Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

RELAÇÕES DE GÊNERO: UM ESTUDO DAS PERSPECTIVAS INFANTIS NA ESCOLA

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este trabalho foi elaborado com base em uma pesquisa que teve o intuito de analisar as perspectivas infantis sobre as relações de gênero segundo a Teoria das Representações Sociais. Tal investigação objetivou compreender o panorama de códigos e valores que perpassam a maneira de pensar e interpretar as identidades de gênero e sexualidade na realidade cotidiana, sob a premissa indiscutível do protagonismo infantil. Diante da evidente importância da escola enquanto instituição socializadora primária e responsável pelo processo de construção identitária, foram realizadas cinco sessões de grupos focais com crianças do quarto ao sexto ano do ensino fundamental em duas escolas municipais de Recife, Pernambuco. Embora com número moderado de participantes para otimizar a mediação de cada grupo, como preconizado pela técnica, as crianças apresentaram-se veementemente engajadas nas discussões. Durante as visitas foram aplicadas duas dinâmicas adaptadas do Projeto ArtPad que consistiam na classificação de objetos e funções sociais nas categorias “menina”, “neutro” e “menino”. Outrossim, a interpretação dos dados, realizada com base na técnica de Análise de Conteúdo, decorrente das dinâmicas conduzidas, reitera tanto a influência das representações sociais nas narrativas e percepções infantis quanto o processo de assimilação e reelaboração dos estereótipos de gênero no ambiente escolar e na sociedade. Consequentemente, destaca-se a demanda por uma abertura no sistema educacional que viabilize o diálogo sobre gênero e sexualidade de maneira intrínseca e inclusiva aos processos educacionais. Dessa forma, o interesse expresso através do empenho das crianças nos grupos focais demonstra a potencialidade da agência desses indivíduos na participação de debates e atividades que perpassam as temáticas da diversidade identitária no cerne da organização socioeducativa.

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