Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DAS TERRITORIALIDADES DOS ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este texto, tem como objetivo investigar de que maneira as tecnologias digitais estão reconfigurando as territorialidades dos estudantes da rede pública estadual de Porto Alegre/RS. A pesquisa surge das observações realizadas durante minha prática docente, nas quais constatei que o uso Tecnologias Digitais, como smartphones, aplicativos e plataformas digitais pelos alunos cria novas dinâmicas espaciais que merecem ser problematizadas no contexto escolar. Os eixos metodológicos que serão empregados ao longo da pesquisa são a pós-crítica, a etnografia, pesquisas qualitativas e quantitativas, além da revisão bibliográfica. Por se tratar de uma pesquisa de mestrado na sua fase inicial, não há um resultado final, e sim o desenvolvimento da revisão bibliográfica e os registros no diário de campo através da observação e reflexão da interação com os alunos. A discussão preliminar ocorre a partir da revisão bibliográfica fundamentada em autores como Tonetto (2022) para pensar na relação entre Geografia Escolar e tecnologias digitais, em Israel (2020) para fundamentar a Geografia da Internet e Haesbaert para os conceitos de território e territorialidades. Assim, permitindo algumas reflexões críticas sobre a relação entre Tecnologias Digitais, territorialidades e educação

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