Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

“LÚDICO, MÁGICO, FÔLEGO, BÁLSAMO, LÍQUIDO”: OS CORPOS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)
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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O artigo problematiza alguns materiais empíricos decorrentes da pesquisa: Políticas de Educação Infantil nos municípios integrantes do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil: realidades e perspectivas, aprovada pela Fundação de Apoio a Pesquisa em Minas Gerais – FAPEMIG. Realizamos uma pesquisa qualitativa contemplando análise documental, questionários, entrevistas e observação. Assim, os materiais empíricos advêm de observações nas instituições de Educação Infantil nos municípios integrantes da referida pesquisa. No decorrer destas observações foram elaborados vídeos do cotidiano das crianças e educadoras que serão problematizados neste texto contemplando espaços nas instituições de Educação Infantil e materiais, tais como: papéis, bambolês, bonecas, carrinhos, cordas, pula-pula, escorregador, balanço, materiais não estruturados, utilizados nos processos educativos. O referencial teórico para tanto, apresenta a poética de Gaston Bachelard. Especialmente mergulhamos na obra intitulada “A Água e os Sonhos” – ensaio de estética literária, em que a maioria dos exemplos são tirados da poesia e da mitologia, objetivando determinar a substância das imagens poéticas. Assumindo esta referência surfamos pela música “Eu sou do mar” de Armandinho para entrelaçar e entretecer as cenas dos vídeos. As concepções de Michel Foucault, nos possibilitarão discutir poder, saber e resistência. Os conceitos de Sociologia da Infância também estarão presentes em nossas problematizações visto que focam as interações sociais. As experiências aqui apresentadas navegam pelas ludicidades e por espaços nas instituições de Educação Infantil.

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