Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL COM USO DE TECNOLOGIA

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Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

A Gamificação, se utilizada de forma estratégica no ensino de línguas, propõe potencializar o engajamento e a motivação dos estudantes ao longo do processo de ensino-aprendizagem na língua meta. Nesse contexto, é importante que o docente se sinta preparado para desenvolver propostas didáticas gamificadas a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos espaços de aprendizagem. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposta didática gamificada para o ensino de língua espanhola no ensino médio, utilizando a pesquisa de desenvolvimento como metodologia. A pesquisa baseia-se nos princípios da Gamificação, na teoria do fluxo e nas abordagens ativas para o ensino de línguas. A proposta foi construída durante uma pesquisa de mestrado e é um dos resultados apresentados na dissertação GAMIFICAÇÃO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: uma experiência em uma instituição pública de ensino do Maranhão do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão. Como resultados principais, apresentamos: a estrutura completa da proposta didática gamificada; o sistema de gamificação proposto, com seus elementos lúdicos (missões, pontuação e feedback); e as orientações pedagógicas para implementação. A proposta foi validada quanto à sua coerência teórica e aplicabilidade prática, demonstrando potencial para ser testada em contextos reais de ensino. Concluímos que a pesquisa cumpriu seu objetivo de desenvolver um material pedagogicamente fundamentado, destacando-se como contribuição para o campo de estudos e indicamos a realização de estudos futuros que avaliem a eficácia da proposta em situações reais de aprendizagem.

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