Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

MOVIMENTOS ANTIGÊNERO: OS COMPLEXOS DE AUTORIDADE NOS DISCURSOS DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA E A DESTRUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ORIGINÁRIO

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Nos últimos anos vimos o movimento antigênero se expandir e se tornar foco nas discussões políticas. Sob o fantasma da ideologia de gênero, o movimento antigênero vem pregando fervorosamente que a liberdade sobre a autodeterminação de gênero e sexualidade deve ser controlada em prol de uma suposta proteção à infância. No macro social, tal disputa teve como principal consequência a produção de diversas leis cujo intuito é privar as crianças e adolescentes do conhecimento e do controle sobre seus próprios gêneros e sexualidades. Já na singularidade, as consequências psíquicas geradas a partir dessa impossibilidade de criar o próprio caráter individual moldam crianças oprimidas sem possibilidade de experienciar desejos e circunstâncias de forma originária. Assim, o presente trabalho visa analisar como o discurso de proteção à infância tem se utilizado da vulnerabilidade de crianças e adolescentes em seu período de desenvolvimento para cercear suas experiências, autenticidade e o seu direito à autodeterminação no que se refere às descobertas sobre a sexualidade e gênero. Com base nas teorias de James Hollis e Michel Foucault investiga-se como o discurso de proteção à infância produzida pelo movimento antigênero atuam como mecanismo de controle, definindo quais expressões de gênero são aceitas ou rejeitadas socialmente e como isso forma um potencial inato de amadurecimento defasado e sem autonomia de crianças e adolescentes destruindo a formação pessoal nas passagens etárias seguintes. Por meio dos complexos de autoridade e repressão gerados pelo Outro na visão da Psicologia Analítica e perspectivas do biopoder, o estudo expõe como tais movimentos negam às crianças o direito de autodeterminação, refletindo sobre os efeitos dessas políticas no bem-estar psicológico e na autonomia dessas crianças.

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