Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS E HOMOMATERNAIS: RESPEITO E ACOLHIMENTO NA ESCOLA

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Os Produtos Educacionais (PEs) elaborados no contexto do Mestrado Profissional (MP) são instrumentos fundamentais para resolver problemas reais no espaço escolar, promovendo transformações no ensino e na aprendizagem. Este estudo adota o referencial metodológico do Estado da Arte para investigar PEs voltados à inclusão de famílias homoparentais e homomaternais no espaço escolar. Identificou-se as poucas produções, necessitando alargar o tempo entre 2006 e 2021, possibilitando que fossem elencados cinco materiais produzidos, incluindo e-books, slides e cartilhas. As buscas foram realizadas na plataforma EduCAPES e em fontes de ONGs, utilizando palavras-chave relacionadas a homoparentais, homomaternais, diversidade familiar e educação. Dos cinco PEs encontrados, três pertenciam à área de educação, mas apresentaram limitações em atender plenamente aos critérios de eficácia, aplicabilidade prática e linguagem acessível. Embora os materiais abordem aspectos importantes sobre diversidade familiar, sua usabilidade para a formação docente foi prejudicada pela falta de clareza e de estratégias que pudessem ser facilmente incorporadas ao cotidiano escolar. O impacto disso na formação docente é significativo, uma vez que materiais que não atendem plenamente aos critérios de Produtos Educacionais dificultam a instrumentalização dos professores para lidar com a diversidade familiar. Essa lacuna reforça a necessidade de desenvolver PEs mais adequados, que possam apoiar práticas pedagógicas inclusivas e promover reflexões sobre Direitos Humanos. Os resultados indicaram que, embora avanços jurídicos tenham ampliado o reconhecimento dessas famílias, práticas pedagógicas ainda perpetuam sua invisibilidade no espaço escolar, tornando urgente a produção de materiais mais eficazes e alinhados às necessidades reais do ensino público.

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