FORMAÇÃO E GÊNERO: TENSÕES VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DOUTORAMENTO
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121730 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 934 "titulo" => "FORMAÇÃO E GÊNERO: TENSÕES VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DOUTORAMENTO" "resumo" => "O trabalho em discussão é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento que investiga as histórias de vida de mulheres, docentes de Ciências da Natureza da Educação Básica, em processo de doutoramento, partindo da seguinte questão: Como as mulheres/professoras de Ciências da Natureza da Educação Básica constroem sua relação com o doutorado, em face de suas condições de vida e trabalho? Este artigo, porém, centra-se apenas na parte da pesquisa que investiga as tensões emergentes entre o trabalho docente e o doutoramento na constituição do desenvolvimento profissional de professoras. Com base nos estudos de gênero (Louro, 1997; Vianna, 2001; Priore, 2000; Saffiotti, 2013) e ancorado nos pressupostos teórico-metodológicos das narrativas (auto)biográficas (Passeggi, 2016; Souza, 2006; Josso, 2010), o presente estudo tem por objetivo analisar as tensões presentes no processo de doutoramento, como espaço para formação continuada de professoras da Educação Básica. A partir das entrevistas narrativas realizadas com professoras das redes municipal e estadual da Bahia, doutorandas em um Programa de Pós-Graduação de uma instituição pública estadual, ficaram evidenciados desafios e tensões que emergem do conflito entre a busca pela pós-graduação stricto sensu como exercício de desenvolvimento profissional, conciliando com as jornadas exaustivas de trabalho, família, cuidado com os filhos, as atribuições exigidas pelo doutorado, demandas pessoais e sociais que ainda são impostas ao gênero feminino na estrutura do mundo do trabalho, além da violação do direito à licença remunerada. Tal realidade invisibilizada sobre o doutorar-se no Brasil, sendo mulher e docente, é um convite para tensionarmos as condições de profissionalização da docência feminina, compreendermos em que medida as condições patriarcais da sociedade impactam na vida destas mulheres e, contribuir para novos estudos que resultem em mudanças nas políticas públicas de pós-graduação e de formação de professores e professoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 12 - GÊNERO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE / EIXO 12 - GENDER AND TEACHER PROFESSIONALIZATION: CHALLENGES OF THE PRESENT TIME (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID934_TB534_24042025173259.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA CECÍLIA DE OLIVEIRA ALVES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "juliaailicec@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121730 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 934 "titulo" => "FORMAÇÃO E GÊNERO: TENSÕES VIVENCIADAS POR PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DOUTORAMENTO" "resumo" => "O trabalho em discussão é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento que investiga as histórias de vida de mulheres, docentes de Ciências da Natureza da Educação Básica, em processo de doutoramento, partindo da seguinte questão: Como as mulheres/professoras de Ciências da Natureza da Educação Básica constroem sua relação com o doutorado, em face de suas condições de vida e trabalho? Este artigo, porém, centra-se apenas na parte da pesquisa que investiga as tensões emergentes entre o trabalho docente e o doutoramento na constituição do desenvolvimento profissional de professoras. Com base nos estudos de gênero (Louro, 1997; Vianna, 2001; Priore, 2000; Saffiotti, 2013) e ancorado nos pressupostos teórico-metodológicos das narrativas (auto)biográficas (Passeggi, 2016; Souza, 2006; Josso, 2010), o presente estudo tem por objetivo analisar as tensões presentes no processo de doutoramento, como espaço para formação continuada de professoras da Educação Básica. A partir das entrevistas narrativas realizadas com professoras das redes municipal e estadual da Bahia, doutorandas em um Programa de Pós-Graduação de uma instituição pública estadual, ficaram evidenciados desafios e tensões que emergem do conflito entre a busca pela pós-graduação stricto sensu como exercício de desenvolvimento profissional, conciliando com as jornadas exaustivas de trabalho, família, cuidado com os filhos, as atribuições exigidas pelo doutorado, demandas pessoais e sociais que ainda são impostas ao gênero feminino na estrutura do mundo do trabalho, além da violação do direito à licença remunerada. Tal realidade invisibilizada sobre o doutorar-se no Brasil, sendo mulher e docente, é um convite para tensionarmos as condições de profissionalização da docência feminina, compreendermos em que medida as condições patriarcais da sociedade impactam na vida destas mulheres e, contribuir para novos estudos que resultem em mudanças nas políticas públicas de pós-graduação e de formação de professores e professoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 12 - GÊNERO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE / EIXO 12 - GENDER AND TEACHER PROFESSIONALIZATION: CHALLENGES OF THE PRESENT TIME (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID934_TB534_24042025173259.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA CECÍLIA DE OLIVEIRA ALVES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JÚLIA" "autor_email" => "juliaailicec@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }