Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

“CAMINHANTE, NÃO HÁ CAMINHO, SE FAZ CAMINHO AO ANDAR”: AS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES(AS) DE GEOGRAFIA EM DIVERSAS TERRITORIALIDADES DO CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 17: NARRATIVAS, AUTOBIOGRAFIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124118
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 878
    "titulo" => "“CAMINHANTE, NÃO HÁ CAMINHO, SE FAZ CAMINHO AO ANDAR”: AS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES(AS) DE GEOGRAFIA EM DIVERSAS TERRITORIALIDADES DO CEARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho diz respeito a uma pesquisa que está em fase teórica. Assim, propõe-se, por ora, apresentar uma revisão bibliográfica com base nos seguintes eixos temáticos: 1) Ensino de Geografia; 2) Formação de professores(as); 3) Pesquisa (auto)biográfica; 4) Território e Territorialidades. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar como as territorialidades, as vivências e as memórias de professores(as) de Geografia, atuantes em diferentes realidades socioespaciais em escolas da Região Metropolitana de Fortaleza e do Litoral Oeste e Leste, influenciam na construção da identidade docente e nas suas práticas pedagógicas. Como referencial teórico para este trabalho, do ensino de Geografia destacam-se Callai (2013), Cavalcanti (2019), Costella (2011), Kaercher (2014), Portugal (2013) e Menezes (2021). Da formação docente e Educação, ressalta-se Nóvoa (2014) e Tardif (2014). Da perspectiva (auto)biográfica, sublinha-se Abrahão (2016), Bolívar (2011) e Delory-Momberger (2014). Em Territorialidades salienta-se Haesbaert (2007), Raffestin (1993) e Santos (2002). Espera-se que as narrativas (auto)biográficas ofereçam novas perspectivas sobre a formação de professores(as) e o ensino de Geografia, revelem as diversas maneiras pelas quais esses(as) docentes constroem sua identidade ao longo de suas trajetórias de vida, bem como evidenciem como as territorialidades incidem em suas práticas pedagógicas. Assim, a pesquisa teórica realizada aponta que o território exerce um impacto direto na formação dessa identidade, sendo moldado pelas influências de poder que permeiam os espaços em que os indivíduos estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 17: NARRATIVAS, AUTOBIOGRAFIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID878_TB165_01112025191624.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALERY VITÓRIA BARREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALERY BARREIRA"
    "autor_email" => "valery.barreira@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124118
    "edicao_id" => 436
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 878
    "titulo" => "“CAMINHANTE, NÃO HÁ CAMINHO, SE FAZ CAMINHO AO ANDAR”: AS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES(AS) DE GEOGRAFIA EM DIVERSAS TERRITORIALIDADES DO CEARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho diz respeito a uma pesquisa que está em fase teórica. Assim, propõe-se, por ora, apresentar uma revisão bibliográfica com base nos seguintes eixos temáticos: 1) Ensino de Geografia; 2) Formação de professores(as); 3) Pesquisa (auto)biográfica; 4) Território e Territorialidades. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar como as territorialidades, as vivências e as memórias de professores(as) de Geografia, atuantes em diferentes realidades socioespaciais em escolas da Região Metropolitana de Fortaleza e do Litoral Oeste e Leste, influenciam na construção da identidade docente e nas suas práticas pedagógicas. Como referencial teórico para este trabalho, do ensino de Geografia destacam-se Callai (2013), Cavalcanti (2019), Costella (2011), Kaercher (2014), Portugal (2013) e Menezes (2021). Da formação docente e Educação, ressalta-se Nóvoa (2014) e Tardif (2014). Da perspectiva (auto)biográfica, sublinha-se Abrahão (2016), Bolívar (2011) e Delory-Momberger (2014). Em Territorialidades salienta-se Haesbaert (2007), Raffestin (1993) e Santos (2002). Espera-se que as narrativas (auto)biográficas ofereçam novas perspectivas sobre a formação de professores(as) e o ensino de Geografia, revelem as diversas maneiras pelas quais esses(as) docentes constroem sua identidade ao longo de suas trajetórias de vida, bem como evidenciem como as territorialidades incidem em suas práticas pedagógicas. Assim, a pesquisa teórica realizada aponta que o território exerce um impacto direto na formação dessa identidade, sendo moldado pelas influências de poder que permeiam os espaços em que os indivíduos estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 17: NARRATIVAS, AUTOBIOGRAFIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID878_TB165_01112025191624.pdf"
    "created_at" => "2025-11-28 14:08:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALERY VITÓRIA BARREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALERY BARREIRA"
    "autor_email" => "valery.barreira@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia"
    "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-28"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

O presente trabalho diz respeito a uma pesquisa que está em fase teórica. Assim, propõe-se, por ora, apresentar uma revisão bibliográfica com base nos seguintes eixos temáticos: 1) Ensino de Geografia; 2) Formação de professores(as); 3) Pesquisa (auto)biográfica; 4) Território e Territorialidades. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar como as territorialidades, as vivências e as memórias de professores(as) de Geografia, atuantes em diferentes realidades socioespaciais em escolas da Região Metropolitana de Fortaleza e do Litoral Oeste e Leste, influenciam na construção da identidade docente e nas suas práticas pedagógicas. Como referencial teórico para este trabalho, do ensino de Geografia destacam-se Callai (2013), Cavalcanti (2019), Costella (2011), Kaercher (2014), Portugal (2013) e Menezes (2021). Da formação docente e Educação, ressalta-se Nóvoa (2014) e Tardif (2014). Da perspectiva (auto)biográfica, sublinha-se Abrahão (2016), Bolívar (2011) e Delory-Momberger (2014). Em Territorialidades salienta-se Haesbaert (2007), Raffestin (1993) e Santos (2002). Espera-se que as narrativas (auto)biográficas ofereçam novas perspectivas sobre a formação de professores(as) e o ensino de Geografia, revelem as diversas maneiras pelas quais esses(as) docentes constroem sua identidade ao longo de suas trajetórias de vida, bem como evidenciem como as territorialidades incidem em suas práticas pedagógicas. Assim, a pesquisa teórica realizada aponta que o território exerce um impacto direto na formação dessa identidade, sendo moldado pelas influências de poder que permeiam os espaços em que os indivíduos estão inseridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.