VOZES FEMININAS, NARRATIVAS MATEMÁTICAS: DESAFIANDO A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121632 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 361 "inscrito_id" => 863 "titulo" => "VOZES FEMININAS, NARRATIVAS MATEMÁTICAS: DESAFIANDO A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho investiga as interseções entre a violência de gênero e a formação docente em matemática por meio de uma abordagem autobiográfica, intitulada “Vozes femininas, narrativas matemáticas: uma autobiografia sobre violência de gênero e formação docente”. A pesquisa, como parte do meu trabalho de conclusão de curso, analisa como experiências pessoais de abuso e assédio impactam a trajetória acadêmica e profissional de mulheres que ingressam na licenciatura em matemática, contribuindo para a construção de sua identidade, autoestima e empoderamento. Fundamentada no campo dos estudos de gênero sobre e com mulheres, estamos construindo uma pesquisa com narrativas que distingue a experiência viva do mero acúmulo de informações, por isso, flertamos com o plano da vida e com ele produzimos a partir da nossa própria existência. A investigação utiliza narrativas autobiográficas e rodas de conversa como técnicas de produção de dados, criando um espaço seguro para o compartilhamento e a ressignificação de vivências marcadas por desafios e superação. Os resultados preliminares apontam que a externalização dessas experiências por intermédio da escrita possibilita o empoderamento e a transformação pessoal, promovendo uma prática educativa mais inclusiva e humanizada. O estudo, portanto, não se limita a relatar episódios traumáticos, mas propõe uma reflexão crítica sobre os mecanismos de violência presentes na formação docente, evidenciando o potencial da escrita como ferramenta de cura e resistência. Contribui, assim, para a discussão sobre corpo, gênero e sexualidade ao oferecer subsídios para a construção de espaços educacionais que acolham e valorizem as narrativas femininas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EIXO 12 - GÊNERO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE / EIXO 12 - GENDER AND TEACHER PROFESSIONALIZATION: CHALLENGES OF THE PRESENT TIME (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID863_TB361_27052025233128.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÁDILA DA SILVA NOVAES" "autor_nome_curto" => "JÁDILA" "autor_email" => "jadilanovaes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121632 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 361 "inscrito_id" => 863 "titulo" => "VOZES FEMININAS, NARRATIVAS MATEMÁTICAS: DESAFIANDO A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho investiga as interseções entre a violência de gênero e a formação docente em matemática por meio de uma abordagem autobiográfica, intitulada “Vozes femininas, narrativas matemáticas: uma autobiografia sobre violência de gênero e formação docente”. A pesquisa, como parte do meu trabalho de conclusão de curso, analisa como experiências pessoais de abuso e assédio impactam a trajetória acadêmica e profissional de mulheres que ingressam na licenciatura em matemática, contribuindo para a construção de sua identidade, autoestima e empoderamento. Fundamentada no campo dos estudos de gênero sobre e com mulheres, estamos construindo uma pesquisa com narrativas que distingue a experiência viva do mero acúmulo de informações, por isso, flertamos com o plano da vida e com ele produzimos a partir da nossa própria existência. A investigação utiliza narrativas autobiográficas e rodas de conversa como técnicas de produção de dados, criando um espaço seguro para o compartilhamento e a ressignificação de vivências marcadas por desafios e superação. Os resultados preliminares apontam que a externalização dessas experiências por intermédio da escrita possibilita o empoderamento e a transformação pessoal, promovendo uma prática educativa mais inclusiva e humanizada. O estudo, portanto, não se limita a relatar episódios traumáticos, mas propõe uma reflexão crítica sobre os mecanismos de violência presentes na formação docente, evidenciando o potencial da escrita como ferramenta de cura e resistência. Contribui, assim, para a discussão sobre corpo, gênero e sexualidade ao oferecer subsídios para a construção de espaços educacionais que acolham e valorizem as narrativas femininas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EIXO 12 - GÊNERO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE / EIXO 12 - GENDER AND TEACHER PROFESSIONALIZATION: CHALLENGES OF THE PRESENT TIME (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID863_TB361_27052025233128.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÁDILA DA SILVA NOVAES" "autor_nome_curto" => "JÁDILA" "autor_email" => "jadilanovaes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }