Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

ARTEFATOS CULTURAIS COMO POTENCIALIDADES NAS PRÁTICAS DOCENTES COM PEDAGOGIAS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O trabalho tem como objetivo discutir as potencialidades dos artefatos culturais para as práticas docentes que abordam questões de gêneros e sexualidades nos espaços escolares. A utilização desses artefatos, especialmente os audiovisuais (séries, filmes, vídeos etc.), vai além de sua função enquanto meio de comunicação, constituindo-se instrumentos no processo de ensino-aprendizagem vinculado às intencionalidades das práticas docentes. Porém, o seu potencial pedagógico por vezes escapa ao planejado, já que, dentro e fora das escolas, os artefatos culturais educam porque estão envolvidos nos processos de interpelação para assumir certas posições de sujeito e na constituição de subjetividades. Assim, eles possibilitam a discussão de temáticas frequentemente silenciadas e subalternizadas, instigando crianças e jovens a pensarem em si e no mundo, podendo colocar sob suspeita seus processos de constituição. Neste trabalho nos inspiramos nas perspectivas pós-estruturalistas e foucaultianas para ensaiar análises a partir das vivências dos/as próprios/as autores/as, com foco nas potencialidades e nos (des)usos dos artefatos culturais na educação escolar. Conclui-se que os artefatos culturais possibilitam contextualizar os conteúdos escolares, conectando-os com as experiências discentes, considerando a proximidade cotidiana de crianças e jovens com vídeos, filmes, séries, etc. Seu uso pode tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e estimular a participação e o envolvimento coletivo nas discussões, a partir do diálogo e da problematização conduzida pelo/a docente. Além disso, os artefatos culturais podem instigar debates sobre questões de gêneros e sexualidades em uma perspectiva de desestabilização das verdades instituídas, de questionamento das regulações impostas, e do anúncio de resistências em processos educativos para forjar subjetividades menos assujeitadas.

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