Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE DE GÊNERO E CIDADANIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM ESTUDO ENTRE BRASIL, PORTUGAL E FRANÇA

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este trabalho aborda propostas educativas para a emancipac?a?o de ge?nero na educação da primeira infância, a partir do diálogo entre experiências de Brasil, Portugal e França. O trabalho resulta de um convênio estabelecido entre os três países, organizado em duas linhas de pesquisa, relaciona as práticas educativas (crianças dos zero aos seis anos) e com o trabalho de formação de profissionais que trabalham com esse grupo etário. Parte do estudo da educação para a cidadania, com um particular destaque às questões de gênero, analisando o cenário político educativo e as orientações nesta área nos diferentes países. A transnacionalização dos movimentos antigênero, presentes tanto na América Latina e quanto na Europa, revela como grupos fundamentalistas tentam impor uma agenda antigênero nas instituições de educação, com protestos de movimentos contra uma suposta "ideologia de gênero", como um inimigo a ser combatido. Nesse sentido, o debate sobre a educação na primeira infância, cidadania e gênero torna-se um ponto estratégico para discutir os processos de transformação política. Considerando as especificidades de cada país, o debate pode trazer-nos pistas de como o gênero foi inserido nas políticas públicas, os avanços e quais os desafios ainda a serem enfrentados, apontando possíveis estratégias a construir. O trabalho busca contribuir para o campo das políticas públicas de gênero na educação, promovendo a disseminação de uma cultura de igualdade por meio da incorporação da perspectiva de gênero na educação infantil.

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