O CORPO FEMININO COMO TERRITÓRIO DE SABERES: NARRATIVAS DE MÃES ESTUDANTES DA EJA E O MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO COMO ESCUTA E RUPTURA DE SILÊNCIOS
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124115 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 88 "titulo" => "O CORPO FEMININO COMO TERRITÓRIO DE SABERES: NARRATIVAS DE MÃES ESTUDANTES DA EJA E O MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO COMO ESCUTA E RUPTURA DE SILÊNCIOS" "resumo" => "Esta pesquisa investiga as histórias de mulheres com filhos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir do Método (Auto)biográfico, o estudo busca conhecer o imaginário dessas mulheres sobre a educação, além de investigar a maneira como os atravessamentos cotidianos interferem em sua retomada aos estudos. Considerando que a formação do sujeito ocorre através de experiências de vida, esta pesquisa enfatiza a importância de narrativas femininas e maternas, que revelam as tensões entre ser mãe e o desejo de retornar aos estudos, dentro de um contexto de ausências. Logo, propõe-se ouvir essas vozes para desvelar aspirações e desafios, contribuindo para uma compreensão mais ampla da EJA e das dinâmicas que envolvem as mulheres. O que desejam estas mulheres, considerando que as dinâmicas do espaço escolar e o papel da EJA na promoção da inclusão e empoderamento na sociedade, ao retomar os estudos? Os objetivos incluem compreender o cotidiano dessas mães, suas narrativas e os impactos da EJA em suas vidas, bem como, a maneira como suas presenças na EJA contribuem acerca da construção de uma geografia de gênero e materna." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 17: NARRATIVAS, AUTOBIOGRAFIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID88_TB161_19102025164640.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN FAGUNDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HELEN FAGUNDES" "autor_email" => "helenfagundes16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124115 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 88 "titulo" => "O CORPO FEMININO COMO TERRITÓRIO DE SABERES: NARRATIVAS DE MÃES ESTUDANTES DA EJA E O MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO COMO ESCUTA E RUPTURA DE SILÊNCIOS" "resumo" => "Esta pesquisa investiga as histórias de mulheres com filhos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir do Método (Auto)biográfico, o estudo busca conhecer o imaginário dessas mulheres sobre a educação, além de investigar a maneira como os atravessamentos cotidianos interferem em sua retomada aos estudos. Considerando que a formação do sujeito ocorre através de experiências de vida, esta pesquisa enfatiza a importância de narrativas femininas e maternas, que revelam as tensões entre ser mãe e o desejo de retornar aos estudos, dentro de um contexto de ausências. Logo, propõe-se ouvir essas vozes para desvelar aspirações e desafios, contribuindo para uma compreensão mais ampla da EJA e das dinâmicas que envolvem as mulheres. O que desejam estas mulheres, considerando que as dinâmicas do espaço escolar e o papel da EJA na promoção da inclusão e empoderamento na sociedade, ao retomar os estudos? Os objetivos incluem compreender o cotidiano dessas mães, suas narrativas e os impactos da EJA em suas vidas, bem como, a maneira como suas presenças na EJA contribuem acerca da construção de uma geografia de gênero e materna." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 17: NARRATIVAS, AUTOBIOGRAFIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID88_TB161_19102025164640.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN FAGUNDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HELEN FAGUNDES" "autor_email" => "helenfagundes16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }