ESPECIFICIDADES AO SE REFLETIR SOBRE GÊNERO NA ARTE: FICCIONALIDADE, POLITIZAÇÃO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
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Para isto são suscitadas duas cenas: 1) transcrição de uma entrevista da escritora Conceição Evaristo sobre a representação da mulher negra na literatura; 2) descrição de um fato público, um evento acadêmico sobre gênero e música, diante de pormenorizações entre ativistas, artistas e pesquisadores. Dialoga-se com Butler (2018 e 2024), Mariano e Altmann (2022), Colling (2021), Evaristo (2020), Lichte (2019), Nassif e Schroeder (2019), em termos de performance artística e performatividade de gênero, suscitando-se compreensões e críticas sobre “eu e eu lírico”, “realidade e ficção”, “arte e não arte”, mediante os marcadores de masculinidade, feminilidade e não binariedade, frente as demandas raciais e classistas que constituem coalisões e particularidades às reflexões. Considera-se que a arte, enquanto criação, pode ser uma válvula de escape, a possibilidade de sair de certa realidade desigual, de inventar um outro mundo, de apresentar discordâncias pessoais e coletivas. 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