Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DA SEXUALIDADE: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE PRÁTICAS E PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

A pesquisa investigou a intersecção entre Educação Sexual e Tecnologia Educacional por meio de um mapeamento sistemático nas bases de dados Portal de Periódicos da Capes (PPC), Scielo e LiLACS, no período de 1998 a 2022. O estudo selecionou oito artigos que analisam o uso de tecnologias educacionais no ensino da sexualidade, destacando os tipos de tecnologias utilizadas e os profissionais envolvidos. Os resultados apontaram a existência de cinco estudos que abordam tecnologias educacionais não digitais, como jogos de tabuleiro e oficinas educativas, e três estudos que tratam de tecnologias digitais, como blogs, narrativas digitais e plataformas virtuais. As tecnologias educacionais foram utilizadas principalmente para promover discussões em grupo e reflexões sobre temas como prevenção de ISTs, sexualidade e saúde reprodutiva. Outro achado relevante foi o perfil dos profissionais responsáveis pelos estudos. A maioria dos artigos foi publicada por profissionais da área da saúde, principalmente da enfermagem, enquanto apenas três foram conduzidos por pesquisadores da educação. Esse dado sugere que, embora o termo "Tecnologia Educacional" seja amplamente utilizado no campo da saúde, ele ainda não é amplamente adotado pelos educadores, que tendem a empregar expressões como "material didático" ou "estratégias didáticas". A pesquisa destaca a importância de ampliar a compreensão e o uso do conceito de Tecnologia Educacional entre os profissionais da educação, incentivando a adoção de novas abordagens para o ensino da sexualidade e promovendo um diálogo interdisciplinar entre as áreas de educação e saúde.

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