Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

LUZ, CÂMERA E DIVERSIDADE: DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE A PARTIR DO CINEMA NO INSTITUTO FEDERAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 02 - A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES E DESLOCAMENTOS / AXIS 02 - GENDER AND SEXUALITY THEMES IN THE DAILY LIFE OF FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION: INTERVENTIONS AND SHIFTS (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121810
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 671
    "inscrito_id" => 1412
    "titulo" => "LUZ, CÂMERA E DIVERSIDADE: DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE A PARTIR DO CINEMA NO INSTITUTO FEDERAL"
    "resumo" => "Este relato consiste em uma experiência de curricularização do debate sobre diversidade de gênero e sexualidade com 30 estudantes de 14 e 17 anos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em um campus de Instituto Federal, na Unidade Curricular Politécnica intitulada “Experiências de Leitura: diversidade de gênero e sexualidade no cinema”. Foram ministradas 11 aulas, no 3º trimestre letivo de 2024. A metodologia pedagógica utilizada apoiou-se no cinema como linguagem artística mediadora do processo de ensino e aprendizagem, acompanhado da leitura de textos acadêmicos para fomentar o debate entre estudantes e professores. Nessa perspectiva, foram trabalhadas as obras cinematográficas: Close (2022), Valentina (2020), Tomboy (2011) e Uma Mulher Fantástica (2017). Destacamos as seguintes considerações: a possibilidade de apreciação artística de filmes com a temática queer pelos estudantes; debates sobre questões inerentes à fase da adolescência, amizades e relações familiares, a partir do compartilhamento das angústias e vivências pessoais dos estudantes; a discussão sobre os vieses de gênero machistas e misóginos no cinema. Ademais, desenvolvemos a produção de desenhos sobre a infância queer como uma forma de expressar a interpretação sobre a fragilidade dos vínculos infantis e de apresentações orais de seminário sobre os conceitos de feminilidade, masculinidade, transgeneridade e sexualidade, abordando as políticas públicas e outras obras cinematográficas. Nesse sentido, com base no referencial teórico da teoria queer (PRECIADO, 2013), refletimos sobre como o cinema pode ser um importante recurso pedagógico para sensibilização dos estudantes sobre o lugar social de pessoas queer, bem como sobre a curricularização do debate sobre diversidade sexual e de gênero pode possibilitar que os adolescentes identifiquem atitudes preconceituosas no ambiente escolar. Ressaltamos a importância de haver o respeito com a vivência pessoal dos estudantes, de modo que a sala de aula se torne um espaço seguro para acolhimento e compartilhamento de angústias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 02 - A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES E DESLOCAMENTOS / AXIS 02 - GENDER AND SEXUALITY THEMES IN THE DAILY LIFE OF FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION: INTERVENTIONS AND SHIFTS (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1412_TB671_27052025000220.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS AMARAL DE PÁDUA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "lucas.padua@ufu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121810
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 671
    "inscrito_id" => 1412
    "titulo" => "LUZ, CÂMERA E DIVERSIDADE: DISCUTINDO GÊNERO E SEXUALIDADE A PARTIR DO CINEMA NO INSTITUTO FEDERAL"
    "resumo" => "Este relato consiste em uma experiência de curricularização do debate sobre diversidade de gênero e sexualidade com 30 estudantes de 14 e 17 anos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em um campus de Instituto Federal, na Unidade Curricular Politécnica intitulada “Experiências de Leitura: diversidade de gênero e sexualidade no cinema”. Foram ministradas 11 aulas, no 3º trimestre letivo de 2024. A metodologia pedagógica utilizada apoiou-se no cinema como linguagem artística mediadora do processo de ensino e aprendizagem, acompanhado da leitura de textos acadêmicos para fomentar o debate entre estudantes e professores. Nessa perspectiva, foram trabalhadas as obras cinematográficas: Close (2022), Valentina (2020), Tomboy (2011) e Uma Mulher Fantástica (2017). Destacamos as seguintes considerações: a possibilidade de apreciação artística de filmes com a temática queer pelos estudantes; debates sobre questões inerentes à fase da adolescência, amizades e relações familiares, a partir do compartilhamento das angústias e vivências pessoais dos estudantes; a discussão sobre os vieses de gênero machistas e misóginos no cinema. Ademais, desenvolvemos a produção de desenhos sobre a infância queer como uma forma de expressar a interpretação sobre a fragilidade dos vínculos infantis e de apresentações orais de seminário sobre os conceitos de feminilidade, masculinidade, transgeneridade e sexualidade, abordando as políticas públicas e outras obras cinematográficas. Nesse sentido, com base no referencial teórico da teoria queer (PRECIADO, 2013), refletimos sobre como o cinema pode ser um importante recurso pedagógico para sensibilização dos estudantes sobre o lugar social de pessoas queer, bem como sobre a curricularização do debate sobre diversidade sexual e de gênero pode possibilitar que os adolescentes identifiquem atitudes preconceituosas no ambiente escolar. Ressaltamos a importância de haver o respeito com a vivência pessoal dos estudantes, de modo que a sala de aula se torne um espaço seguro para acolhimento e compartilhamento de angústias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 02 - A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES E DESLOCAMENTOS / AXIS 02 - GENDER AND SEXUALITY THEMES IN THE DAILY LIFE OF FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION: INTERVENTIONS AND SHIFTS (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1412_TB671_27052025000220.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS AMARAL DE PÁDUA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "lucas.padua@ufu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este relato consiste em uma experiência de curricularização do debate sobre diversidade de gênero e sexualidade com 30 estudantes de 14 e 17 anos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em um campus de Instituto Federal, na Unidade Curricular Politécnica intitulada “Experiências de Leitura: diversidade de gênero e sexualidade no cinema”. Foram ministradas 11 aulas, no 3º trimestre letivo de 2024. A metodologia pedagógica utilizada apoiou-se no cinema como linguagem artística mediadora do processo de ensino e aprendizagem, acompanhado da leitura de textos acadêmicos para fomentar o debate entre estudantes e professores. Nessa perspectiva, foram trabalhadas as obras cinematográficas: Close (2022), Valentina (2020), Tomboy (2011) e Uma Mulher Fantástica (2017). Destacamos as seguintes considerações: a possibilidade de apreciação artística de filmes com a temática queer pelos estudantes; debates sobre questões inerentes à fase da adolescência, amizades e relações familiares, a partir do compartilhamento das angústias e vivências pessoais dos estudantes; a discussão sobre os vieses de gênero machistas e misóginos no cinema. Ademais, desenvolvemos a produção de desenhos sobre a infância queer como uma forma de expressar a interpretação sobre a fragilidade dos vínculos infantis e de apresentações orais de seminário sobre os conceitos de feminilidade, masculinidade, transgeneridade e sexualidade, abordando as políticas públicas e outras obras cinematográficas. Nesse sentido, com base no referencial teórico da teoria queer (PRECIADO, 2013), refletimos sobre como o cinema pode ser um importante recurso pedagógico para sensibilização dos estudantes sobre o lugar social de pessoas queer, bem como sobre a curricularização do debate sobre diversidade sexual e de gênero pode possibilitar que os adolescentes identifiquem atitudes preconceituosas no ambiente escolar. Ressaltamos a importância de haver o respeito com a vivência pessoal dos estudantes, de modo que a sala de aula se torne um espaço seguro para acolhimento e compartilhamento de angústias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.