Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

TERRITÓRIO E EDUCAÇÃO: UMA ÊNFASE A PARTIR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA PARAENSE.

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Resultado de uma dissertação em andamento o resumo apresenta uma pesquisa de Estado do Conhecimento sobre Território, Educação do Campo e Educação Ribeirinha, analisando 15 trabalhos da Plataforma CAPES (2014-2024). Fundamentados em perspectivas críticas e decoloniais, os estudos discutem a identidade ribeirinha, os desafios educacionais e a necessidade de uma educação territorialmente referida, organizando-se em três eixos: Políticas Públicas; Saberes e Práticas Pedagógicas; e Cultura e Cotidiano Ribeirinho. Ao adotar o território como categoria analítica, evidenciam a escola como espaço de ressignificação social e política, articulando teoria, prática e resistência. A análise integra o debate paradigmático de Fernandes (2009), que contrapõe o Paradigma do Capitalismo Agrário ao da Questão Agrária, evidenciando o território escolar como arena de disputas materiais e imateriais. Conclui-se que compreender a educação pela categoria território amplia interpretações geo-sócio-pedagógicas críticas e aponta para a construção de uma epistemologia amazônica conectada às práticas sociais reais.

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