EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE DE GÊNERO E CIDADANIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM ESTUDO ENTRE BRASIL, PORTUGAL E FRANÇA
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121705 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 498 "inscrito_id" => 402 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE DE GÊNERO E CIDADANIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM ESTUDO ENTRE BRASIL, PORTUGAL E FRANÇA" "resumo" => "Este trabalho aborda propostas educativas para a emancipac?a?o de ge?nero na educação da primeira infância, a partir do diálogo entre experiências de Brasil, Portugal e França. O trabalho resulta de um convênio estabelecido entre os três países, organizado em duas linhas de pesquisa, relaciona as práticas educativas (crianças dos zero aos seis anos) e com o trabalho de formação de profissionais que trabalham com esse grupo etário. Parte do estudo da educação para a cidadania, com um particular destaque às questões de gênero, analisando o cenário político educativo e as orientações nesta área nos diferentes países. A transnacionalização dos movimentos antigênero, presentes tanto na América Latina e quanto na Europa, revela como grupos fundamentalistas tentam impor uma agenda antigênero nas instituições de educação, com protestos de movimentos contra uma suposta "ideologia de gênero", como um inimigo a ser combatido. Nesse sentido, o debate sobre a educação na primeira infância, cidadania e gênero torna-se um ponto estratégico para discutir os processos de transformação política. Considerando as especificidades de cada país, o debate pode trazer-nos pistas de como o gênero foi inserido nas políticas públicas, os avanços e quais os desafios ainda a serem enfrentados, apontando possíveis estratégias a construir. O trabalho busca contribuir para o campo das políticas públicas de gênero na educação, promovendo a disseminação de uma cultura de igualdade por meio da incorporação da perspectiva de gênero na educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID402_TB498_23042025173245.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA FINCO" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "dfinco@unifesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121705 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 498 "inscrito_id" => 402 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE DE GÊNERO E CIDADANIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM ESTUDO ENTRE BRASIL, PORTUGAL E FRANÇA" "resumo" => "Este trabalho aborda propostas educativas para a emancipac?a?o de ge?nero na educação da primeira infância, a partir do diálogo entre experiências de Brasil, Portugal e França. O trabalho resulta de um convênio estabelecido entre os três países, organizado em duas linhas de pesquisa, relaciona as práticas educativas (crianças dos zero aos seis anos) e com o trabalho de formação de profissionais que trabalham com esse grupo etário. Parte do estudo da educação para a cidadania, com um particular destaque às questões de gênero, analisando o cenário político educativo e as orientações nesta área nos diferentes países. A transnacionalização dos movimentos antigênero, presentes tanto na América Latina e quanto na Europa, revela como grupos fundamentalistas tentam impor uma agenda antigênero nas instituições de educação, com protestos de movimentos contra uma suposta "ideologia de gênero", como um inimigo a ser combatido. Nesse sentido, o debate sobre a educação na primeira infância, cidadania e gênero torna-se um ponto estratégico para discutir os processos de transformação política. Considerando as especificidades de cada país, o debate pode trazer-nos pistas de como o gênero foi inserido nas políticas públicas, os avanços e quais os desafios ainda a serem enfrentados, apontando possíveis estratégias a construir. O trabalho busca contribuir para o campo das políticas públicas de gênero na educação, promovendo a disseminação de uma cultura de igualdade por meio da incorporação da perspectiva de gênero na educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID402_TB498_23042025173245.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA FINCO" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "dfinco@unifesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }