Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

MASCULINIDADES E ENSINO DE FILOSOFIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 23 - MASCULINIDADES E FEMINILIDADES: TENSIONAMENTOS E POSSIBILIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR / AXIS 23 - MASCULINITIES AND FEMININITIES: TENSIONS AND POSSIBILITIES IN SCHOOL AND NON-SCHOOL SETTINGS (ONLINE)
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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este trabalho discute a questão das masculinidades no âmbito do ensino de Filosofia, sendo uma das partes de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PROF-FILO) da Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa tem como titulo “Explorando a Crise da Masculinidade e as suas Implicações nas aulas de filosofia” e pretende abordar a crise da masculinidade hegemônica e seu impacto nas dinâmicas educacionais. Dentro desse contexto, as questões decorrentes são: Qual a natureza da masculinidade hegemônica e em que sentido a crise decorrente desta, oportuniza uma análise crítica nas dinâmicas de gênero, e como estas incidem sobre as práticas pedagógicas nas aulas de Filosofia do Ensino Médio? Neste sentido, o primeiro debate que desenvolvemos se vincula a Elisabeth Badinter expresso na sua obra “XY: Sobre a Identidade masculina”, que desempenha um papel significativo e enriquecedor para a pesquisa em questão. A importância da obra reside na sua abordagem profunda e perspicaz sobre a construção social da identidade masculina. A partir do pensamento de Badinter conseguimos construir uma análise sobre as representações históricas, sociais e culturais de masculinidade, explorando como se constroem as expectativas em torno do que significa ser homem e como foram moldadas ao longo do tempo, questionando estereótipos arraigados e desconstruindo noções tradicionais. Badinter também reflete sobre como os preconceitos, a homofobia e a misoginia, são construções culturais que variam conforme o tempo e o espaço. E junto com a autora entendemos que não cabe apenas criticar os efeitos pesados e negativos dos estereótipos de gênero que recaem sobre os homens, há a necessidade de refletir sobre esses conceitos e desconstruí-los, e entendemos que a educação é um dos caminhos, mais especificamente a educação filosófica.

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