(IN)DIFERENÇAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA MUNICÍPIOS DO SUL DE MINAS GERAIS
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As nossas fontes de pesquisa são compostas por questionários, entrevistas, observações, fotografias e intervenção com crianças, por meio de roda de conversa e desenhos. Este trabalho centra o olhar para os desafios que se colocam no cotidiano educativo e na prática docente para a construção de uma pedagogia das diferenças, em especial, sobre as relações de gênero. Baseia-se no conceito de gênero, de Joan Scott, entendido como uma categoria de análise, e em diversas pesquisas que articulam gênero e EI. A fala das professoras demonstra uma preocupação com o respeito e a igualdade no ambiente educativo, mas observa-se que as práticas ainda estão distantes de uma abordagem que rompa com os preconceitos, produza e valorize as diferenças. Ainda há uma lacuna entre o discurso das educadoras (professoras, monitoras e gestoras) e as concepções propostas nos projetos político-pedagógicos das instituições e também na organização do trabalho pedagógico. 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