Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

VOZES FEMININAS, NARRATIVAS MATEMÁTICAS: DESAFIANDO A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este trabalho investiga as interseções entre a violência de gênero e a formação docente em matemática por meio de uma abordagem autobiográfica, intitulada “Vozes femininas, narrativas matemáticas: uma autobiografia sobre violência de gênero e formação docente”. A pesquisa, como parte do meu trabalho de conclusão de curso, analisa como experiências pessoais de abuso e assédio impactam a trajetória acadêmica e profissional de mulheres que ingressam na licenciatura em matemática, contribuindo para a construção de sua identidade, autoestima e empoderamento. Fundamentada no campo dos estudos de gênero sobre e com mulheres, estamos construindo uma pesquisa com narrativas que distingue a experiência viva do mero acúmulo de informações, por isso, flertamos com o plano da vida e com ele produzimos a partir da nossa própria existência. A investigação utiliza narrativas autobiográficas e rodas de conversa como técnicas de produção de dados, criando um espaço seguro para o compartilhamento e a ressignificação de vivências marcadas por desafios e superação. Os resultados preliminares apontam que a externalização dessas experiências por intermédio da escrita possibilita o empoderamento e a transformação pessoal, promovendo uma prática educativa mais inclusiva e humanizada. O estudo, portanto, não se limita a relatar episódios traumáticos, mas propõe uma reflexão crítica sobre os mecanismos de violência presentes na formação docente, evidenciando o potencial da escrita como ferramenta de cura e resistência. Contribui, assim, para a discussão sobre corpo, gênero e sexualidade ao oferecer subsídios para a construção de espaços educacionais que acolham e valorizem as narrativas femininas.

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