Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO: INVISIBILIZAÇÃO E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 45 - DEBATES E ATRAVESSAMENTOS A RESPEITO DA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADES E DIVERSIDADE SEXUAL NO ENSINO MÉDIO / AXIS 45 - DEBATES AND INTERSECTIONS REGARDING THE DISCUSSION OF GENDER, SEXUALITIES, AND SEXUAL DIVERSITY IN SECONDARY EDUCATION (PRESENCIAL)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121760
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 1383
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO: INVISIBILIZAÇÃO E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO"
    "resumo" => "O trabalho propõe analisar a presença ou não das temáticas de identidades de gênero e sexualidade nos livros didáticos de História do 3º ano do ensino médio, considerando seu papel na formação crítica dos alunos. Considerando a escola como um espaço de diversidade, e buscando compreender se as abordagens de temas como gênero e sexualidade no ensino de História pode contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Diante disso, a pesquisa analisará três livros didáticos do 3º ano do ensino médio História do passado e presente: Século XX aos dias de hoje (2016); História: das cavernas ao terceiro milênio (2016) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Conflitos e desigualdades (2020), para identificar padrões de exclusão e possíveis avanços ou retrocessos na abordagem do tema. Além da análise dos livros, o estudo busca discutir o papel do ensino de História na formação crítica dos estudantes e as possibilidades de inclusão desses debates no ambiente escolar. Tendo em vista o objetivo de propor formas mais equitativas de inclusão da diversidade de gênero e sexualidade no ensino de História, e como a educação pode atuar na valorização da diversidade e no enfrentamento da discriminação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 45 - DEBATES E ATRAVESSAMENTOS A RESPEITO DA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADES E DIVERSIDADE SEXUAL NO ENSINO MÉDIO / AXIS 45 - DEBATES AND INTERSECTIONS REGARDING THE DISCUSSION OF GENDER, SEXUALITIES, AND SEXUAL DIVERSITY IN SECONDARY EDUCATION (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1383_TB589_23042025213129.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO FERREIRA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "HUGO"
    "autor_email" => "202020610@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121760
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 1383
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO: INVISIBILIZAÇÃO E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO"
    "resumo" => "O trabalho propõe analisar a presença ou não das temáticas de identidades de gênero e sexualidade nos livros didáticos de História do 3º ano do ensino médio, considerando seu papel na formação crítica dos alunos. Considerando a escola como um espaço de diversidade, e buscando compreender se as abordagens de temas como gênero e sexualidade no ensino de História pode contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Diante disso, a pesquisa analisará três livros didáticos do 3º ano do ensino médio História do passado e presente: Século XX aos dias de hoje (2016); História: das cavernas ao terceiro milênio (2016) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Conflitos e desigualdades (2020), para identificar padrões de exclusão e possíveis avanços ou retrocessos na abordagem do tema. Além da análise dos livros, o estudo busca discutir o papel do ensino de História na formação crítica dos estudantes e as possibilidades de inclusão desses debates no ambiente escolar. Tendo em vista o objetivo de propor formas mais equitativas de inclusão da diversidade de gênero e sexualidade no ensino de História, e como a educação pode atuar na valorização da diversidade e no enfrentamento da discriminação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 45 - DEBATES E ATRAVESSAMENTOS A RESPEITO DA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADES E DIVERSIDADE SEXUAL NO ENSINO MÉDIO / AXIS 45 - DEBATES AND INTERSECTIONS REGARDING THE DISCUSSION OF GENDER, SEXUALITIES, AND SEXUAL DIVERSITY IN SECONDARY EDUCATION (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1383_TB589_23042025213129.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO FERREIRA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "HUGO"
    "autor_email" => "202020610@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O trabalho propõe analisar a presença ou não das temáticas de identidades de gênero e sexualidade nos livros didáticos de História do 3º ano do ensino médio, considerando seu papel na formação crítica dos alunos. Considerando a escola como um espaço de diversidade, e buscando compreender se as abordagens de temas como gênero e sexualidade no ensino de História pode contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Diante disso, a pesquisa analisará três livros didáticos do 3º ano do ensino médio História do passado e presente: Século XX aos dias de hoje (2016); História: das cavernas ao terceiro milênio (2016) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Conflitos e desigualdades (2020), para identificar padrões de exclusão e possíveis avanços ou retrocessos na abordagem do tema. Além da análise dos livros, o estudo busca discutir o papel do ensino de História na formação crítica dos estudantes e as possibilidades de inclusão desses debates no ambiente escolar. Tendo em vista o objetivo de propor formas mais equitativas de inclusão da diversidade de gênero e sexualidade no ensino de História, e como a educação pode atuar na valorização da diversidade e no enfrentamento da discriminação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.