DIÁLOGOS E FRONTEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PAISAGENS TERRESTRES
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123834 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 909 "inscrito_id" => 1776 "titulo" => "DIÁLOGOS E FRONTEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PAISAGENS TERRESTRES" "resumo" => "Este trabalho propõe uma análise crítica da relação entre relevo e solo na construção do conhecimento geográfico, com base em uma abordagem epistemológica e historiográfica voltada à leitura integrada da paisagem terrestre. Parte-se do pressuposto de que os processos de modelagem do relevo e de formação dos solos, apesar de intrinsecamente interligados, foram muitas vezes tratados de maneira compartimentada no interior da Geografia Física, tanto no plano da ciência quanto do ensino. O objetivo central da pesquisa é compreender como essa separação – e os eventuais diálogos – entre campos como a geomorfologia e a pedologia foram historicamente instituídos, e de que modo isso influencia ainda hoje a leitura e a representação das paisagens geográficas. Para isso, realiza-se uma revisão bibliográfica crítica, com ênfase nos marcos teóricos da Geografia Física clássica e contemporânea, com destaque para autores como William Morris Davis, Walther Penck e Jean Tricart no plano internacional, bem como Aziz Ab’Saber, Carlos Augusto Monteiro e Jurandyr Ross no contexto brasileiro. Também são analisados documentos curriculares, manuais técnicos e propostas pedagógicas utilizadas em cursos de graduação em Geografia, buscando compreender em que medida a fragmentação entre o estudo do solo e do relevo ainda persiste nas práticas formativas. A análise revela que, embora a tradição geográfica brasileira tenha avançado significativamente na leitura sistêmica da paisagem – especialmente a partir do conceito de geossistema e das propostas morfopedológicas –, a segmentação entre abordagens morfodinâmicas e pedogenéticas continua presente, dificultando uma abordagem holística da paisagem. Tais limites decorrem não apenas de escolhas teórico-metodológicas, mas também de uma institucionalização fragmentada do saber geográfico ao longo do século XX. Argumenta-se, portanto, pela necessidade de recuperar e fortalecer abordagens integradoras, que reconheçam a complexidade das relações solo-relevo, tanto nos estudos aplicados (como planejamento territorial e análise ambiental) quanto no ensino da Geografia Física. A leitura integrada da paisagem, a partir da articulação entre formas do relevo, processos pedogenéticos e unidades morfopedológicas, constitui-se como um caminho promissor para consolidar uma epistemologia geográfica plural, crítica e enraizada nas especificidades do espaço brasileiro. Este trabalho se insere no GT 01 – Intemperismo, solos e paisagem, ao buscar refletir sobre as conexões históricas, conceituais e metodológicas entre os processos que moldam a superfície terrestre e as formas de representá-los cientificamente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Intemperismo, solos e paisagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1776_TB909_21072025130325.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA DOS SANTOS CHAVES ANDREÃO" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "giovanna.andreao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123834 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 909 "inscrito_id" => 1776 "titulo" => "DIÁLOGOS E FRONTEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PAISAGENS TERRESTRES" "resumo" => "Este trabalho propõe uma análise crítica da relação entre relevo e solo na construção do conhecimento geográfico, com base em uma abordagem epistemológica e historiográfica voltada à leitura integrada da paisagem terrestre. Parte-se do pressuposto de que os processos de modelagem do relevo e de formação dos solos, apesar de intrinsecamente interligados, foram muitas vezes tratados de maneira compartimentada no interior da Geografia Física, tanto no plano da ciência quanto do ensino. O objetivo central da pesquisa é compreender como essa separação – e os eventuais diálogos – entre campos como a geomorfologia e a pedologia foram historicamente instituídos, e de que modo isso influencia ainda hoje a leitura e a representação das paisagens geográficas. Para isso, realiza-se uma revisão bibliográfica crítica, com ênfase nos marcos teóricos da Geografia Física clássica e contemporânea, com destaque para autores como William Morris Davis, Walther Penck e Jean Tricart no plano internacional, bem como Aziz Ab’Saber, Carlos Augusto Monteiro e Jurandyr Ross no contexto brasileiro. Também são analisados documentos curriculares, manuais técnicos e propostas pedagógicas utilizadas em cursos de graduação em Geografia, buscando compreender em que medida a fragmentação entre o estudo do solo e do relevo ainda persiste nas práticas formativas. A análise revela que, embora a tradição geográfica brasileira tenha avançado significativamente na leitura sistêmica da paisagem – especialmente a partir do conceito de geossistema e das propostas morfopedológicas –, a segmentação entre abordagens morfodinâmicas e pedogenéticas continua presente, dificultando uma abordagem holística da paisagem. Tais limites decorrem não apenas de escolhas teórico-metodológicas, mas também de uma institucionalização fragmentada do saber geográfico ao longo do século XX. Argumenta-se, portanto, pela necessidade de recuperar e fortalecer abordagens integradoras, que reconheçam a complexidade das relações solo-relevo, tanto nos estudos aplicados (como planejamento territorial e análise ambiental) quanto no ensino da Geografia Física. A leitura integrada da paisagem, a partir da articulação entre formas do relevo, processos pedogenéticos e unidades morfopedológicas, constitui-se como um caminho promissor para consolidar uma epistemologia geográfica plural, crítica e enraizada nas especificidades do espaço brasileiro. Este trabalho se insere no GT 01 – Intemperismo, solos e paisagem, ao buscar refletir sobre as conexões históricas, conceituais e metodológicas entre os processos que moldam a superfície terrestre e as formas de representá-los cientificamente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Intemperismo, solos e paisagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1776_TB909_21072025130325.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA DOS SANTOS CHAVES ANDREÃO" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "giovanna.andreao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }