“LÚDICO, MÁGICO, FÔLEGO, BÁLSAMO, LÍQUIDO”: OS CORPOS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121587 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 292 "inscrito_id" => 363 "titulo" => "“LÚDICO, MÁGICO, FÔLEGO, BÁLSAMO, LÍQUIDO”: OS CORPOS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O artigo problematiza alguns materiais empíricos decorrentes da pesquisa: Políticas de Educação Infantil nos municípios integrantes do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil: realidades e perspectivas, aprovada pela Fundação de Apoio a Pesquisa em Minas Gerais – FAPEMIG. Realizamos uma pesquisa qualitativa contemplando análise documental, questionários, entrevistas e observação. Assim, os materiais empíricos advêm de observações nas instituições de Educação Infantil nos municípios integrantes da referida pesquisa. No decorrer destas observações foram elaborados vídeos do cotidiano das crianças e educadoras que serão problematizados neste texto contemplando espaços nas instituições de Educação Infantil e materiais, tais como: papéis, bambolês, bonecas, carrinhos, cordas, pula-pula, escorregador, balanço, materiais não estruturados, utilizados nos processos educativos. O referencial teórico para tanto, apresenta a poética de Gaston Bachelard. Especialmente mergulhamos na obra intitulada “A Água e os Sonhos” – ensaio de estética literária, em que a maioria dos exemplos são tirados da poesia e da mitologia, objetivando determinar a substância das imagens poéticas. Assumindo esta referência surfamos pela música “Eu sou do mar” de Armandinho para entrelaçar e entretecer as cenas dos vídeos. As concepções de Michel Foucault, nos possibilitarão discutir poder, saber e resistência. Os conceitos de Sociologia da Infância também estarão presentes em nossas problematizações visto que focam as interações sociais. As experiências aqui apresentadas navegam pelas ludicidades e por espaços nas instituições de Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID363_TB292_23052025190124.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA MARIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA RIBEIRO" "autor_email" => "ribeiro@ufla.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121587 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 292 "inscrito_id" => 363 "titulo" => "“LÚDICO, MÁGICO, FÔLEGO, BÁLSAMO, LÍQUIDO”: OS CORPOS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O artigo problematiza alguns materiais empíricos decorrentes da pesquisa: Políticas de Educação Infantil nos municípios integrantes do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil: realidades e perspectivas, aprovada pela Fundação de Apoio a Pesquisa em Minas Gerais – FAPEMIG. Realizamos uma pesquisa qualitativa contemplando análise documental, questionários, entrevistas e observação. Assim, os materiais empíricos advêm de observações nas instituições de Educação Infantil nos municípios integrantes da referida pesquisa. No decorrer destas observações foram elaborados vídeos do cotidiano das crianças e educadoras que serão problematizados neste texto contemplando espaços nas instituições de Educação Infantil e materiais, tais como: papéis, bambolês, bonecas, carrinhos, cordas, pula-pula, escorregador, balanço, materiais não estruturados, utilizados nos processos educativos. O referencial teórico para tanto, apresenta a poética de Gaston Bachelard. Especialmente mergulhamos na obra intitulada “A Água e os Sonhos” – ensaio de estética literária, em que a maioria dos exemplos são tirados da poesia e da mitologia, objetivando determinar a substância das imagens poéticas. Assumindo esta referência surfamos pela música “Eu sou do mar” de Armandinho para entrelaçar e entretecer as cenas dos vídeos. As concepções de Michel Foucault, nos possibilitarão discutir poder, saber e resistência. Os conceitos de Sociologia da Infância também estarão presentes em nossas problematizações visto que focam as interações sociais. As experiências aqui apresentadas navegam pelas ludicidades e por espaços nas instituições de Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID363_TB292_23052025190124.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA MARIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA RIBEIRO" "autor_email" => "ribeiro@ufla.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }