Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

O PIBID E A ESCRITA DE SI: CONSTRUINDO SUA PRÓPRIA IDENTIDADE DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123132
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 50
    "inscrito_id" => 117
    "titulo" => "O PIBID E A ESCRITA DE SI: CONSTRUINDO SUA PRÓPRIA IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido pelos graduandos do curso de Licenciatura Plena em Letras Espanhol da UESPI, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência SUB PROJETO DE ESPANHOL: Escrita de Si que será desenvolvido em dois anos, coordenado pelas professoras Laura Torres de Alencar e Margareth Torres de Alencar Costa, na Escola CETI José Pacífico de Moura Neto, sob a supervisão da professora Raimunda Maria de Jesus Oliveira. O principal objetivo do PIBID é contribuir com a formação desses graduandos, proporcionando, desde a graduação, o contato direto com a sala de aula e o desenvolvimento de atividades pedagógicas. As ações realizadas pelos bolsistas na escola de ensino até o momento, incluíram observação das aulas,no inicio do projeto foram efetivadas ações voltadas ao estudo das práticas docentes como planejamento de aulas, conhecimento da instituição escolas e suas dependências, e aplicação de atividades, além de reuniões virtuais com a supervisora e a coordenadora do programa. A atuação dos bolsistas proporcionou experiências relevantes tanto para os Bolsistas, quanto para os alunos do CETI José Pacífico de Moura Neto. Além disso, os graduandos desenvolveram competências didáticas, maior segurança em sala de aula e habilidade para lidar com os desafios da prática docente. Os alunos demonstraram interesse pelas atividades propostas, especialmente aquelas que envolviam interação e o uso de recursos audiovisuais. Conclui-se que o PIBID não apenas contribui com a prática pedagógica, mas também possibilita que o graduando bolsista se enxergue em formação, escrevendo sobre si enquanto vivência o ambiente da sala de aula, podendo dessa forma não apenas criar seu próprio pensamento crítico, mas também suas futuras práticas pedagogicas, construindo sua identidade docente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO  PIBID"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID117_TB50_27072025203523.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE INGRID SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Ingrid Sousa"
    "autor_email" => "giselesousa0001@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123132
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 50
    "inscrito_id" => 117
    "titulo" => "O PIBID E A ESCRITA DE SI: CONSTRUINDO SUA PRÓPRIA IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido pelos graduandos do curso de Licenciatura Plena em Letras Espanhol da UESPI, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência SUB PROJETO DE ESPANHOL: Escrita de Si que será desenvolvido em dois anos, coordenado pelas professoras Laura Torres de Alencar e Margareth Torres de Alencar Costa, na Escola CETI José Pacífico de Moura Neto, sob a supervisão da professora Raimunda Maria de Jesus Oliveira. O principal objetivo do PIBID é contribuir com a formação desses graduandos, proporcionando, desde a graduação, o contato direto com a sala de aula e o desenvolvimento de atividades pedagógicas. As ações realizadas pelos bolsistas na escola de ensino até o momento, incluíram observação das aulas,no inicio do projeto foram efetivadas ações voltadas ao estudo das práticas docentes como planejamento de aulas, conhecimento da instituição escolas e suas dependências, e aplicação de atividades, além de reuniões virtuais com a supervisora e a coordenadora do programa. A atuação dos bolsistas proporcionou experiências relevantes tanto para os Bolsistas, quanto para os alunos do CETI José Pacífico de Moura Neto. Além disso, os graduandos desenvolveram competências didáticas, maior segurança em sala de aula e habilidade para lidar com os desafios da prática docente. Os alunos demonstraram interesse pelas atividades propostas, especialmente aquelas que envolviam interação e o uso de recursos audiovisuais. Conclui-se que o PIBID não apenas contribui com a prática pedagógica, mas também possibilita que o graduando bolsista se enxergue em formação, escrevendo sobre si enquanto vivência o ambiente da sala de aula, podendo dessa forma não apenas criar seu próprio pensamento crítico, mas também suas futuras práticas pedagogicas, construindo sua identidade docente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO  PIBID"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID117_TB50_27072025203523.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE INGRID SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Ingrid Sousa"
    "autor_email" => "giselesousa0001@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido pelos graduandos do curso de Licenciatura Plena em Letras Espanhol da UESPI, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência SUB PROJETO DE ESPANHOL: Escrita de Si que será desenvolvido em dois anos, coordenado pelas professoras Laura Torres de Alencar e Margareth Torres de Alencar Costa, na Escola CETI José Pacífico de Moura Neto, sob a supervisão da professora Raimunda Maria de Jesus Oliveira. O principal objetivo do PIBID é contribuir com a formação desses graduandos, proporcionando, desde a graduação, o contato direto com a sala de aula e o desenvolvimento de atividades pedagógicas. As ações realizadas pelos bolsistas na escola de ensino até o momento, incluíram observação das aulas,no inicio do projeto foram efetivadas ações voltadas ao estudo das práticas docentes como planejamento de aulas, conhecimento da instituição escolas e suas dependências, e aplicação de atividades, além de reuniões virtuais com a supervisora e a coordenadora do programa. A atuação dos bolsistas proporcionou experiências relevantes tanto para os Bolsistas, quanto para os alunos do CETI José Pacífico de Moura Neto. Além disso, os graduandos desenvolveram competências didáticas, maior segurança em sala de aula e habilidade para lidar com os desafios da prática docente. Os alunos demonstraram interesse pelas atividades propostas, especialmente aquelas que envolviam interação e o uso de recursos audiovisuais. Conclui-se que o PIBID não apenas contribui com a prática pedagógica, mas também possibilita que o graduando bolsista se enxergue em formação, escrevendo sobre si enquanto vivência o ambiente da sala de aula, podendo dessa forma não apenas criar seu próprio pensamento crítico, mas também suas futuras práticas pedagogicas, construindo sua identidade docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.