Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

GÊNERO E FEMINISMOS NA LICENCIATURA EM FÍSICA: TECENDO PROBLEMATIZAÇÕES

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

RESUMO O contexto histórico e sociocultural das Ciências por muito tempo foi (e, por vezes, continua sendo) representado pela figura masculina decorrente de relações de poder estabelecidas para homens e mulheres. Esse fato provocou uma baixa representação das mulheres em carreiras científicas, a exemplo dos cursos de licenciatura em Física, excluindo vozes e inviabilizando as contribuições femininas nas Ciências. Entretanto, o decorrer da história apresenta uma luta incansável pela inserção e valorização das mulheres em espaços que antes eram dominados por homens, principalmente através do feminismo, que vem desafiando discursos essencialistas e problematizando desigualdades nas relações de gênero. Desse modo, o presente trabalho tem como principal objetivo: Problematizar discursos sobre gênero e feminismos (re)produzidos na licenciatura em Física, a partir de revisão bibliográfica e narrativas (auto)biográficas de mulheres licenciadas em Física. Essa pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, inicialmente, adota como procedimento metodológico um estudo teórico e, posteriormente serão realizadas entrevistas narrativas com mulheres licenciandas em Física. De modo geral, os estudos evidenciam que a participação feminina nas Ciências não é algo recente e esse fato tem sido demonstrado por historiadores/as e pesquisadores/as ao destacarem as diversas contribuições científicas realizadas pelas mulheres, no entanto, ainda predominam discursos essencialistas que sustentam invisibilizações e assimetrias nas relações de gênero, sobretudo na Física e Ciências exatas. Nas ciências, usualmente, as mulheres enfrentam preconceitos atrelados às identidades/diferenças de gênero que questionam sua capacidade intelectual e minimizam suas contribuições. Assim, a emancipação feminina exige não apenas a superação de discursos misóginos, sexistas e machistas, mas também uma transformação social que permita questionar “o papel das mulheres” nesses espaços socioeducativos. Portanto, compreender a inserção feminina na Licenciatura em Física tornar-se crucial para promover mudanças nas ciências e nos currículos de formação docente, visando equidade e reconhecimento das mulheres como agentes fundamentais na construção do conhecimento científico.

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