ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: O USO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA
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Com base em autores como Freire, Piaget e Kishimoto, o trabalho defende que os jogos são recursos capazes de transformar a aprendizagem em um processo mais dinâmico, interativo e significativo, sobretudo em turmas com baixa motivação. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo em escolas públicas de Montes Claros-MG, com destaque para a Escola Estadual Maria da Conceição Rodrigues Avelar. Foram aplicados jogos desenvolvidos pelos autores ou adaptados da internet, como o “Trilha Geográfico” e o “Quiz Geográfico”. Os dados coletados evidenciam que os jogos despertaram o interesse dos alunos, facilitaram a compreensão dos conteúdos e estimularam habilidades como o raciocínio lógico, a cooperação e a resolução de problemas. Depoimentos de estudantes e professores confirmam os benefícios da ludicidade no ensino da Geografia, ressaltando que essas práticas tornam as aulas mais leves e eficazes. 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