PRESENÇA MASCULINA NA EDUCAÇÃO: O PROFESSOR NÃO TEM LUGAR NA ESCOLA?
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121512 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 148 "inscrito_id" => 692 "titulo" => "PRESENÇA MASCULINA NA EDUCAÇÃO: O PROFESSOR NÃO TEM LUGAR NA ESCOLA?" "resumo" => "O texto é fruto de inquietação surgidas a partir de uma palestra ministrada para a turma de pedagogia -UESB, campus de Jequié - BA, durante as aulas da disciplina Gênero, Sexualidade e Educação. E traz como temática a presença masculina na Educação Infantil, com ênfase nas implicações de gênero e estigmas enfrentados por professores homens, ao ingressar nesse ambiente. A partir da palestra que teve como alicerce o texto "Mulher tem mais facilidade para coisa artística, organização, trabalhos didáticos: Produção de masculinidades e estratégias pedagógicas nos anos iniciais na roça" Xavier (2021), foi possível levantar questões e reflexões a respeito da construção social de papéis de gênero no ambiente escolar. Nesse contexto, o objetivo do artigo foi refletir, a partir de uma investigação de abordagem qualitativa e bibliográfica, sobre a maneira como os estereótipos associados à masculinidade impactam a prática pedagógica desses professores, restringindo ações lúdicas, afetivas e acolhedoras. A análise fundamenta-se em teóricos como Joan Scott (1990), que discute gênero como uma construção social e cultural, e Antonio Jeferson Xavier (2021), que explora masculinidades vigiadas e normatizadas no espaço educacional. Delimitando alguns conceitos importantes a serem discutidos, como por exemplo o "enquadramento social", "corpos-contidos" e "adultização" das crianças. Concluiu-se que a desconstrução desses estigmas requer mudanças nas políticas educacionais e na formação docente, promovendo um ambiente acolhedor, onde masculinidades sensíveis e cuidadoras sejam valorizadas. O estudo contribui para repensar o papel dos professores homens na educação, rompendo padrões e promovendo a diversidade nas práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 24 - MASCULINIDADES E SUAS INTERSECÇÕES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS / AXIS 24 - MASCULINITIES AND THEIR INTERSECTIONS IN EDUCATIONAL SPACES (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID692_TB148_23032025174133.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANATALIA OLIVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANATALIA" "autor_email" => "oliveiraanatalia356@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121512 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 148 "inscrito_id" => 692 "titulo" => "PRESENÇA MASCULINA NA EDUCAÇÃO: O PROFESSOR NÃO TEM LUGAR NA ESCOLA?" "resumo" => "O texto é fruto de inquietação surgidas a partir de uma palestra ministrada para a turma de pedagogia -UESB, campus de Jequié - BA, durante as aulas da disciplina Gênero, Sexualidade e Educação. E traz como temática a presença masculina na Educação Infantil, com ênfase nas implicações de gênero e estigmas enfrentados por professores homens, ao ingressar nesse ambiente. A partir da palestra que teve como alicerce o texto "Mulher tem mais facilidade para coisa artística, organização, trabalhos didáticos: Produção de masculinidades e estratégias pedagógicas nos anos iniciais na roça" Xavier (2021), foi possível levantar questões e reflexões a respeito da construção social de papéis de gênero no ambiente escolar. Nesse contexto, o objetivo do artigo foi refletir, a partir de uma investigação de abordagem qualitativa e bibliográfica, sobre a maneira como os estereótipos associados à masculinidade impactam a prática pedagógica desses professores, restringindo ações lúdicas, afetivas e acolhedoras. A análise fundamenta-se em teóricos como Joan Scott (1990), que discute gênero como uma construção social e cultural, e Antonio Jeferson Xavier (2021), que explora masculinidades vigiadas e normatizadas no espaço educacional. Delimitando alguns conceitos importantes a serem discutidos, como por exemplo o "enquadramento social", "corpos-contidos" e "adultização" das crianças. Concluiu-se que a desconstrução desses estigmas requer mudanças nas políticas educacionais e na formação docente, promovendo um ambiente acolhedor, onde masculinidades sensíveis e cuidadoras sejam valorizadas. O estudo contribui para repensar o papel dos professores homens na educação, rompendo padrões e promovendo a diversidade nas práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 24 - MASCULINIDADES E SUAS INTERSECÇÕES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS / AXIS 24 - MASCULINITIES AND THEIR INTERSECTIONS IN EDUCATIONAL SPACES (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID692_TB148_23032025174133.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANATALIA OLIVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANATALIA" "autor_email" => "oliveiraanatalia356@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }