ARTEFATOS CULTURAIS COMO POTENCIALIDADES NAS PRÁTICAS DOCENTES COM PEDAGOGIAS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121595 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 21 "titulo" => "ARTEFATOS CULTURAIS COMO POTENCIALIDADES NAS PRÁTICAS DOCENTES COM PEDAGOGIAS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discutir as potencialidades dos artefatos culturais para as práticas docentes que abordam questões de gêneros e sexualidades nos espaços escolares. A utilização desses artefatos, especialmente os audiovisuais (séries, filmes, vídeos etc.), vai além de sua função enquanto meio de comunicação, constituindo-se instrumentos no processo de ensino-aprendizagem vinculado às intencionalidades das práticas docentes. Porém, o seu potencial pedagógico por vezes escapa ao planejado, já que, dentro e fora das escolas, os artefatos culturais educam porque estão envolvidos nos processos de interpelação para assumir certas posições de sujeito e na constituição de subjetividades. Assim, eles possibilitam a discussão de temáticas frequentemente silenciadas e subalternizadas, instigando crianças e jovens a pensarem em si e no mundo, podendo colocar sob suspeita seus processos de constituição. Neste trabalho nos inspiramos nas perspectivas pós-estruturalistas e foucaultianas para ensaiar análises a partir das vivências dos/as próprios/as autores/as, com foco nas potencialidades e nos (des)usos dos artefatos culturais na educação escolar. Conclui-se que os artefatos culturais possibilitam contextualizar os conteúdos escolares, conectando-os com as experiências discentes, considerando a proximidade cotidiana de crianças e jovens com vídeos, filmes, séries, etc. Seu uso pode tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e estimular a participação e o envolvimento coletivo nas discussões, a partir do diálogo e da problematização conduzida pelo/a docente. Além disso, os artefatos culturais podem instigar debates sobre questões de gêneros e sexualidades em uma perspectiva de desestabilização das verdades instituídas, de questionamento das regulações impostas, e do anúncio de resistências em processos educativos para forjar subjetividades menos assujeitadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID21_TB308_22042025161827.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOHN JAMERSON DA SILVA BRITO" "autor_nome_curto" => "JOHN BRITO" "autor_email" => "jamersonbritobr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121595 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 21 "titulo" => "ARTEFATOS CULTURAIS COMO POTENCIALIDADES NAS PRÁTICAS DOCENTES COM PEDAGOGIAS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discutir as potencialidades dos artefatos culturais para as práticas docentes que abordam questões de gêneros e sexualidades nos espaços escolares. A utilização desses artefatos, especialmente os audiovisuais (séries, filmes, vídeos etc.), vai além de sua função enquanto meio de comunicação, constituindo-se instrumentos no processo de ensino-aprendizagem vinculado às intencionalidades das práticas docentes. Porém, o seu potencial pedagógico por vezes escapa ao planejado, já que, dentro e fora das escolas, os artefatos culturais educam porque estão envolvidos nos processos de interpelação para assumir certas posições de sujeito e na constituição de subjetividades. Assim, eles possibilitam a discussão de temáticas frequentemente silenciadas e subalternizadas, instigando crianças e jovens a pensarem em si e no mundo, podendo colocar sob suspeita seus processos de constituição. Neste trabalho nos inspiramos nas perspectivas pós-estruturalistas e foucaultianas para ensaiar análises a partir das vivências dos/as próprios/as autores/as, com foco nas potencialidades e nos (des)usos dos artefatos culturais na educação escolar. Conclui-se que os artefatos culturais possibilitam contextualizar os conteúdos escolares, conectando-os com as experiências discentes, considerando a proximidade cotidiana de crianças e jovens com vídeos, filmes, séries, etc. Seu uso pode tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e estimular a participação e o envolvimento coletivo nas discussões, a partir do diálogo e da problematização conduzida pelo/a docente. Além disso, os artefatos culturais podem instigar debates sobre questões de gêneros e sexualidades em uma perspectiva de desestabilização das verdades instituídas, de questionamento das regulações impostas, e do anúncio de resistências em processos educativos para forjar subjetividades menos assujeitadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID21_TB308_22042025161827.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOHN JAMERSON DA SILVA BRITO" "autor_nome_curto" => "JOHN BRITO" "autor_email" => "jamersonbritobr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }