REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO: INVISIBILIZAÇÃO E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121760 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 589 "inscrito_id" => 1383 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO: INVISIBILIZAÇÃO E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO" "resumo" => "O trabalho propõe analisar a presença ou não das temáticas de identidades de gênero e sexualidade nos livros didáticos de História do 3º ano do ensino médio, considerando seu papel na formação crítica dos alunos. Considerando a escola como um espaço de diversidade, e buscando compreender se as abordagens de temas como gênero e sexualidade no ensino de História pode contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Diante disso, a pesquisa analisará três livros didáticos do 3º ano do ensino médio História do passado e presente: Século XX aos dias de hoje (2016); História: das cavernas ao terceiro milênio (2016) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Conflitos e desigualdades (2020), para identificar padrões de exclusão e possíveis avanços ou retrocessos na abordagem do tema. Além da análise dos livros, o estudo busca discutir o papel do ensino de História na formação crítica dos estudantes e as possibilidades de inclusão desses debates no ambiente escolar. Tendo em vista o objetivo de propor formas mais equitativas de inclusão da diversidade de gênero e sexualidade no ensino de História, e como a educação pode atuar na valorização da diversidade e no enfrentamento da discriminação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 45 - DEBATES E ATRAVESSAMENTOS A RESPEITO DA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADES E DIVERSIDADE SEXUAL NO ENSINO MÉDIO / AXIS 45 - DEBATES AND INTERSECTIONS REGARDING THE DISCUSSION OF GENDER, SEXUALITIES, AND SEXUAL DIVERSITY IN SECONDARY EDUCATION (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1383_TB589_23042025213129.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO FERREIRA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "HUGO" "autor_email" => "202020610@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121760 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 589 "inscrito_id" => 1383 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO: INVISIBILIZAÇÃO E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO" "resumo" => "O trabalho propõe analisar a presença ou não das temáticas de identidades de gênero e sexualidade nos livros didáticos de História do 3º ano do ensino médio, considerando seu papel na formação crítica dos alunos. Considerando a escola como um espaço de diversidade, e buscando compreender se as abordagens de temas como gênero e sexualidade no ensino de História pode contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Diante disso, a pesquisa analisará três livros didáticos do 3º ano do ensino médio História do passado e presente: Século XX aos dias de hoje (2016); História: das cavernas ao terceiro milênio (2016) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Conflitos e desigualdades (2020), para identificar padrões de exclusão e possíveis avanços ou retrocessos na abordagem do tema. Além da análise dos livros, o estudo busca discutir o papel do ensino de História na formação crítica dos estudantes e as possibilidades de inclusão desses debates no ambiente escolar. Tendo em vista o objetivo de propor formas mais equitativas de inclusão da diversidade de gênero e sexualidade no ensino de História, e como a educação pode atuar na valorização da diversidade e no enfrentamento da discriminação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 45 - DEBATES E ATRAVESSAMENTOS A RESPEITO DA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADES E DIVERSIDADE SEXUAL NO ENSINO MÉDIO / AXIS 45 - DEBATES AND INTERSECTIONS REGARDING THE DISCUSSION OF GENDER, SEXUALITIES, AND SEXUAL DIVERSITY IN SECONDARY EDUCATION (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1383_TB589_23042025213129.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO FERREIRA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "HUGO" "autor_email" => "202020610@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }