Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

“PERCEBI UMA CARA FEIA POR PARTE DA REFERIDA COLEGA, MAS OUTRAS, NÃO FIZERAM CARAS E BOCAS”: AS QUESTÕES DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA FEIRA DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 13 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: NOVAS AMEAÇAS, ENFRENTAMENTOS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIAS / EIXO 13 - GENDER AND SEXUALITY IN SCHOOL: NEW THREATS, CONFRONTATIONS, AND POSSIBILITIES FOR RESISTANCE (PRESENCIAL)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121712
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 509
    "inscrito_id" => 568
    "titulo" => "“PERCEBI UMA CARA FEIA POR PARTE DA REFERIDA COLEGA, MAS OUTRAS, NÃO FIZERAM CARAS E BOCAS”: AS QUESTÕES DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA FEIRA DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Este texto objetiva apresentar e discutir uma ação realizada durante uma pesquisa de mestrado no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, no componente curricular do Ensino de Ciências que teve como título: Feira de Ciências sobre Corpo, Gênero e Sexualidade. A pesquisa de perspectiva colaborativa, desenvolvida em uma turma do 5º ano dos anos iniciais, sobre as temáticas corpo, gênero e sexualidade, objetivou a produção de diversos materiais empíricos no decorrer de encontros, entrevistas e ações em sala de aula com a colaboração da pesquisadora, da docente e das(os) estudantes, que culminaram em uma feira de ciências envolvendo as demais professoras, estudantes da instituição de ensino, além de familiares e demais membros da comunidade escolar. O estudo subdivide-se nos tópicos a seguir: Introdução - sintetiza o contexto em que a pesquisa foi realizada, o referencial teórico e a ação eleita para análise; Metodologia - apresenta o tipo de pesquisa, a ação realizada e a produção dos dados; Resultados e discussão - aborda acerca da atividade desenvolvida na escola, tendo em vista as inquietações, resistências, possibilidades e subversões que atravessaram tal contexto, além de revisitar as experiências que permearam a ação e as interações, levando em conta os dilemas da docente, entre os receios e o desejo de divulgar as discussões realizadas durante a parceria colaborativa, para as colegas e comunidade escolar e Algumas considerações. Percebemos que a experiência proporcionada pela feira de ciências, foi desafiadora e também mais um ato de subversão por parte da docente, que mesmo receosa, se abriu para a parceria colaborativa. Para além, permitiu em meio aos estranhamentos, que as demais docentes da instituição, tivessem acesso às temáticas que abordam os corpos, os gêneros e as sexualidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 13 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: NOVAS AMEAÇAS, ENFRENTAMENTOS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIAS / EIXO 13 - GENDER AND SEXUALITY IN SCHOOL: NEW THREATS, CONFRONTATIONS, AND POSSIBILITIES FOR RESISTANCE (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID568_TB509_26052025122102.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAC CLEIDE DE JESUS BRAGA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "MAC BRAGA"
    "autor_email" => "mac.jbamaral@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121712
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 509
    "inscrito_id" => 568
    "titulo" => "“PERCEBI UMA CARA FEIA POR PARTE DA REFERIDA COLEGA, MAS OUTRAS, NÃO FIZERAM CARAS E BOCAS”: AS QUESTÕES DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA FEIRA DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Este texto objetiva apresentar e discutir uma ação realizada durante uma pesquisa de mestrado no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, no componente curricular do Ensino de Ciências que teve como título: Feira de Ciências sobre Corpo, Gênero e Sexualidade. A pesquisa de perspectiva colaborativa, desenvolvida em uma turma do 5º ano dos anos iniciais, sobre as temáticas corpo, gênero e sexualidade, objetivou a produção de diversos materiais empíricos no decorrer de encontros, entrevistas e ações em sala de aula com a colaboração da pesquisadora, da docente e das(os) estudantes, que culminaram em uma feira de ciências envolvendo as demais professoras, estudantes da instituição de ensino, além de familiares e demais membros da comunidade escolar. O estudo subdivide-se nos tópicos a seguir: Introdução - sintetiza o contexto em que a pesquisa foi realizada, o referencial teórico e a ação eleita para análise; Metodologia - apresenta o tipo de pesquisa, a ação realizada e a produção dos dados; Resultados e discussão - aborda acerca da atividade desenvolvida na escola, tendo em vista as inquietações, resistências, possibilidades e subversões que atravessaram tal contexto, além de revisitar as experiências que permearam a ação e as interações, levando em conta os dilemas da docente, entre os receios e o desejo de divulgar as discussões realizadas durante a parceria colaborativa, para as colegas e comunidade escolar e Algumas considerações. Percebemos que a experiência proporcionada pela feira de ciências, foi desafiadora e também mais um ato de subversão por parte da docente, que mesmo receosa, se abriu para a parceria colaborativa. Para além, permitiu em meio aos estranhamentos, que as demais docentes da instituição, tivessem acesso às temáticas que abordam os corpos, os gêneros e as sexualidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 13 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: NOVAS AMEAÇAS, ENFRENTAMENTOS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIAS / EIXO 13 - GENDER AND SEXUALITY IN SCHOOL: NEW THREATS, CONFRONTATIONS, AND POSSIBILITIES FOR RESISTANCE (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID568_TB509_26052025122102.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAC CLEIDE DE JESUS BRAGA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "MAC BRAGA"
    "autor_email" => "mac.jbamaral@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este texto objetiva apresentar e discutir uma ação realizada durante uma pesquisa de mestrado no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, no componente curricular do Ensino de Ciências que teve como título: Feira de Ciências sobre Corpo, Gênero e Sexualidade. A pesquisa de perspectiva colaborativa, desenvolvida em uma turma do 5º ano dos anos iniciais, sobre as temáticas corpo, gênero e sexualidade, objetivou a produção de diversos materiais empíricos no decorrer de encontros, entrevistas e ações em sala de aula com a colaboração da pesquisadora, da docente e das(os) estudantes, que culminaram em uma feira de ciências envolvendo as demais professoras, estudantes da instituição de ensino, além de familiares e demais membros da comunidade escolar. O estudo subdivide-se nos tópicos a seguir: Introdução - sintetiza o contexto em que a pesquisa foi realizada, o referencial teórico e a ação eleita para análise; Metodologia - apresenta o tipo de pesquisa, a ação realizada e a produção dos dados; Resultados e discussão - aborda acerca da atividade desenvolvida na escola, tendo em vista as inquietações, resistências, possibilidades e subversões que atravessaram tal contexto, além de revisitar as experiências que permearam a ação e as interações, levando em conta os dilemas da docente, entre os receios e o desejo de divulgar as discussões realizadas durante a parceria colaborativa, para as colegas e comunidade escolar e Algumas considerações. Percebemos que a experiência proporcionada pela feira de ciências, foi desafiadora e também mais um ato de subversão por parte da docente, que mesmo receosa, se abriu para a parceria colaborativa. Para além, permitiu em meio aos estranhamentos, que as demais docentes da instituição, tivessem acesso às temáticas que abordam os corpos, os gêneros e as sexualidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.