Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

LIGA DE SEXUALIDADE (LIS) COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121792
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 650
    "inscrito_id" => 1456
    "titulo" => "LIGA DE SEXUALIDADE (LIS) COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO"
    "resumo" => "A Liga de Sexualidade (LiS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) é um espaço acadêmico interdisciplinar que se destaca por promover discussões críticas e ações concretas no campo da sexualidade humana e dos estudos de gênero, com base na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, contando com a participação docente e discente em sua organização. Dessa maneira, este trabalho tem como finalidade compartilhar as vivências relacionadas às práticas realizadas pela liga, sob a perspectiva da coordenação geral, durante o ciclo 2024-2025. Trata-se de um relato de experiência, estruturado como uma narrativa pessoal que aborda aspectos acadêmicos, profissionais e pessoais, com o intuito de transmitir aprendizados e reflexões adquiridas ao longo do processo. Sendo assim, na parte de ensino, a LiS realizou 22 aulas com temáticas como educação para sexualidade, diversidade sexual e vivências da comunidade LGBTQIAPN+, promovendo debates que integram teoria, prática e vivência pessoal dos participantes. Já a extensão foi marcada por intervenções em escolas e no CRAS, com públicos diversos — desde crianças da educação infantil até mulheres adultas —, trabalhando o reconhecimento corporal, a prevenção de violências e os direitos sexuais e reprodutivos. Na pesquisa, a LiS teve forte atuação em eventos científicos locais e nacionais, apresentando trabalhos que refletem suas experiências práticas, reforçando a produção de conhecimento crítico e engajado. Esse movimento não apenas visibiliza a sexualidade como campo legítimo de investigação acadêmica, mas também impulsiona discentes a se aproximarem da carreira científica. Com essa atuação integrada, a LiS reafirma seu papel como um espaço transformador dentro da Universidade, oferecendo possibilidades de aprendizado aos docentes e discentes que integram esse âmbito. Essas atividades ampliam a formação acadêmica ao permitir o aprofundamento em temas pouco abordados na graduação, promovendo a articulação entre teoria e prática, além de fortalecer o vínculo entre Universidade e sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1456_TB650_24042025103456.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL ANDRADE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gandradeoli4@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121792
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 650
    "inscrito_id" => 1456
    "titulo" => "LIGA DE SEXUALIDADE (LIS) COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO"
    "resumo" => "A Liga de Sexualidade (LiS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) é um espaço acadêmico interdisciplinar que se destaca por promover discussões críticas e ações concretas no campo da sexualidade humana e dos estudos de gênero, com base na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, contando com a participação docente e discente em sua organização. Dessa maneira, este trabalho tem como finalidade compartilhar as vivências relacionadas às práticas realizadas pela liga, sob a perspectiva da coordenação geral, durante o ciclo 2024-2025. Trata-se de um relato de experiência, estruturado como uma narrativa pessoal que aborda aspectos acadêmicos, profissionais e pessoais, com o intuito de transmitir aprendizados e reflexões adquiridas ao longo do processo. Sendo assim, na parte de ensino, a LiS realizou 22 aulas com temáticas como educação para sexualidade, diversidade sexual e vivências da comunidade LGBTQIAPN+, promovendo debates que integram teoria, prática e vivência pessoal dos participantes. Já a extensão foi marcada por intervenções em escolas e no CRAS, com públicos diversos — desde crianças da educação infantil até mulheres adultas —, trabalhando o reconhecimento corporal, a prevenção de violências e os direitos sexuais e reprodutivos. Na pesquisa, a LiS teve forte atuação em eventos científicos locais e nacionais, apresentando trabalhos que refletem suas experiências práticas, reforçando a produção de conhecimento crítico e engajado. Esse movimento não apenas visibiliza a sexualidade como campo legítimo de investigação acadêmica, mas também impulsiona discentes a se aproximarem da carreira científica. Com essa atuação integrada, a LiS reafirma seu papel como um espaço transformador dentro da Universidade, oferecendo possibilidades de aprendizado aos docentes e discentes que integram esse âmbito. Essas atividades ampliam a formação acadêmica ao permitir o aprofundamento em temas pouco abordados na graduação, promovendo a articulação entre teoria e prática, além de fortalecer o vínculo entre Universidade e sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1456_TB650_24042025103456.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL ANDRADE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gandradeoli4@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

A Liga de Sexualidade (LiS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) é um espaço acadêmico interdisciplinar que se destaca por promover discussões críticas e ações concretas no campo da sexualidade humana e dos estudos de gênero, com base na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, contando com a participação docente e discente em sua organização. Dessa maneira, este trabalho tem como finalidade compartilhar as vivências relacionadas às práticas realizadas pela liga, sob a perspectiva da coordenação geral, durante o ciclo 2024-2025. Trata-se de um relato de experiência, estruturado como uma narrativa pessoal que aborda aspectos acadêmicos, profissionais e pessoais, com o intuito de transmitir aprendizados e reflexões adquiridas ao longo do processo. Sendo assim, na parte de ensino, a LiS realizou 22 aulas com temáticas como educação para sexualidade, diversidade sexual e vivências da comunidade LGBTQIAPN+, promovendo debates que integram teoria, prática e vivência pessoal dos participantes. Já a extensão foi marcada por intervenções em escolas e no CRAS, com públicos diversos — desde crianças da educação infantil até mulheres adultas —, trabalhando o reconhecimento corporal, a prevenção de violências e os direitos sexuais e reprodutivos. Na pesquisa, a LiS teve forte atuação em eventos científicos locais e nacionais, apresentando trabalhos que refletem suas experiências práticas, reforçando a produção de conhecimento crítico e engajado. Esse movimento não apenas visibiliza a sexualidade como campo legítimo de investigação acadêmica, mas também impulsiona discentes a se aproximarem da carreira científica. Com essa atuação integrada, a LiS reafirma seu papel como um espaço transformador dentro da Universidade, oferecendo possibilidades de aprendizado aos docentes e discentes que integram esse âmbito. Essas atividades ampliam a formação acadêmica ao permitir o aprofundamento em temas pouco abordados na graduação, promovendo a articulação entre teoria e prática, além de fortalecer o vínculo entre Universidade e sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.