FORMAÇÃO JUVENIL NA ATUALIDADE: O INSTAGRAM COMO ARTEFATO CULTURAL PRODUTOR DE GÊNEROS E SEXUALIDADES.
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121602 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 317 "inscrito_id" => 995 "titulo" => "FORMAÇÃO JUVENIL NA ATUALIDADE: O INSTAGRAM COMO ARTEFATO CULTURAL PRODUTOR DE GÊNEROS E SEXUALIDADES." "resumo" => "O Instagram é uma rede social muito popular entre os jovens. Nesse contexto, desempenha um papel significativo na formação de opiniões sobre diversos temas, incluindo questões de gênero e sexualidades. Nessa perspectiva, essa rede social pode ser considerada um artefato cultural que educa e contribui para a formação dos pensamentos e atitudes das pessoas. No contexto da pedagogia cultural, as redes sociais podem ser consideradas um tipo de “currículo cultural” que “ensina comportamentos, procedimentos, hábitos, valores e atitudes, considerados adequados e desejáveis” (Paraíso, 2001, p.144). Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar os currículos produzidos a partir de três perfis do Instagram que contribuem para a formação de jovens sobre as questões de gênero e sexualidade. São eles: “Quebrando o Tabu”; “Brasil paralelo” e “Feminismo sem demagogia”. Esses currículos surgem nas postagens, interações e compartilhamentos realizados nos perfis estudados, influenciando os usuários na formação de ideias e comportamentos sobre o tema. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, básica, bibliográfica, com o uso de análise de discurso para produzir os resultados esperados mediante o que foi apresentado nos perfis estudados. A análise das postagens e interações dos usuários revelou uma variedade de conteúdos sobre o tema, capazes tanto de promover empatia e tolerância à diversidade quanto de reforçar atitudes preconceituosas. Conclui-se que o Instagram, enquanto artefato cultural e formativo amplamente presente no cotidiano dos jovens, exerce influência na construção de pensamentos e comportamentos por meio de perfis, postagens e interações. No contexto das sexualidades e dos gêneros, essa influência pode contribuir para a promoção da diversidade e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e com menos preconceito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID995_TB317_23042025103514.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI REIS DA CONSOLAÇÃO" "autor_nome_curto" => "DAVI" "autor_email" => "reiscons30@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121602 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 317 "inscrito_id" => 995 "titulo" => "FORMAÇÃO JUVENIL NA ATUALIDADE: O INSTAGRAM COMO ARTEFATO CULTURAL PRODUTOR DE GÊNEROS E SEXUALIDADES." "resumo" => "O Instagram é uma rede social muito popular entre os jovens. Nesse contexto, desempenha um papel significativo na formação de opiniões sobre diversos temas, incluindo questões de gênero e sexualidades. Nessa perspectiva, essa rede social pode ser considerada um artefato cultural que educa e contribui para a formação dos pensamentos e atitudes das pessoas. No contexto da pedagogia cultural, as redes sociais podem ser consideradas um tipo de “currículo cultural” que “ensina comportamentos, procedimentos, hábitos, valores e atitudes, considerados adequados e desejáveis” (Paraíso, 2001, p.144). Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar os currículos produzidos a partir de três perfis do Instagram que contribuem para a formação de jovens sobre as questões de gênero e sexualidade. São eles: “Quebrando o Tabu”; “Brasil paralelo” e “Feminismo sem demagogia”. Esses currículos surgem nas postagens, interações e compartilhamentos realizados nos perfis estudados, influenciando os usuários na formação de ideias e comportamentos sobre o tema. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, básica, bibliográfica, com o uso de análise de discurso para produzir os resultados esperados mediante o que foi apresentado nos perfis estudados. A análise das postagens e interações dos usuários revelou uma variedade de conteúdos sobre o tema, capazes tanto de promover empatia e tolerância à diversidade quanto de reforçar atitudes preconceituosas. Conclui-se que o Instagram, enquanto artefato cultural e formativo amplamente presente no cotidiano dos jovens, exerce influência na construção de pensamentos e comportamentos por meio de perfis, postagens e interações. No contexto das sexualidades e dos gêneros, essa influência pode contribuir para a promoção da diversidade e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e com menos preconceito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID995_TB317_23042025103514.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI REIS DA CONSOLAÇÃO" "autor_nome_curto" => "DAVI" "autor_email" => "reiscons30@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }