Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A RELAÇÃO DIALÉTICA E DIALÓGICA LOCAL/GLOBAL NO ENSINO CRÍTICO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA FREIRIANA.

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

A partir da compreensão de que o conhecimento geográfico tem funcionado como um saber estratégico para as classes dominantes no exercício do poder e controle social sobre o território, enquanto tem funcionado de forma descontextualizada e desestruturada na educação formal das classes subalternas, procurou-se investigar de que modo a geografia escolar poderia tornar esse mesmo conhecimento um saber estratégico também para os alunos de escola pública, filhos da classe trabalhadora, a fim de auxiliá-los a serem agentes da transformação da sociedade. Isto posto, o objetivo geral de nossa pesquisa é apresentar e analisar o desenvolvimento de um recurso metodológico para o ensino crítico de geografia, pautado em dispositivos freirianos, desenvolvido em conjunto com os alunos de uma turma de oitavo ano. Como fundamentação teórica, em primeiro lugar, partiu-se das reflexões inauguradas e desenvolvidas pela Geografia Crítica enquanto corrente do conhecimento geográfico que questiona a pretensa neutralidade deste saber e, por consequência, a função ideológica que ele tem exercido dentro do ensino básico público para a manutenção da ordem dominante. Em segundo lugar, procurou-se entabular um diálogo entre as considerações da Geografia Crítica para o ensino da geografia enquanto disciplina escolar com o pensamento de Paulo Freire, sobretudo no que diz respeito às suas reflexões pedagógicas sobre a metodologia de ensino e aprendizagem. Esse diálogo entre, de um lado, as categorias e conceitos necessários para tornar o conhecimento geográfico um saber crítico e estratégico, e, de outro, as categorias e conceitos necessários para tornar o processo de ensino e aprendizagem dos oprimidos e explorados um processo de conscientização problematizadora da realidade com vistas à emancipação social coletiva, ensejou a este trabalho uma base para a elaboração de uma intervenção pedagógica que tivesse como seu fio condutor as relações dialéticas entre (i) o local e o global, no ensino crítico e contextualizado da geografia; (ii) o educador e o educando, em relação dialógica e interativa de investigação de problemas sociais concretos a partir da realidade local experienciada por ambas as partes. Como recurso educacional derivado desta pesquisa apresentamos, ao fim, o registro da uma proposta de intervenção pedagógica realizada em uma turma de oitavo ano de uma escola pública de Miguel Pereira/RJ ao longo do segundo semestre letivo do ano de 2024, como um método passível de reprodução e adaptação para a prática emancipadora do ensino de Geografia.

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