GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COM USO DE TECNOLOGIA
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123178 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 300 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COM USO DE TECNOLOGIA" "resumo" => "A Gamificação, se utilizada de forma estratégica no ensino de línguas, propõe potencializar o engajamento e a motivação dos estudantes ao longo do processo de ensino-aprendizagem na língua meta. Nesse contexto, é importante que o docente se sinta preparado para desenvolver propostas didáticas gamificadas a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos espaços de aprendizagem. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposta didática gamificada para o ensino de língua espanhola no ensino médio, utilizando a pesquisa de desenvolvimento como metodologia. A pesquisa baseia-se nos princípios da Gamificação, na teoria do fluxo e nas abordagens ativas para o ensino de línguas. A proposta foi construída durante uma pesquisa de mestrado e é um dos resultados apresentados na dissertação GAMIFICAÇÃO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: uma experiência em uma instituição pública de ensino do Maranhão do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão. Como resultados principais, apresentamos: a estrutura completa da proposta didática gamificada; o sistema de gamificação proposto, com seus elementos lúdicos (missões, pontuação e feedback); e as orientações pedagógicas para implementação. A proposta foi validada quanto à sua coerência teórica e aplicabilidade prática, demonstrando potencial para ser testada em contextos reais de ensino. Concluímos que a pesquisa cumpriu seu objetivo de desenvolver um material pedagogicamente fundamentado, destacando-se como contribuição para o campo de estudos e indicamos a realização de estudos futuros que avaliem a eficácia da proposta em situações reais de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 14 - TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID300_TB117_08082025104633.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE LEITE CHAVES BEZERRA" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "daianelc.bezerra@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123178 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 300 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COM USO DE TECNOLOGIA" "resumo" => "A Gamificação, se utilizada de forma estratégica no ensino de línguas, propõe potencializar o engajamento e a motivação dos estudantes ao longo do processo de ensino-aprendizagem na língua meta. Nesse contexto, é importante que o docente se sinta preparado para desenvolver propostas didáticas gamificadas a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos espaços de aprendizagem. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposta didática gamificada para o ensino de língua espanhola no ensino médio, utilizando a pesquisa de desenvolvimento como metodologia. A pesquisa baseia-se nos princípios da Gamificação, na teoria do fluxo e nas abordagens ativas para o ensino de línguas. A proposta foi construída durante uma pesquisa de mestrado e é um dos resultados apresentados na dissertação GAMIFICAÇÃO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: uma experiência em uma instituição pública de ensino do Maranhão do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão. Como resultados principais, apresentamos: a estrutura completa da proposta didática gamificada; o sistema de gamificação proposto, com seus elementos lúdicos (missões, pontuação e feedback); e as orientações pedagógicas para implementação. A proposta foi validada quanto à sua coerência teórica e aplicabilidade prática, demonstrando potencial para ser testada em contextos reais de ensino. Concluímos que a pesquisa cumpriu seu objetivo de desenvolver um material pedagogicamente fundamentado, destacando-se como contribuição para o campo de estudos e indicamos a realização de estudos futuros que avaliem a eficácia da proposta em situações reais de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 14 - TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID300_TB117_08082025104633.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE LEITE CHAVES BEZERRA" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "daianelc.bezerra@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }