Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

TRAZENDO O CORPO PARA A SALA DE AULA DE LÍNGUA(GENS): ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

As aulas de línguas, especialmente as estrangeiras, vem recebendo significativas contribuições dos estudos decoloniais, que apontam inúmeras violências que se mantêm por meio de heranças coloniais múltiplas. Uma dessas contribuições diz respeito à problematização do apagamento do ser no universo acadêmico, objetivando trazer, para a sala de aula, o mesmo nível de neutralidade exigido na ciência. Nesse sentido, diversas pesquisas (Menezes de Souza, 2019; Menezes de Souza; Martinezes; Diniz de Figueiredo, 2019; Duboc; Menezes de Souza, 2021; Menezes de Souza, Duboc, 2021; Rosa; Duboc, 2022; Hashiguti, 2023) advogam a favor da presença ativa e direta dos envolvidos no processo educativo na sala de aula. Pensando nisso, este trabalho – um recorte da dissertação "O tio de inglês nos meandros da autoetnografia: decolonialidades e representatividades por meio do trabalho com material didático" (2024) – busca ampliar a discussão trazida pela dissertação, refletindo o que seria trazer o corpo para a sala de aula e suas implicações na educação linguística, especialmente aquela em língua estrangeira. Para tanto, o trabalho conta com exemplos autênticos vivenciados pelo professor-pesquisador, alinhando-os aos diálogos propostos pelos autores supracitados. Trata-se, portanto, de uma autoetnografia. Com o estudo, pretende-se dar ênfase na importância de se considerar as decolonialidades e representatividades em uma educação linguística que faça sentido para os que estão envolvidos no processo educacional.

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