FERREIRA, Gilvania Oliveira et al.. . Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade... Campina Grande: Realize Editora, 2025. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/121739>. Acesso em: 15/06/2025 17:43
Este artigo discute o papel da escola como espaço de resistência às discriminações enfrentadas pelas sexualidades dissidentes, destacando seu potencial transformador na promoção da equidade e da diversidade. Com base em revisão bibliográfica, analisa práticas pedagógicas que promovam políticas de diversidade sexual e de gênero, fundamentando-se em Foucault (1988), Butler (2015), Louro (2015), Junqueira (2009) e Freire (1996). Os resultados apontam que a escola pode subverter padrões heteronormativos e consolidar-se como agente de transformação social. Os resultados indicam que práticas pedagógicas críticas e políticas educativas quando implementadas no contexto escolar podem promover a visibilidade e o respeito às dissidências sexuais e de gênero, contribuindo para ambientes escolares.