LUZ, CÂMERA E DIVERSIDADE: DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE A PARTIR DO CINEMA NO INSTITUTO FEDERAL
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121810 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 671 "inscrito_id" => 1412 "titulo" => "LUZ, CÂMERA E DIVERSIDADE: DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE A PARTIR DO CINEMA NO INSTITUTO FEDERAL" "resumo" => "Este relato consiste em uma experiência de curricularização do debate sobre diversidade de gênero e sexualidade com 30 estudantes de 14 e 17 anos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em um campus de Instituto Federal, na Unidade Curricular Politécnica intitulada “Experiências de Leitura: diversidade de gênero e sexualidade no cinema”. Foram ministradas 11 aulas, no 3º trimestre letivo de 2024. A metodologia pedagógica utilizada apoiou-se no cinema como linguagem artística mediadora do processo de ensino e aprendizagem, acompanhado da leitura de textos acadêmicos para fomentar o debate entre estudantes e professores. Nessa perspectiva, foram trabalhadas as obras cinematográficas: Close (2022), Valentina (2020), Tomboy (2011) e Uma Mulher Fantástica (2017). Destacamos as seguintes considerações: a possibilidade de apreciação artística de filmes com a temática queer pelos estudantes; debates sobre questões inerentes à fase da adolescência, amizades e relações familiares, a partir do compartilhamento das angústias e vivências pessoais dos estudantes; a discussão sobre os vieses de gênero machistas e misóginos no cinema. Ademais, desenvolvemos a produção de desenhos sobre a infância queer como uma forma de expressar a interpretação sobre a fragilidade dos vínculos infantis e de apresentações orais de seminário sobre os conceitos de feminilidade, masculinidade, transgeneridade e sexualidade, abordando as políticas públicas e outras obras cinematográficas. Nesse sentido, com base no referencial teórico da teoria queer (PRECIADO, 2013), refletimos sobre como o cinema pode ser um importante recurso pedagógico para sensibilização dos estudantes sobre o lugar social de pessoas queer, bem como sobre a curricularização do debate sobre diversidade sexual e de gênero pode possibilitar que os adolescentes identifiquem atitudes preconceituosas no ambiente escolar. Ressaltamos a importância de haver o respeito com a vivência pessoal dos estudantes, de modo que a sala de aula se torne um espaço seguro para acolhimento e compartilhamento de angústias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 02 - A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES E DESLOCAMENTOS / AXIS 02 - GENDER AND SEXUALITY THEMES IN THE DAILY LIFE OF FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION: INTERVENTIONS AND SHIFTS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1412_TB671_27052025000220.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS AMARAL DE PÁDUA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucas.padua@ufu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121810 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 671 "inscrito_id" => 1412 "titulo" => "LUZ, CÂMERA E DIVERSIDADE: DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE A PARTIR DO CINEMA NO INSTITUTO FEDERAL" "resumo" => "Este relato consiste em uma experiência de curricularização do debate sobre diversidade de gênero e sexualidade com 30 estudantes de 14 e 17 anos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em um campus de Instituto Federal, na Unidade Curricular Politécnica intitulada “Experiências de Leitura: diversidade de gênero e sexualidade no cinema”. Foram ministradas 11 aulas, no 3º trimestre letivo de 2024. A metodologia pedagógica utilizada apoiou-se no cinema como linguagem artística mediadora do processo de ensino e aprendizagem, acompanhado da leitura de textos acadêmicos para fomentar o debate entre estudantes e professores. Nessa perspectiva, foram trabalhadas as obras cinematográficas: Close (2022), Valentina (2020), Tomboy (2011) e Uma Mulher Fantástica (2017). Destacamos as seguintes considerações: a possibilidade de apreciação artística de filmes com a temática queer pelos estudantes; debates sobre questões inerentes à fase da adolescência, amizades e relações familiares, a partir do compartilhamento das angústias e vivências pessoais dos estudantes; a discussão sobre os vieses de gênero machistas e misóginos no cinema. Ademais, desenvolvemos a produção de desenhos sobre a infância queer como uma forma de expressar a interpretação sobre a fragilidade dos vínculos infantis e de apresentações orais de seminário sobre os conceitos de feminilidade, masculinidade, transgeneridade e sexualidade, abordando as políticas públicas e outras obras cinematográficas. Nesse sentido, com base no referencial teórico da teoria queer (PRECIADO, 2013), refletimos sobre como o cinema pode ser um importante recurso pedagógico para sensibilização dos estudantes sobre o lugar social de pessoas queer, bem como sobre a curricularização do debate sobre diversidade sexual e de gênero pode possibilitar que os adolescentes identifiquem atitudes preconceituosas no ambiente escolar. Ressaltamos a importância de haver o respeito com a vivência pessoal dos estudantes, de modo que a sala de aula se torne um espaço seguro para acolhimento e compartilhamento de angústias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 02 - A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES E DESLOCAMENTOS / AXIS 02 - GENDER AND SEXUALITY THEMES IN THE DAILY LIFE OF FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION: INTERVENTIONS AND SHIFTS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1412_TB671_27052025000220.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS AMARAL DE PÁDUA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucas.padua@ufu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }