetivo geral, é demonstrar que os casos veiculados pela mídia popular, como notícias em jornais virtuais, tais como: G1, Folha de São Paulo, Intercep Brasil e Metrópole, tem a capacidade de promover o sentimento de justiça social, ao dar voz para as vítimas ameaçadas, ao mesmo tempo que confere coragem a outras mulheres para formalização de denúncia e exposição de novos assediadores, assim contribuindo para a punição efetiva e a consequente minoração de casos de assédio e violência sexual no contexto universitário. A mídia popular é um importante instrumento para o combate ao assédio, violência sexual e a consequente discriminação de gênero.

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