Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

TESE E ARGUMENTOS EM EVIDÊNCIA: UMA PRÁTICA DE RECOMPOSIÇÃO COM ARTIGOS DE OPINIÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ST 04 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO DISCURSIVO E MULTIMODAL NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍN-GUAS MATERNA E ESTRANGEIRA:(RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E OS MATERIAS DI-DÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUAS
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123188
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 132
    "inscrito_id" => 320
    "titulo" => "TESE E ARGUMENTOS EM EVIDÊNCIA: UMA PRÁTICA DE RECOMPOSIÇÃO COM ARTIGOS DE OPINIÃO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma experiência pedagógica voltada à recomposição da aprendizagem em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento da competência argumentativa por meio do trabalho com o gênero artigo de opinião. A proposta se inscreve no campo da Linguística Aplicada crítica e apoia-se na perspectiva do letramento crítico, que entende a leitura como uma prática situada, socialmente construída e voltada à formação de leitores capazes de posicionar-se diante dos discursos que circulam na sociedade. A sequência didática foi estruturada em três momentos: ativação de conhecimentos prévios por meio de situações-problema do cotidiano escolar, leitura guiada e análise textual com a técnica “marque o texto”, e atividades em pequenos grupos com novos artigos de opinião. As estratégias metodológicas adotadas valorizaram o protagonismo discente, o trabalho colaborativo e a mediação ativa da professora, contribuindo para que os alunos compreendessem a estrutura do texto argumentativo e reconhecessem a relação entre tese e argumentos. O uso de recursos visuais, como o mapa mental e a marcação com lápis de cor, potencializou o processo de construção de sentido. Os resultados indicam avanços significativos, mesmo entre alunos com desempenho inicialmente mais baixo, evidenciando que práticas intencionais e contextualizadas são eficazes para promover a leitura crítica e a ampliação da agência interpretativa dos estudantes. A experiência reforça o papel da escola como espaço de construção de sentidos e da linguagem como instrumento de ação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 04 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO DISCURSIVO E MULTIMODAL NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍN-GUAS MATERNA E ESTRANGEIRA:(RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E OS MATERIAS DI-DÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID320_TB132_20082025134157.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE CEREZOLI"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE"
    "autor_email" => "cerezolijaqueline@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123188
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 132
    "inscrito_id" => 320
    "titulo" => "TESE E ARGUMENTOS EM EVIDÊNCIA: UMA PRÁTICA DE RECOMPOSIÇÃO COM ARTIGOS DE OPINIÃO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma experiência pedagógica voltada à recomposição da aprendizagem em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento da competência argumentativa por meio do trabalho com o gênero artigo de opinião. A proposta se inscreve no campo da Linguística Aplicada crítica e apoia-se na perspectiva do letramento crítico, que entende a leitura como uma prática situada, socialmente construída e voltada à formação de leitores capazes de posicionar-se diante dos discursos que circulam na sociedade. A sequência didática foi estruturada em três momentos: ativação de conhecimentos prévios por meio de situações-problema do cotidiano escolar, leitura guiada e análise textual com a técnica “marque o texto”, e atividades em pequenos grupos com novos artigos de opinião. As estratégias metodológicas adotadas valorizaram o protagonismo discente, o trabalho colaborativo e a mediação ativa da professora, contribuindo para que os alunos compreendessem a estrutura do texto argumentativo e reconhecessem a relação entre tese e argumentos. O uso de recursos visuais, como o mapa mental e a marcação com lápis de cor, potencializou o processo de construção de sentido. Os resultados indicam avanços significativos, mesmo entre alunos com desempenho inicialmente mais baixo, evidenciando que práticas intencionais e contextualizadas são eficazes para promover a leitura crítica e a ampliação da agência interpretativa dos estudantes. A experiência reforça o papel da escola como espaço de construção de sentidos e da linguagem como instrumento de ação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 04 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO DISCURSIVO E MULTIMODAL NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍN-GUAS MATERNA E ESTRANGEIRA:(RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E OS MATERIAS DI-DÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID320_TB132_20082025134157.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE CEREZOLI"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE"
    "autor_email" => "cerezolijaqueline@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência pedagógica voltada à recomposição da aprendizagem em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento da competência argumentativa por meio do trabalho com o gênero artigo de opinião. A proposta se inscreve no campo da Linguística Aplicada crítica e apoia-se na perspectiva do letramento crítico, que entende a leitura como uma prática situada, socialmente construída e voltada à formação de leitores capazes de posicionar-se diante dos discursos que circulam na sociedade. A sequência didática foi estruturada em três momentos: ativação de conhecimentos prévios por meio de situações-problema do cotidiano escolar, leitura guiada e análise textual com a técnica “marque o texto”, e atividades em pequenos grupos com novos artigos de opinião. As estratégias metodológicas adotadas valorizaram o protagonismo discente, o trabalho colaborativo e a mediação ativa da professora, contribuindo para que os alunos compreendessem a estrutura do texto argumentativo e reconhecessem a relação entre tese e argumentos. O uso de recursos visuais, como o mapa mental e a marcação com lápis de cor, potencializou o processo de construção de sentido. Os resultados indicam avanços significativos, mesmo entre alunos com desempenho inicialmente mais baixo, evidenciando que práticas intencionais e contextualizadas são eficazes para promover a leitura crítica e a ampliação da agência interpretativa dos estudantes. A experiência reforça o papel da escola como espaço de construção de sentidos e da linguagem como instrumento de ação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.