TESE E ARGUMENTOS EM EVIDÊNCIA: UMA PRÁTICA DE RECOMPOSIÇÃO COM ARTIGOS DE OPINIÃO
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123188 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 320 "titulo" => "TESE E ARGUMENTOS EM EVIDÊNCIA: UMA PRÁTICA DE RECOMPOSIÇÃO COM ARTIGOS DE OPINIÃO" "resumo" => "Este artigo apresenta uma experiência pedagógica voltada à recomposição da aprendizagem em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento da competência argumentativa por meio do trabalho com o gênero artigo de opinião. A proposta se inscreve no campo da Linguística Aplicada crítica e apoia-se na perspectiva do letramento crítico, que entende a leitura como uma prática situada, socialmente construída e voltada à formação de leitores capazes de posicionar-se diante dos discursos que circulam na sociedade. A sequência didática foi estruturada em três momentos: ativação de conhecimentos prévios por meio de situações-problema do cotidiano escolar, leitura guiada e análise textual com a técnica “marque o texto”, e atividades em pequenos grupos com novos artigos de opinião. As estratégias metodológicas adotadas valorizaram o protagonismo discente, o trabalho colaborativo e a mediação ativa da professora, contribuindo para que os alunos compreendessem a estrutura do texto argumentativo e reconhecessem a relação entre tese e argumentos. O uso de recursos visuais, como o mapa mental e a marcação com lápis de cor, potencializou o processo de construção de sentido. Os resultados indicam avanços significativos, mesmo entre alunos com desempenho inicialmente mais baixo, evidenciando que práticas intencionais e contextualizadas são eficazes para promover a leitura crítica e a ampliação da agência interpretativa dos estudantes. A experiência reforça o papel da escola como espaço de construção de sentidos e da linguagem como instrumento de ação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO DISCURSIVO E MULTIMODAL NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍN-GUAS MATERNA E ESTRANGEIRA:(RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E OS MATERIAS DI-DÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID320_TB132_20082025134157.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE CEREZOLI" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "cerezolijaqueline@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123188 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 320 "titulo" => "TESE E ARGUMENTOS EM EVIDÊNCIA: UMA PRÁTICA DE RECOMPOSIÇÃO COM ARTIGOS DE OPINIÃO" "resumo" => "Este artigo apresenta uma experiência pedagógica voltada à recomposição da aprendizagem em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento da competência argumentativa por meio do trabalho com o gênero artigo de opinião. A proposta se inscreve no campo da Linguística Aplicada crítica e apoia-se na perspectiva do letramento crítico, que entende a leitura como uma prática situada, socialmente construída e voltada à formação de leitores capazes de posicionar-se diante dos discursos que circulam na sociedade. A sequência didática foi estruturada em três momentos: ativação de conhecimentos prévios por meio de situações-problema do cotidiano escolar, leitura guiada e análise textual com a técnica “marque o texto”, e atividades em pequenos grupos com novos artigos de opinião. As estratégias metodológicas adotadas valorizaram o protagonismo discente, o trabalho colaborativo e a mediação ativa da professora, contribuindo para que os alunos compreendessem a estrutura do texto argumentativo e reconhecessem a relação entre tese e argumentos. O uso de recursos visuais, como o mapa mental e a marcação com lápis de cor, potencializou o processo de construção de sentido. Os resultados indicam avanços significativos, mesmo entre alunos com desempenho inicialmente mais baixo, evidenciando que práticas intencionais e contextualizadas são eficazes para promover a leitura crítica e a ampliação da agência interpretativa dos estudantes. A experiência reforça o papel da escola como espaço de construção de sentidos e da linguagem como instrumento de ação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO DISCURSIVO E MULTIMODAL NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍN-GUAS MATERNA E ESTRANGEIRA:(RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E OS MATERIAS DI-DÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID320_TB132_20082025134157.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE CEREZOLI" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "cerezolijaqueline@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }