PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS E HOMOMATERNAIS: RESPEITO E ACOLHIMENTO NA ESCOLA
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121554 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 303 "titulo" => "PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS E HOMOMATERNAIS: RESPEITO E ACOLHIMENTO NA ESCOLA" "resumo" => "Os Produtos Educacionais (PEs) elaborados no contexto do Mestrado Profissional (MP) são instrumentos fundamentais para resolver problemas reais no espaço escolar, promovendo transformações no ensino e na aprendizagem. Este estudo adota o referencial metodológico do Estado da Arte para investigar PEs voltados à inclusão de famílias homoparentais e homomaternais no espaço escolar. Identificou-se as poucas produções, necessitando alargar o tempo entre 2006 e 2021, possibilitando que fossem elencados cinco materiais produzidos, incluindo e-books, slides e cartilhas. As buscas foram realizadas na plataforma EduCAPES e em fontes de ONGs, utilizando palavras-chave relacionadas a homoparentais, homomaternais, diversidade familiar e educação. Dos cinco PEs encontrados, três pertenciam à área de educação, mas apresentaram limitações em atender plenamente aos critérios de eficácia, aplicabilidade prática e linguagem acessível. Embora os materiais abordem aspectos importantes sobre diversidade familiar, sua usabilidade para a formação docente foi prejudicada pela falta de clareza e de estratégias que pudessem ser facilmente incorporadas ao cotidiano escolar. O impacto disso na formação docente é significativo, uma vez que materiais que não atendem plenamente aos critérios de Produtos Educacionais dificultam a instrumentalização dos professores para lidar com a diversidade familiar. Essa lacuna reforça a necessidade de desenvolver PEs mais adequados, que possam apoiar práticas pedagógicas inclusivas e promover reflexões sobre Direitos Humanos. Os resultados indicaram que, embora avanços jurídicos tenham ampliado o reconhecimento dessas famílias, práticas pedagógicas ainda perpetuam sua invisibilidade no espaço escolar, tornando urgente a produção de materiais mais eficazes e alinhados às necessidades reais do ensino público." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 15 GÊNERO E SEXUALIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR COMO RESISTÊNCIAS INVENTIVAS: O QUE PODE O “CHÃO DA ESCOLA”? / AXIS 15 GENDER AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL CONTEXT AS INVENTIVE RESISTANCES: WHAT CAN THE "SCHOOL GROUND" DO? (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID303_TB232_08042025103412.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA TAVARES DA SILVA ESCORCIO" "autor_nome_curto" => "ÉLIDA" "autor_email" => "elida.escorcio@estudante.ifgoiano.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121554 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 303 "titulo" => "PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS E HOMOMATERNAIS: RESPEITO E ACOLHIMENTO NA ESCOLA" "resumo" => "Os Produtos Educacionais (PEs) elaborados no contexto do Mestrado Profissional (MP) são instrumentos fundamentais para resolver problemas reais no espaço escolar, promovendo transformações no ensino e na aprendizagem. Este estudo adota o referencial metodológico do Estado da Arte para investigar PEs voltados à inclusão de famílias homoparentais e homomaternais no espaço escolar. Identificou-se as poucas produções, necessitando alargar o tempo entre 2006 e 2021, possibilitando que fossem elencados cinco materiais produzidos, incluindo e-books, slides e cartilhas. As buscas foram realizadas na plataforma EduCAPES e em fontes de ONGs, utilizando palavras-chave relacionadas a homoparentais, homomaternais, diversidade familiar e educação. Dos cinco PEs encontrados, três pertenciam à área de educação, mas apresentaram limitações em atender plenamente aos critérios de eficácia, aplicabilidade prática e linguagem acessível. Embora os materiais abordem aspectos importantes sobre diversidade familiar, sua usabilidade para a formação docente foi prejudicada pela falta de clareza e de estratégias que pudessem ser facilmente incorporadas ao cotidiano escolar. O impacto disso na formação docente é significativo, uma vez que materiais que não atendem plenamente aos critérios de Produtos Educacionais dificultam a instrumentalização dos professores para lidar com a diversidade familiar. Essa lacuna reforça a necessidade de desenvolver PEs mais adequados, que possam apoiar práticas pedagógicas inclusivas e promover reflexões sobre Direitos Humanos. Os resultados indicaram que, embora avanços jurídicos tenham ampliado o reconhecimento dessas famílias, práticas pedagógicas ainda perpetuam sua invisibilidade no espaço escolar, tornando urgente a produção de materiais mais eficazes e alinhados às necessidades reais do ensino público." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 15 GÊNERO E SEXUALIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR COMO RESISTÊNCIAS INVENTIVAS: O QUE PODE O “CHÃO DA ESCOLA”? / AXIS 15 GENDER AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL CONTEXT AS INVENTIVE RESISTANCES: WHAT CAN THE "SCHOOL GROUND" DO? (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID303_TB232_08042025103412.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA TAVARES DA SILVA ESCORCIO" "autor_nome_curto" => "ÉLIDA" "autor_email" => "elida.escorcio@estudante.ifgoiano.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }