Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

LETRAMENTO DISCURSIVO E MULTIMODAL NO ENSINO DE ESPANHOL: REFLEXÕES CRÍTICAS A PARTIR DA PRÁTICA COM MATERIAL DIDÁTICO PRESCRITO

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Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão crítica sobre os modos de funcionamento dos materiais didáticos no ensino de línguas, com foco na disciplina de Espanhol em uma escola particular e na utilização do livro Trilhas. A partir da experiência docente, o estudo analisa como os materiais prescritos podem tanto limitar quanto possibilitar práticas de letramento discursivo e multimodal no processo de ensino-aprendizagem. Ancorado na Análise do Discurso materialista (Pêcheux, [1975] 2014; Orlandi, 2009, 2012) e nos estudos da Multimodalidade (Kress; van Leeuwen, [1996] 2006; Walsh, 2010; Callow, 2013), parte-se do princípio de que ensinar línguas é um ato político e ideológico, que exige do professor a leitura crítica dos discursos que atravessam os materiais didáticos. Com base nesse referencial, analisam-se possibilidades de ressignificação de atividades propostas no livro, visando à ampliação da leitura crítica, à valorização da heterogeneidade textual e à promoção de práticas que articulem linguagem verbal e não verbal. Os resultados apontam que, mesmo em contextos mediados por materiais comerciais, é possível tensionar sentidos cristalizados e promover práticas contra-hegemônicas que favoreçam a formação de sujeitos críticos, conscientes de seu lugar de enunciação e capazes de intervir discursivamente na realidade.

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