Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA MULHER/ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA PERMANECER NA ESCOLA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 11 - EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS E ESTUDOS DAS MULHERES: GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE / EIXO 11 - FEMINIST EPISTEMOLOGIES AND WOMEN'S STUDIES: GENDER, SEXUALITY AND DIVERSITY (PRESENCIAL)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121471
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 260
    "titulo" => "OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA MULHER/ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA PERMANECER NA ESCOLA."
    "resumo" => "Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento sobre as trajetórias das mulheres/estudantes da Educação de Jovens de Adultos (EJA) nas escolas públicas de Vitória da Conquista, Bahia, as interseccionalidades e lacunas nas políticas públicas educacionais destinadas a esse público. O recorte aqui apresentado se dispôs a analisar os desafios enfrentados pelas mulheres que ao retomarem os estudos na modalidade EJA encontram dificuldade para dar continuidade a eles. O objetivo principal é dar visibilidade a luta dessas estudantes, demarcando o fato de serem mulheres, para que se reflita sobre as necessidades e especificidades de uma parcela de discentes que constituem a maioria nas salas de EJA do município. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 23 mulheres/estudantes da EJA/Ensino Médio em duas escolas da rede estadual de ensino de Vitória da Conquista, com idades entre 18 e 44 anos. Referendando-se teoricamente na fenomenologia e na crítica feminista, utilizou-se a abordagem de cunho qualitativa, buscando compreender a essência dos fenômenos diante das experiências, dos saberes, dos sentidos e da consciência dos sujeitos na sociedade. Nesse caso, os sujeitos são as diversas mulheres/estudantes da EJA, marcadas por exclusões, presentes e passadas, mas também por resistências e desejos de um futuro melhor, o que confirma a necessidade de se considerar suas especificidades de gênero."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 11 - EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS E ESTUDOS DAS MULHERES: GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE / EIXO 11 - FEMINIST EPISTEMOLOGIES AND WOMEN'S STUDIES: GENDER, SEXUALITY AND DIVERSITY (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_MD1_ID260_TB67_22022025152121.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA ANDRADE OLIVEIRA PRADO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA"
    "autor_email" => "deaandrade21@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121471
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 260
    "titulo" => "OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA MULHER/ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA PERMANECER NA ESCOLA."
    "resumo" => "Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento sobre as trajetórias das mulheres/estudantes da Educação de Jovens de Adultos (EJA) nas escolas públicas de Vitória da Conquista, Bahia, as interseccionalidades e lacunas nas políticas públicas educacionais destinadas a esse público. O recorte aqui apresentado se dispôs a analisar os desafios enfrentados pelas mulheres que ao retomarem os estudos na modalidade EJA encontram dificuldade para dar continuidade a eles. O objetivo principal é dar visibilidade a luta dessas estudantes, demarcando o fato de serem mulheres, para que se reflita sobre as necessidades e especificidades de uma parcela de discentes que constituem a maioria nas salas de EJA do município. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 23 mulheres/estudantes da EJA/Ensino Médio em duas escolas da rede estadual de ensino de Vitória da Conquista, com idades entre 18 e 44 anos. Referendando-se teoricamente na fenomenologia e na crítica feminista, utilizou-se a abordagem de cunho qualitativa, buscando compreender a essência dos fenômenos diante das experiências, dos saberes, dos sentidos e da consciência dos sujeitos na sociedade. Nesse caso, os sujeitos são as diversas mulheres/estudantes da EJA, marcadas por exclusões, presentes e passadas, mas também por resistências e desejos de um futuro melhor, o que confirma a necessidade de se considerar suas especificidades de gênero."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 11 - EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS E ESTUDOS DAS MULHERES: GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE / EIXO 11 - FEMINIST EPISTEMOLOGIES AND WOMEN'S STUDIES: GENDER, SEXUALITY AND DIVERSITY (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_MD1_ID260_TB67_22022025152121.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA ANDRADE OLIVEIRA PRADO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA"
    "autor_email" => "deaandrade21@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento sobre as trajetórias das mulheres/estudantes da Educação de Jovens de Adultos (EJA) nas escolas públicas de Vitória da Conquista, Bahia, as interseccionalidades e lacunas nas políticas públicas educacionais destinadas a esse público. O recorte aqui apresentado se dispôs a analisar os desafios enfrentados pelas mulheres que ao retomarem os estudos na modalidade EJA encontram dificuldade para dar continuidade a eles. O objetivo principal é dar visibilidade a luta dessas estudantes, demarcando o fato de serem mulheres, para que se reflita sobre as necessidades e especificidades de uma parcela de discentes que constituem a maioria nas salas de EJA do município. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 23 mulheres/estudantes da EJA/Ensino Médio em duas escolas da rede estadual de ensino de Vitória da Conquista, com idades entre 18 e 44 anos. Referendando-se teoricamente na fenomenologia e na crítica feminista, utilizou-se a abordagem de cunho qualitativa, buscando compreender a essência dos fenômenos diante das experiências, dos saberes, dos sentidos e da consciência dos sujeitos na sociedade. Nesse caso, os sujeitos são as diversas mulheres/estudantes da EJA, marcadas por exclusões, presentes e passadas, mas também por resistências e desejos de um futuro melhor, o que confirma a necessidade de se considerar suas especificidades de gênero.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.