OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA MULHER/ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA PERMANECER NA ESCOLA.
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121471 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 260 "titulo" => "OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA MULHER/ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA PERMANECER NA ESCOLA." "resumo" => "Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento sobre as trajetórias das mulheres/estudantes da Educação de Jovens de Adultos (EJA) nas escolas públicas de Vitória da Conquista, Bahia, as interseccionalidades e lacunas nas políticas públicas educacionais destinadas a esse público. O recorte aqui apresentado se dispôs a analisar os desafios enfrentados pelas mulheres que ao retomarem os estudos na modalidade EJA encontram dificuldade para dar continuidade a eles. O objetivo principal é dar visibilidade a luta dessas estudantes, demarcando o fato de serem mulheres, para que se reflita sobre as necessidades e especificidades de uma parcela de discentes que constituem a maioria nas salas de EJA do município. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 23 mulheres/estudantes da EJA/Ensino Médio em duas escolas da rede estadual de ensino de Vitória da Conquista, com idades entre 18 e 44 anos. Referendando-se teoricamente na fenomenologia e na crítica feminista, utilizou-se a abordagem de cunho qualitativa, buscando compreender a essência dos fenômenos diante das experiências, dos saberes, dos sentidos e da consciência dos sujeitos na sociedade. Nesse caso, os sujeitos são as diversas mulheres/estudantes da EJA, marcadas por exclusões, presentes e passadas, mas também por resistências e desejos de um futuro melhor, o que confirma a necessidade de se considerar suas especificidades de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 11 - EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS E ESTUDOS DAS MULHERES: GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE / EIXO 11 - FEMINIST EPISTEMOLOGIES AND WOMEN'S STUDIES: GENDER, SEXUALITY AND DIVERSITY (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_MD1_ID260_TB67_22022025152121.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA ANDRADE OLIVEIRA PRADO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "deaandrade21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121471 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 67 "inscrito_id" => 260 "titulo" => "OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA MULHER/ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA PERMANECER NA ESCOLA." "resumo" => "Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento sobre as trajetórias das mulheres/estudantes da Educação de Jovens de Adultos (EJA) nas escolas públicas de Vitória da Conquista, Bahia, as interseccionalidades e lacunas nas políticas públicas educacionais destinadas a esse público. O recorte aqui apresentado se dispôs a analisar os desafios enfrentados pelas mulheres que ao retomarem os estudos na modalidade EJA encontram dificuldade para dar continuidade a eles. O objetivo principal é dar visibilidade a luta dessas estudantes, demarcando o fato de serem mulheres, para que se reflita sobre as necessidades e especificidades de uma parcela de discentes que constituem a maioria nas salas de EJA do município. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 23 mulheres/estudantes da EJA/Ensino Médio em duas escolas da rede estadual de ensino de Vitória da Conquista, com idades entre 18 e 44 anos. Referendando-se teoricamente na fenomenologia e na crítica feminista, utilizou-se a abordagem de cunho qualitativa, buscando compreender a essência dos fenômenos diante das experiências, dos saberes, dos sentidos e da consciência dos sujeitos na sociedade. Nesse caso, os sujeitos são as diversas mulheres/estudantes da EJA, marcadas por exclusões, presentes e passadas, mas também por resistências e desejos de um futuro melhor, o que confirma a necessidade de se considerar suas especificidades de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 11 - EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS E ESTUDOS DAS MULHERES: GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE / EIXO 11 - FEMINIST EPISTEMOLOGIES AND WOMEN'S STUDIES: GENDER, SEXUALITY AND DIVERSITY (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_MD1_ID260_TB67_22022025152121.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA ANDRADE OLIVEIRA PRADO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "deaandrade21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }