VIOLÊNCIA ESTRUTURAL NO ESPAÇO CAMPONÊS: A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA.
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124397 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 750 "inscrito_id" => 2345 "titulo" => "VIOLÊNCIA ESTRUTURAL NO ESPAÇO CAMPONÊS: A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA." "resumo" => "Esse trabalho se pauta em investigar como os processos de reprodução do espaço geográfico vinculados a reprodução de processos de violência indireta/estrutural se manifestam no município de Cametá-PA, principalmente considerando a relação entre espaços de formas e conteúdos urbanos e/ou rurais, referentes, especialmente, à infraestrutura educacional que atende a população camponesa cametaense., considerando a problemática do acesso e da qualidade da educação pública ofertada para as comunidades rurais e vilas do município de Cametá a partir de uma perspectiva geográfica, partindo da seguinte questão problema: Como se organiza espacialmente a infraestrutura de educação pública atende as comunidades rurais e vilas do município de Cametá-PA?. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a consulta bibliográfica, o levantamento e análise documental e a produção de banco de dados geográfico e mapas temáticos. Sobre a organização espacial das escolas do campo, a maioria delas se localizam em função da hidrografia do território cametaense, principalmente nas ilhas e nas margens do rio Tocantins, ao longo da porção central-leste do município, bem como nas margens do rio Cupijó, localizado na porção oeste do município. A quantidade de estudantes matriculados segue essa tendência, tendo sua maioria frequentando escolas “ribeirinhas”. Isso aponta para uma especificidade do acesso à essas escolas, considerando o tipo de transporte utilizado, na dependência de meios hidroviários de acesso. Além disso, evidencia-se a necessidade de buscar mecanismos para a promoção do enfrentamento à violência não apenas como repressão ostensiva aos eventos de violência (que é importante), mas também na promoção de políticas públicas e ações civis que promovam equidade no processo de (re)produção do espaço, seja rural ou urbano, que ataquem as condições da (re)produção da violência indireta e estrutural, e não apenas as suas implicações." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2345_TB750_17092025192310.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO ALVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "FERNANDO ALVES" "autor_email" => "nandoalves@ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124397 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 750 "inscrito_id" => 2345 "titulo" => "VIOLÊNCIA ESTRUTURAL NO ESPAÇO CAMPONÊS: A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA." "resumo" => "Esse trabalho se pauta em investigar como os processos de reprodução do espaço geográfico vinculados a reprodução de processos de violência indireta/estrutural se manifestam no município de Cametá-PA, principalmente considerando a relação entre espaços de formas e conteúdos urbanos e/ou rurais, referentes, especialmente, à infraestrutura educacional que atende a população camponesa cametaense., considerando a problemática do acesso e da qualidade da educação pública ofertada para as comunidades rurais e vilas do município de Cametá a partir de uma perspectiva geográfica, partindo da seguinte questão problema: Como se organiza espacialmente a infraestrutura de educação pública atende as comunidades rurais e vilas do município de Cametá-PA?. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a consulta bibliográfica, o levantamento e análise documental e a produção de banco de dados geográfico e mapas temáticos. Sobre a organização espacial das escolas do campo, a maioria delas se localizam em função da hidrografia do território cametaense, principalmente nas ilhas e nas margens do rio Tocantins, ao longo da porção central-leste do município, bem como nas margens do rio Cupijó, localizado na porção oeste do município. A quantidade de estudantes matriculados segue essa tendência, tendo sua maioria frequentando escolas “ribeirinhas”. Isso aponta para uma especificidade do acesso à essas escolas, considerando o tipo de transporte utilizado, na dependência de meios hidroviários de acesso. Além disso, evidencia-se a necessidade de buscar mecanismos para a promoção do enfrentamento à violência não apenas como repressão ostensiva aos eventos de violência (que é importante), mas também na promoção de políticas públicas e ações civis que promovam equidade no processo de (re)produção do espaço, seja rural ou urbano, que ataquem as condições da (re)produção da violência indireta e estrutural, e não apenas as suas implicações." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 53: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS E ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2345_TB750_17092025192310.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO ALVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "FERNANDO ALVES" "autor_email" => "nandoalves@ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }