Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO: GÊNERO, SEXUALIDADE E A MARGINALIZAÇÃO DA DIVERSIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121666
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 1096
    "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO: GÊNERO, SEXUALIDADE E A MARGINALIZAÇÃO DA DIVERSIDADE"
    "resumo" => "Este trabalho, parte de uma pesquisa de mestrado em Educação, que investigou as histórias em quadrinhos (HQs) como artefatos culturais e sua relação com as discussões sobre gênero e sexualidade. A pesquisa traça um histórico das HQs no Brasil e sua inserção na educação, analisando como, apesar da consolidação de algumas narrativas no ambiente escolar, as HQs com temáticas LGBTQIA+ continuam marginalizadas. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica de autores como Mirzoeff (2016), Hernández (2013) e Ramos (2009), além da análise de políticas educacionais que tratam do uso das HQs na educação. Os resultados indicam que, embora historicamente marginalizadas, as HQs vêm conquistando maior reconhecimento como linguagem cultural, especialmente após sua inclusão nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). No entanto, essa aceitação não se estende às HQs que abordam questões LGBTQIA+, que ainda enfrentam resistência institucional e sociocultural. As HQs, enquanto artefatos culturais, carregam significados simbólicos e representam diferentes perspectivas sociais, funcionando como espaços de disputa por narrativas e visibilidades. Por meio da cultura visual e das contravisualidades, como discutido por Hernández (2013) e Lutiere (2016), essas produções oferecem representações alternativas às normatividades hegemônicas, contribuindo para a ampliação das discussões sobre identidade de gênero e diversidade sexual. Ao abordar o percurso histórico das HQs no Brasil e sua relação com a educação, evidencia-se que, enquanto algumas narrativas em quadrinhos já estão inseridas no contexto escolar, as HQs com temáticas LGBTQIA+ ainda encontram obstáculos para serem reconhecidas e utilizadas. Essa marginalização reflete dinâmicas sociais mais amplas, nas quais determinadas produções culturais são validadas e outras são relegadas à invisibilidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1096_TB414_09052025170129.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DA SILVA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA"
    "autor_email" => "patriciasribeiros@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121666
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 1096
    "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO: GÊNERO, SEXUALIDADE E A MARGINALIZAÇÃO DA DIVERSIDADE"
    "resumo" => "Este trabalho, parte de uma pesquisa de mestrado em Educação, que investigou as histórias em quadrinhos (HQs) como artefatos culturais e sua relação com as discussões sobre gênero e sexualidade. A pesquisa traça um histórico das HQs no Brasil e sua inserção na educação, analisando como, apesar da consolidação de algumas narrativas no ambiente escolar, as HQs com temáticas LGBTQIA+ continuam marginalizadas. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica de autores como Mirzoeff (2016), Hernández (2013) e Ramos (2009), além da análise de políticas educacionais que tratam do uso das HQs na educação. Os resultados indicam que, embora historicamente marginalizadas, as HQs vêm conquistando maior reconhecimento como linguagem cultural, especialmente após sua inclusão nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). No entanto, essa aceitação não se estende às HQs que abordam questões LGBTQIA+, que ainda enfrentam resistência institucional e sociocultural. As HQs, enquanto artefatos culturais, carregam significados simbólicos e representam diferentes perspectivas sociais, funcionando como espaços de disputa por narrativas e visibilidades. Por meio da cultura visual e das contravisualidades, como discutido por Hernández (2013) e Lutiere (2016), essas produções oferecem representações alternativas às normatividades hegemônicas, contribuindo para a ampliação das discussões sobre identidade de gênero e diversidade sexual. Ao abordar o percurso histórico das HQs no Brasil e sua relação com a educação, evidencia-se que, enquanto algumas narrativas em quadrinhos já estão inseridas no contexto escolar, as HQs com temáticas LGBTQIA+ ainda encontram obstáculos para serem reconhecidas e utilizadas. Essa marginalização reflete dinâmicas sociais mais amplas, nas quais determinadas produções culturais são validadas e outras são relegadas à invisibilidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1096_TB414_09052025170129.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DA SILVA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA"
    "autor_email" => "patriciasribeiros@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este trabalho, parte de uma pesquisa de mestrado em Educação, que investigou as histórias em quadrinhos (HQs) como artefatos culturais e sua relação com as discussões sobre gênero e sexualidade. A pesquisa traça um histórico das HQs no Brasil e sua inserção na educação, analisando como, apesar da consolidação de algumas narrativas no ambiente escolar, as HQs com temáticas LGBTQIA+ continuam marginalizadas. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica de autores como Mirzoeff (2016), Hernández (2013) e Ramos (2009), além da análise de políticas educacionais que tratam do uso das HQs na educação. Os resultados indicam que, embora historicamente marginalizadas, as HQs vêm conquistando maior reconhecimento como linguagem cultural, especialmente após sua inclusão nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). No entanto, essa aceitação não se estende às HQs que abordam questões LGBTQIA+, que ainda enfrentam resistência institucional e sociocultural. As HQs, enquanto artefatos culturais, carregam significados simbólicos e representam diferentes perspectivas sociais, funcionando como espaços de disputa por narrativas e visibilidades. Por meio da cultura visual e das contravisualidades, como discutido por Hernández (2013) e Lutiere (2016), essas produções oferecem representações alternativas às normatividades hegemônicas, contribuindo para a ampliação das discussões sobre identidade de gênero e diversidade sexual. Ao abordar o percurso histórico das HQs no Brasil e sua relação com a educação, evidencia-se que, enquanto algumas narrativas em quadrinhos já estão inseridas no contexto escolar, as HQs com temáticas LGBTQIA+ ainda encontram obstáculos para serem reconhecidas e utilizadas. Essa marginalização reflete dinâmicas sociais mais amplas, nas quais determinadas produções culturais são validadas e outras são relegadas à invisibilidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.