Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

ARTEFATOS CULTURAIS E SUAS PEDAGOGIAS DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121752
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 576
    "inscrito_id" => 104
    "titulo" => "ARTEFATOS CULTURAIS E SUAS PEDAGOGIAS DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O campo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade e Educação vem se expandindo com a problematização de processos educativos além das questões que envolvem o fenômeno escolar. Nesse sentido, a partir de profícuas interlocuções com perspectivas dos estudos culturais em educação, sobretudo de inspiração pós-estruturalista e foucaultiana, esse campo passa a tomar como objetos de investigação os artefatos culturais, por meio dos quais se ensina e se aprende a viver em negociação com saberes, valores e práticas da cultura em determinado momento histórico. Entendendo que gênero e sexualidade não são essências, mas elementos que compõem as subjetividades e a organização do social e da cultura, torna-se produtivo analisar os efeitos das pedagogias que educam para viver feminilidades, masculinidades, desejos e prazeres. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discutir alguns dos modos como a produção acadêmica em gênero, sexualidade e educação vêm se apropriando de teorizações dos estudos culturais em educação para tratar das pedagogias de gênero e de sexualidade em artefatos culturais. Foi realizado um estudo do tipo revisão bibliográfica, tendo como base os artigos publicados em periódicos nacionais vinculados ao Qualis Capes da área da Educação entre 2011 a 2021, disponíveis online em duas plataformas – Periódicos Capes e Scielo. Nos 64 artigos contabilizados e armazenados foram observadas uma variedade de artefatos tomados como foco de análise. Além disso, podemos argumentar que a apropriação de conceitos do campo, como o de pedagogias culturais e de artefatos culturais, se faz de modo diverso. O estudo aponta para produtividade no uso do conceito de pedagogia(s) para discutir e analisar as aprendizagens em múltiplas instâncias socioculturais, as quais atuam na difusão e consolidação de saberes e valores que incitam os indivíduos a se vincularem com as posições de sujeito do tempo presente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID104_TB576_24042025210359.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONEY POLATO DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "RONEY POLATO"
    "autor_email" => "roneypolato@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121752
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 576
    "inscrito_id" => 104
    "titulo" => "ARTEFATOS CULTURAIS E SUAS PEDAGOGIAS DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O campo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade e Educação vem se expandindo com a problematização de processos educativos além das questões que envolvem o fenômeno escolar. Nesse sentido, a partir de profícuas interlocuções com perspectivas dos estudos culturais em educação, sobretudo de inspiração pós-estruturalista e foucaultiana, esse campo passa a tomar como objetos de investigação os artefatos culturais, por meio dos quais se ensina e se aprende a viver em negociação com saberes, valores e práticas da cultura em determinado momento histórico. Entendendo que gênero e sexualidade não são essências, mas elementos que compõem as subjetividades e a organização do social e da cultura, torna-se produtivo analisar os efeitos das pedagogias que educam para viver feminilidades, masculinidades, desejos e prazeres. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discutir alguns dos modos como a produção acadêmica em gênero, sexualidade e educação vêm se apropriando de teorizações dos estudos culturais em educação para tratar das pedagogias de gênero e de sexualidade em artefatos culturais. Foi realizado um estudo do tipo revisão bibliográfica, tendo como base os artigos publicados em periódicos nacionais vinculados ao Qualis Capes da área da Educação entre 2011 a 2021, disponíveis online em duas plataformas – Periódicos Capes e Scielo. Nos 64 artigos contabilizados e armazenados foram observadas uma variedade de artefatos tomados como foco de análise. Além disso, podemos argumentar que a apropriação de conceitos do campo, como o de pedagogias culturais e de artefatos culturais, se faz de modo diverso. O estudo aponta para produtividade no uso do conceito de pedagogia(s) para discutir e analisar as aprendizagens em múltiplas instâncias socioculturais, as quais atuam na difusão e consolidação de saberes e valores que incitam os indivíduos a se vincularem com as posições de sujeito do tempo presente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID104_TB576_24042025210359.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONEY POLATO DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "RONEY POLATO"
    "autor_email" => "roneypolato@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O campo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade e Educação vem se expandindo com a problematização de processos educativos além das questões que envolvem o fenômeno escolar. Nesse sentido, a partir de profícuas interlocuções com perspectivas dos estudos culturais em educação, sobretudo de inspiração pós-estruturalista e foucaultiana, esse campo passa a tomar como objetos de investigação os artefatos culturais, por meio dos quais se ensina e se aprende a viver em negociação com saberes, valores e práticas da cultura em determinado momento histórico. Entendendo que gênero e sexualidade não são essências, mas elementos que compõem as subjetividades e a organização do social e da cultura, torna-se produtivo analisar os efeitos das pedagogias que educam para viver feminilidades, masculinidades, desejos e prazeres. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discutir alguns dos modos como a produção acadêmica em gênero, sexualidade e educação vêm se apropriando de teorizações dos estudos culturais em educação para tratar das pedagogias de gênero e de sexualidade em artefatos culturais. Foi realizado um estudo do tipo revisão bibliográfica, tendo como base os artigos publicados em periódicos nacionais vinculados ao Qualis Capes da área da Educação entre 2011 a 2021, disponíveis online em duas plataformas – Periódicos Capes e Scielo. Nos 64 artigos contabilizados e armazenados foram observadas uma variedade de artefatos tomados como foco de análise. Além disso, podemos argumentar que a apropriação de conceitos do campo, como o de pedagogias culturais e de artefatos culturais, se faz de modo diverso. O estudo aponta para produtividade no uso do conceito de pedagogia(s) para discutir e analisar as aprendizagens em múltiplas instâncias socioculturais, as quais atuam na difusão e consolidação de saberes e valores que incitam os indivíduos a se vincularem com as posições de sujeito do tempo presente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.